Pisos para escada: como escolher o ideal?

Pisos para escada: como escolher o ideal?

Quando o assunto é piso para escada, a primeira palavra que provavelmente vem à mente das pessoas é “segurança”. Não é por acaso: escadas podem se tornar muito perigosas a depender do revestimento escolhido e, por isso, não há margem de erro na especificação. 

Por outro lado, as escadas costumam chamar muita atenção para si em um projeto, logo, ninguém quer que um elemento tão importante para o décor passe despercebido, recorrendo então a acabamentos que exigem algum cuidado adicional. Existe, afinal, alguma opção de piso que seja seguro para instalações em escadas, mas variado em opções de padrões, cores e tonalidades, rápido de instalar, confortável para os pés e também para os ouvidos?

Existe e ela se chama… Piso vinílico! Sim, o piso vinílico é capaz de proporcionar vantagens que vão além do fato de ser antiderrapante para dar o acabamento de escadas, sendo a opção que entrega a melhor relação custo-benefício quando comparado a outros tipos de revestimentos. Neste post do Blog da Tarkett, vamos listar as cinco razões que tornam o vinílico o piso perfeito para a sua escada! Vem com a gente:

#1 Economia na instalação

 

Pisos para escada: como fazer a escolha certa?

O piso vinílico proporciona dois tipos de economia, desde a aplicação quando instalados em escadas. A primeira delas é a de recursos, já que o vinílico é mais leve e prático de se recortar, gerando um volume muito menor de sobras e aparas – que podem inclusive, serem destinadas para o programa ReStart da Tarkett – clique aqui e conheça mais sobre esta iniciativa.

A outra economia é a de tempo, já que o piso vinílico usado neste cenário é fixo por adesivo e liberto para uso muito rapidamente, o que é essencial na reforma de escadas, já que elas costumam dar acesso a ambientes importantes da casa.

#2 Facilidade na limpeza

Pisos para escada: como fazer a escolha certa?

Limpar uma escada é uma tarefa difícil e arriscada. Difícil porque os degraus costumam ser estreitos; arriscada porque trabalhar com um volume um pouco maior de água neste local pode deixá-lo escorregadio.

O piso vinílico é uma ótima solução para escadas também porque é muito mais prático de limpar. Você até pode querer lavá-lo (e seria perfeitamente possível), mas se tratando de uma escada, o passo a passo da limpeza do vinílico colado será mais do que suficiente (saiba mais aqui),  utilizando muito menos água e dispensando o uso de produtos químicos específicos.

#3 Conforto para os pés e para os ouvidos

Atérmico, o piso vinílico não é influenciado pelas variações de temperatura, que costumam ser voláteis mesmo durante um mesmo dia a depender da região do Brasil. Seja qual for a indicação do termômetro, o vinílico vai proporcionar um toque agradável aos pés ao passo que não interfere na temperatura do ambiente. Como costuma ocorrer com os chamados “pisos frios”.

As escadas costumam ser motivo de queixa principalmente quando estão próximas as áreas íntimas da casa. Pois o barulho provocado pelos passos ao subi-la e desce-las acaba atrapalhando. O vinílico resolve este inconveniente graças a excelente absorção do som ao impacto, proporcionando excelente acústica.

#4 Integração com outros ambientes

escadas servem, basicamente, para nos levar de um ambiente a outro. Se na prática funcionam como um corredor, mas mudando de pavimento, porque não a integrar à decoração dos outros cômodos a partir do piso?

Outra dica muito importante é não se esquecer do acabamento final. A Tarkett, por exemplo, dispõe de uma linha completa de perfis de metal para o arremate perfeito de escadas, confira como no vídeo abaixo:

#5 Variedade de padrões, cores e desenhos

Como dissemos acima, a escada pode muito bem brilhar em um projeto. E tudo começa pela escolha de um piso que vai destaca-la sem abrir mão da segurança. Além dos tradicionais padrões amadeirados, que vão deixar a sua escada muito elegante. Você pode variar a tonalidade em relação aos outros pisos da casa ou até usar cores diferentes a cada degrau.

Uma peculiaridade das escadas é a possibilidade de usar a “testeira” dos degraus para formar uma paginação mais criativa, Logo, vale a pena considerar criar um desenho que se forma à medida que os olhos percorrem os degraus acima.

Quantas possibilidades uma escada pode nos proporcionar, não é mesmo? Revesti-las fica muito mais fácil com o piso vinílico. E você pode encontrar aquele que mais se encaixa com o seu projeto clicando aqui!

Leave a comment