Padrões de piso vinílico que vão muito além do amadeirado

Padrões de piso vinílico que vão muito além do amadeirado

Conheça as variedades de pisos do universo dos vinílicos

Piso Vinílico Cor Lido – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

O piso vinílico é uma ótima opção para ambientes residenciais porque proporciona benefícios como instalação rápida, limpeza fácil, conforto térmico e excelente acústica. Além disso, é um tipo de piso em que é possível instalar sobre outros tipos de revestimento, o que agiliza a obra, tudo isso sem gerar o temido ‘quebra-quebra’.

Com tantas vantagens, fica fácil entender o porquê desse revestimento ser um grande aliado no décor de interiores, não é mesmo? Muitas pessoas, no entanto, ainda acreditam que o vinílico é um piso restrito às opções que reproduzem, em alta definição, o visual da madeira natural – o chamado padrão amadeirado.

Pensando nisso, vamos desmistificar neste post do Blog da Tarkett um dos grandes mitos que circulam no segmento de acabamentos. Confira!

Por que o padrão amadeirado é tão apreciado?

A madeira tem atributos naturais como a capacidade de ‘aquecer’ visualmente os ambientes, deixando-os mais relaxantes e confortáveis, além de ser considerada um elemento neutro na paleta, facilitando combinações com outras cores. 

Essas características da madeira inspiraram a reprodução em larga escala do seu visual no mercado de acabamentos a um custo-benefício muito mais vantajoso do que o material natural.

Piso Vinílico Cor Grapia – Linha Tech Coleção Ambienta – Tarkett

Não à toa esta opção se tornou rapidamente uma das mais procuradas dentre os vinílicos (o mesmo ocorre no piso laminado), o que explica o sucesso de LVTs como a linha de pisos Ambienta da Tarkett.

Apesar deste grande sucesso, existe todo um universo de variedades de pisos e, hoje, vamos mostrar as principais opções da Tarkett que vão muito além do amadeirado! Vem com a gente:

Pedras e minerais

As pedras naturais são utilizadas como revestimentos ‘desde que o mundo é mundo’, como se costuma dizer. Ocorre que as opções mais nobres estão ficando cada vez mais raras e concorridas, tornando seu uso muito custoso.

Como alternativa viável para decoração de interiores, a Tarkett desenvolveu uma série de pisos vinílicos exclusivamente para reproduzir o visual de pedras e minerais em placas modulares de até três opções de tamanho: a Coleção Stone da Linha Ambienta.

Piso Vinílico Cor Light Fossil – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Você também vai encontrar o visual de pedras e minerais em outras linhas de LVTs da Tarkett, como a Square, a Solare e a Tech. Para resultados ainda mais homogêneos visualmente, sem juntas visíveis, uma ótima opção é apostar nos pisos vinílicos em mantas, como os das linhas DecodeiQ Megalit.

Piso Vinílico Cor Marquina Grafite – Linha Solare Coleção Pietra – Tarkett

Granilite

Além de padrões que reproduzem diferentes nuances das pedras naturais, vale fazer um recorte dentro da coleção Stone que falamos há pouco: recentemente, ela incorporou em seu mix um dos queridinhos da arquitetura contemporânea: o granilite!

Sucesso há décadas, o granilite é uma leitura à brasileira do italiano terrazzo, resultado de uma mistura entre cimento branco ou comum com areia, água e pedras de diferentes origens e tamanhos.

Piso Vinílico Cor Murano – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Em três alternativas de desenhos (Murano, Lido e Veneza), estes padrões da Tarkett resgatam a essência de um ícone do século passado em uma solução muito mais vantajosa em termos de instalação e manutenção. 

Se as opções modulares não bastam, a Tarkett possui diversas opções no estilo granilite também em mantas na linha iQ Surface.

Pisos Vinílicos em Manta Cores 21089164 e 21089085 – Linha iQ Surface – Tarkett

Concreto e cimento queimado

Quem também está presente na coleção Stone da Ambienta é a estética rústica e mais ‘bruta’ do visual do concreto aparente e do cimento queimado, técnicas de acabamento muito apreciadas no contexto da arquitetura.

Para quem deseja combinar no piso o mesmo visual das paredes ou do teto, o piso vinílico pode ser um grande facilitador, uma vez que conta com opções em grandes formatos, que chegam a quase um metro quadrado por placa (950×950 mm).

Piso Vinílico Cor Deep Metal – Linha Ambienta Coleção Stone – Tarkett

Ladrilho hidráulico

O ladrilho é um revestimento artesanal rústico que é fabricado há séculos, não se destacando pelo brilho, mas sim pelos desenhos e cores.

Por não contar com uma camada vítrea como as cerâmicas e os porcelanatos, a superfície desse revestimento é mais porosa e, por isso, mais suscetível às sujeiras e manchas. 

Para levar o encanto dessa beleza ímpar dos ladrilhos para mais lares de forma prática, a Tarkett desenvolveu duas opções de desenhos, um colorido e outro em tons de preto e cinza (Sevilha e Sintra, respectivamente), que integram o portfólio da Coleção Design da Linha Ambienta em placas de 475 x 475 mm.

Piso Vinílico Cor Sintra – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Padrões têxteis

Os padrões têxteis têm a capacidade de suavizar os ambientes por meio do visual e da textura, muito associada à maciez que sentimos ao tocar em roupas, tapetes, estofados etc.

Nas mantas, estampas têxteis não faltam nas três coleções que formam o mix da linha comercial Flourish, em que cada coleção possui três designs em quatro tonalidades diferentes para criar paginações sofisticadas e adaptáveis para qualquer ambiente.

Piso Vinílico em Manta Cor 25083304 – Linha Flourish Coleção Design Prosper – Tarkett

Não olhe apenas para baixo: o revestimento vinílico de parede Artwall também é uma excelente opção neste contexto, pois possui base e inspiração têxtil nas estampas, além de ser totalmente lavável. São mais de 60 cores em diferentes especificações para combinar com o seu projeto!

Revestimento Vinílico de Parede Cor 24114863 – Linha Artwall Coleção Biarritz – Tarkett

Cores em profusão

Por falar em cores, a Tarkett tem diversas opções para acrescentá-las ao décor. Com todo apelo moderno das formas e combinações geométricas na bagagem, a Coleção Make It da Linha Ambiente é uma escolha certeira para projetos que requerem criatividade na paginação atrelada ao dinamismo em cores.

Pisos Vinílicos Cores Dark Purple; Moss Green e Light Grey – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

Também existem algumas alternativas beeeem coloridas de vinílicos em mantas comerciais. Na Linha Decode, tanto a Coleção Colormatch quanto a Coleção Uni trazem em sua cartela diversas opções para paginar ao sabor da criatividade, resultando em projetos comerciais e corporativos muito mais atrativos ao olhar.

Pisos Vinílicos em Manta Cores Black, Grey e Light Grey (Coleção Grafito) e Orange (Coleção Uni) – Linha Decode – Tarkett

É tanta opção de piso além dos amadeirados dentro da Tarkett que, por algum momento, você deve ter pensado que esta seleção não ia acabar hoje! E o que você achou de toda essa diversidade? Tem alguma sugestão de padrão diferente? Compartilhe conosco nos comentários:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment