Como colocar piso vinílico em casa: passos para instalação

Como colocar piso vinílico em casa: passos para instalação

Saber como colocar um piso vinílico em casa é tão importante quanto escolher o padrão, a cor e a tonalidade, afinal, para desfrutar dos diversos benefícios que este tipo de piso oferece, tudo começa com uma instalação bem feita.

Diferente de outros acabamentos, no entanto, a aplicação do vinílico exige prática e conhecimento técnico – ou seja, aqui não cabe o famoso “faça-você-mesmo” aplicável a tantos outros elementos de uma obra ou reforma doméstica.

Mesmo que você não seja um profissional instalador, conhecer os procedimentos e as boas práticas de instalação vai ajudar a procurar o melhor prestador para colocar o seu piso, serviço que normalmente é oferecido pelas revendas de acabamentos.

Este conhecimento também ajuda a acompanhar cada passo do serviço, garantindo que tudo fique não só da maneira como você sonhou, mas também que não hajam problemas decorrentes de uma instalação mal feita.

Neste post do Blog da Tarkett, vamos apresentar o bê-á-bá da instalação dos diferentes tipos de pisos vinílicos residenciais mesmo para quem é leigo no assunto. Vem com a gente:

O que é necessário para instalar piso vinílico?

Piso Vinílico Cor Málaga – Linha Tech Coleção Essence

Além de profissionais capacitados para instalação, é importante contar com a assessoria profissional de arquitetos e designers de interiores para ajudar a especificar os padrões, cores, texturas e formatos desejados conforme o gosto e a necessidade de cada ambiente, compondo o moodboard do projeto, assim como a paginação desejada, o que influencia no cálculo da quantidade de piso necessária para a obra.

Verificação dos lotes

Uma vez inspecionado o local da instalação, assegurando-se que o produto poderá ser aplicado conforme as instruções do manual do fabricante, o próximo passo é a verificação dos lotes nas etiquetas que acompanham as caixas do produto.

Confira os dados do código, cor, lote, shade, número sequencial de caixa ou rolo. No caso de produtos com validade determinada (adesivos, argamassas e primers, por exemplo), verifique também o prazo máximo para a sua utilização.

Manuseio e estocagem dos produtos

Ao manusear e estocar os produtos, certifique-se de que as condições estejam adequadas: os produtos devem ser acondicionados em local coberto e fechado, ventilado e temperatura constante entre 15° e 27°C.

A temperatura ambiente é um fator essencial para o sucesso dos procedimentos, portanto, não se esqueça de aclimatar os produtos no local de instalação por, pelo menos, 24 horas antes do início dos trabalhos.

Para evitar qualquer problema com as caixas e rolos, o armazenamento deles deve ser feito em áreas limpas e planas, preferencialmente sobre bases elevadas em relação ao solo. Verifique nas embalagens qual é o empilhamento máximo sugerido para as caixas e, no caso dos rolos, sempre os posicione na vertical.

Nesta etapa, é muito importante verificar o material recebido a procura de defeitos visíveis ou danos decorrentes da fabricação. Caso encontre algum defeito, entre em contato com o nosso departamento técnico antes de iniciar o trabalho.

Ferramentas

A utilização das ferramentas corretas é imprescindível para uma instalação de qualidade. Sem elas, não é possível obter o resultado sugerido pela Tarkett e esperado pelo cliente. 

Ferramentas como: rolo fura-bolha, sapato de prego, batedor de massa, desempenadeira, lâmina dentada A4, rolo de pintura para eliminar os dentes da desempenadeira, estilete, régua de aço flexível, lixadeira elétrica para contrapiso, soprador térmico, espátula, trena, vassoura, lixa n° 60, lápis, compressor manual (madeira revestida), rolo compressor de 50 kg e outras, são primordiais para a instalação dos revestimentos.

