Posso instalar piso vinílico na varanda?

Posso instalar piso vinílico na varanda?

Imóveis com varanda sempre foram objeto de desejo, mas são cada vez mais procurados em apartamentos à medida que a varanda cresceu em importância funcional, exercendo papéis tão variados como ampliar ou integrar ambientes próximos, receber familiares e amigos como uma área gourmet ou até como home office.

Por ser um ambiente que ‘navega’ pela linha tênue entre ambiente externo e interno, acertar na escolha dos acabamentos é fundamental para evitar problemas recorrentes em varandas, causados pela maior exposição à umidade e aos raios UV.

Sendo um revestimento indicado somente para aplicações em ambientes internos, o piso vinílico pode ser instalado em varanda? Quais as condições necessárias e quando é melhor evitar? Neste artigo do Blog da Tarkett vamos responder todas essas dúvidas. Vem com a gente!

Posso instalar piso vinílico em varanda?

Sim, o piso vinílico pode ser instalado em varanda, desde que a sacada esteja fechada e protegida, ou seja, envidraçada para evitar a entrada de umidade vinda da chuva e protegida com cortinas ou alguma película contra os raios UV.

Mas atenção: se ela for fechada, a varanda passa a ser considerada um ambiente interno. Caso ela seja totalmente aberta, o que é mais comum nas varandas de apartamentos menores, passa a ser considerada uma área externa e o vinílico é contraindicado neste cenário específico.

Veja também: Posso instalar piso vinílico no lavabo?

Por que não posso instalar piso vinílico em varanda aberta?

O piso vinílico não pode ser instalado em varanda aberta porque o excesso de exposição aos raios solares, somado ao contato frequente e contínuo com umidade, são condições que acabam danificando o piso, que não é produzido para esta aplicação.

A exposição direta aos raios UV sem qualquer proteção, por exemplo, irá provoca o desbotamento do piso ao longo do tempo, reduzindo a vida útil do revestimento. Além disso, embora o piso vinílico colado seja lavável, a exposição à umidade da chuva pode até não o estragar como faria com um laminado e derivados de madeira, por exemplo, mas o acúmulo de poças de água pode causar o descolamento das peças com o tempo.

Como evitar problemas com piso vinílico em varanda?

Além de investir no envidraçamento, cortinas e películas, conforme orientado acima, indicamos a instalação de pisos vinílicos mais adequados para este cenário de instalação.

Mesmo envidraçadas, sempre pode haver o risco de esquecer de fechá-las em um dia de chuva, e para evitar qualquer dor de cabeça, o ideal é escolher pisos vinílicos do tipo colado (e não clicado) para varandas – basta secar o excesso de água.

Outra excelente opção é investir em uma proteção adicional como a tecnologia exclusiva da Tarkett, a Extreme Protection, uma espécie de película desenvolvida na fabricação do vinílico e aplicada na superfície do produto, capaz de reforçar a resistência aos raios UV. Ou seja, é uma camada de segurança adicional que se complementa às medidas que você pode tomar na própria varanda.

O que achou desse post? Ficou com alguma dúvida? Aproveite para tirá-las aqui nos comentários! Agora que você já sabe tudo o que deve ser levado em conta antes de instalar um piso vinílico na varanda, aproveite também para conferir as diversas linhas de pisos residenciais oferecidas pela Tarkett clicando aqui.

Leave a comment