Como calcular a quantidade de piso vinílico para instalação?

Como calcular a quantidade de piso vinílico para instalação?

O piso vinílico se consagrou entre os revestimentos pela facilidade de limpeza e por proporcionar benefícios como o conforto térmico e a excelente acústica. A agilidade na instalação, no entanto, é o que torna esse tipo de piso muito procurado para reformas rápidas sem quebra-quebra.

Com profissionais capacitados e um contrapiso nas condições necessárias, é possível realizar o sonho de ver instalado um modelo clicado de piso vinílico em até dois dias, economizando tempo e recursos para outros detalhes da obra.

O tempo mais curto de instalação não significa que você precisa se apressar e comprar quantas caixas quiser de piso. Como qualquer outro revestimento, é preciso calcular com cuidado a quantidade para não desperdiçar material ou, pior, faltar e ainda correr o risco de não encontrar uma tonalidade próxima a daquele lote.

Pensando nisso, Tarkett separou neste post do Blog quatro dicas para você não errar na quantidade ao comprar seu piso. Confira!

Defina onde você quer comprar o piso vinílico

O piso vinílico pode ser comprado de diferentes formas. No âmbito residencial, a distribuição dos produtos é feita por lojas especializadas, boutiques de revestimentos e os chamados home-centers, as grandes lojas de materiais de construção, decoração e paisagismo.

Nas revendas especializadas e boutiques, o cliente vai até o estabelecimento, escolhe o piso e uma equipe técnica vai até a casa ou apartamento do cliente para realizar as medições e assim estipular a quantidade de piso necessária para formar o orçamento.

Nos home-centers, a lógica se inverte: é o cliente que informa a metragem do local/perímetro para sair de lá com a quantidade de caixas necessária. Algumas dessas redes disponibilizam, inclusive, áreas específicas nos websites para fazer esse cálculo de piso vinílico e de outros revestimentos.

Não se esqueça dos rodapés e das perdas

Seja qual for o revestimento, um dos principais erros que se pode cometer ao comprar um piso é não considerar os rodapés e principalmente as perdas na paginação, deixando de comprar uma % a mais de piso para cobrir problemas circunstanciais na obra.

A orientação das placas e réguas influencia no cálculo dessa margem de segurança, portanto, o planejamento desde a concepção do projeto é fundamental. O ideal é nunca começar uma instalação sem uma planta de paginação de cada ambiente.

Na cerâmica, por exemplo, a margem varia entre 10 e 15%, pois a probabilidade de haver perdas por conta das quebras no corte das placas é maior. No piso vinílico, o ideal é comprar 5% a mais de placas e réguas para instalações convencionais e de 7 a 10% em diagonal.

Cuidado redobrado nos pisos vinílicos em mantas

Além de não considerar as perdas – de 7 a 10% a mais – e o rodapé no cálculo da quantidade, nos pisos vinílicos em mantas outro erro comum dos clientes ao comprar é não se atentar se o padrão escolhido possui estampa direcional ou não-direcional.

Para estampas não-direcionais, o sentido de instalação das mantas deve ser invertido, respeitando-se o número sequencial dos rolos. Já para as estampas direcionais, os rolos devem ser instalados em sequência, na mesma direção e não deverá existir projeto com emenda de topo.

Caso a instalação seja com rodapé curvo, a dica é deixar uma sobra da manta nas bordas próximas às paredes de acordo com o tamanho do rodapé previsto no projeto. O suporte curvo e o arremate de rodapé deverão ser colados com adesivo de duplo contato sem toluol antes de iniciar a instalação do piso vinílico em mantas.

As perdas, no entanto, não precisam virar lixo. Elas podem ser coletadas de maneira sustentável por meio do Programa Restart. Saiba mais sobre essa iniciativa clicando aqui.

Como o cálculo geralmente é feito?

Não existe uma regra universal para o cálculo da quantidade de piso vinílico, pois como você pode notar acima, ela varia bastante de formato para formato e é influenciada por fatores como o estilo de paginação escolhido para cada ambiente.

É possível, porém, ter uma ideia da quantidade de piso que você vai precisar para cada ambiente: basta calcular a metragem do local. Com essa informação na mão, multiplique a área de cada ambiente com a perda estimada (por exemplo, se for uma perda de 5%, multiplicar cada área por 1,05 m).

O resultado dessa multiplicação entre a área do ambiente e a perda é, então, dividido pela metragem que uma caixa de piso vinílico pode cobrir (informação disponível nas fichas técnicas de cada produto). Assim, você saberá aproximadamente quantas caixas precisará comprar.

A conta resulta numa quantidade fracionada de caixas, portanto, o mais seguro é arredondar a quantidade para cima. Por exemplo, se a conta resultar em 4,44 caixas, o ideal é comprar cinco caixas de piso vinílico e não quatro. 

Esse cálculo é geralmente feito pelas revendas, portanto, o melhor é sempre buscar auxílio profissional.

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de vinílico, é só investir em uma mão de oba especializada e aproveitar todos os benefícios que os pisos vinílicos da Tarkett podem oferecer para você!

Leave a comment