Análise do contrapiso

A base onde será instalado o piso deverá encontrar-se sempre em perfeitas condições. Esta superfície deve estar limpa; seca e curada; impermeabilizada (se necessário); nivelada e firme. A depender do tipo de vinílico, será preciso preparar e regularizar o contrapiso com o uso de compostos cimentícios, conforme o vídeo abaixo:

O instalador deve alertar e assessorar o cliente sobre estas necessidades e soluções, quando solicitadas. Em nenhum caso deve-se iniciar a instalação se todos estes pontos não tiverem sido corretamente verificados e aprovados, por isso reforçamos no começo do texto a importância de conhecer todo este processo para não ter surpresa depois 😉

O piso vinílico pode ser instalado sobre os seguintes contrapisos:

  • Cimento desempenado ou laje de concreto
  • Mármores e granitos polidos, desde que estejam bem aderidos e nivelados
  • Cerâmicas e porcelanatos com juntas de até 5 mm
  • Paviflex® sobre Paviflex®
  • Pisos com sistema de calefação
  • Mezaninos com placa cimentícia travada ou laje de concreto

Por outro lado, o piso vinílico não pode ser instalado sobre os seguintes contrapisos:

  • Qualquer contrapiso em área externa
  • Cimento queimado
  • Cerâmicas e porcelanatos desnivelados, com placas soltas e juntas maiores que 5 mm
  • Ardósia e pedras diversas
  • Paviflex® com adesivo betuminoso
  • Outros tipos de vinílico, exceto Paviflex® sobre Paviflex®
  • Mezanino que não seja de placa cimentícia travada ou laje de concreto
  • Qualquer contrapiso em cozinhas industriais
  • Qualquer tipo de piso de madeira (tacos, tábuas, parquets ou laminados)

Pode colocar piso vinílico em cima de cerâmica?

Sim, é possível colocar piso vinílico em cima de porcelanatos e cerâmicas, o que acelera muito reformas que não tem tempo a perder. É importante que o piso antigo apresente juntas inferiores a 5 mm, com placas que não estejam soltas tampouco desniveladas.

Recentemente, a Tarkett reformulou o seu mix de pisos vinílicos clicados em torno da Linha Tech, onde a coleção Ambienta Tech permite a instalação sobre cerâmica e porcelanato sem a necessidade de adesivo e também dispensa o uso de compostos cimentícios no caso de juntas com até 3 mm. É super rápido e prático, confira:

Como finalizar a instalação de piso vinílico?

Para finalizar a instalação do piso vinílico, remova todo o pó do piso e separe os recortes e sobras de piso limpos (sem massa ou adesivo) nas bags fornecidas pela revenda/distribuidor do nosso programa ReStart, uma iniciativa muito bacana que recolhe estas sobras e as retorna para a nossa fábrica para ser utilizadas em novos produtos. Confira este belo exemplo de logística reversa abaixo:

Recolha e armazene em local seguro todas as sobras de material, inclusive de adesivo (mesmo que a embalagem tenha sido aberta). Não se esqueça de recolher as etiquetas do lote para que sejam arquivadas em caso de continuação da obra ou caso você precise acionar a garantia.

No caso dos pisos colados, recomenda-se aguardar dois dias (48h) depois de finalizada a instalação e devida secagem do adesivo. Já com os pisos clicados, a liberação do ambiente é imediata. 

No caso de pisos com sistema de calefação, certifique-se que o sistema seja desligado 48h antes do início da instalação do piso vinílico, e que seja mantido desligado também por 48h após o término. A temperatura do sistema, após o piso instalado e respeitadas as 48h de descanso, nunca deverá exceder 27ºC.

Caso a obra continue após a instalação do piso, proteja-o para que não haja danos decorrentes da movimentação da reforma ou de outros procedimentos, como pintura e instalação de outros elementos decorativos, e depois realize a limpeza.

Conheça o Manual Geral de Instalação da Tarkett e conheça ainda mais dicas, boas práticas, orientações e cuidados sobre a aplicação desses e de outros tipos de pisos e revestimentos vinílicos.

No @oficinatarkett, postamos as melhores dicas de instalação e manutenção de pisos vinílicos com fotos, cases e depoimentos em vídeo dos nossos especialistas!

Leave a comment