Revestimento para cozinha: qual escolher?

Revestimento para cozinha: qual escolher?

Acertar no revestimento para cozinha é acertar na decoração de um dos mais importantes ambientes de uma casa. Além de cozinhar e comer, ela vem se tornando um espaço de convivência e experiências, como conversar, rir e passar o tempo.

Harmonia, bem-estar e praticidade são palavras de ordem neste cômodo, logo, é comum que a exigência e a expectativa depositadas nos pisos e revestimentos deste local sejam muito altas. Não dá pra arriscar, não é mesmo?

Neste post do Blog da Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos vai te ajudar a escolher o revestimento ideal para cozinha, destacando as peculiaridades deste cômodo que interferem na escolha do produto. Vem com a gente:

Revestimento para cozinha
Piso Vinílico Cor Calêndula – Linha Injoy

Quais são os tipos de revestimento para cozinha?

A cozinha é um dos ambientes mais desafiadores para a escolha dos revestimentos porque, como destacamos acima, são muitos desafios a encarar. Ao mesmo tempo que se espera um piso bonito, ser fácil de limpar, não manchar e poder molhar são atributos indispensáveis – ou seja, levar em conta só a estética não vai te ajudar a definir nada.

A cerâmica e o porcelanato são os revestimentos mais comumente utilizados na cozinha, seja para o acabamento de pisos, seja para o acabamento de paredes. Pesa a favor delas a possibilidade de poder molhá-los, além da ampla variedade de padrões, cores e formatos.

O uso de água na limpeza ou o derramamento acidental de líquidos, por outro lado, são fatores que pesam contra a aplicação de pisos laminados na cozinha, pois são derivados de madeira e podem estragar na presença de água abundante – isso acaba sendo um limitador.

Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, o piso vinílico pode, sim, ser utilizado para revestir cozinhas – é um dos grandes mitos que circulam sobre este produto e você pode conferir outros aqui. Se for do tipo colado, inclusive, pode até ser lavado.:

Que tipo de revestimento usar na cozinha?

Como pudemos notar acima, cerâmicas, porcelanatos e vinílicos saem na frente quando o assunto é decorar uma cozinha, já que entregam benefícios similares em relação à variedade de opções, praticidade de limpeza e durabilidade. 

Para escolher o melhor, entretanto, é preciso adotar algum tipo de critério, que nunca será unânime, mas aqui adotamos um que acreditamos ser bastante confiável: optar por aquele que reúne mais vantagens em relação ao orçamento e tempo disponível para obra, bem como o equilíbrio entre gostos e necessidades.

Revestimento para cozinha
Piso Vinílico Cor Marquina Grafite – Linha Solare Coleção Pietra

Qual o melhor tipo de revestimento para piso de cozinha?

Levando em conta este critério, podemos afirmar sem medo que o melhor tipo de revestimento para piso de cozinha é o piso vinílico e vamos explicar agora o porquê de afirmarmos isso com tanta segurança.

Em primeiro lugar, a instalação do piso vinílico é muito mais rápida, mais limpa e, na média, resulta em uma menor perda de material do que cerâmicas e porcelanatos. O vinílico pode, inclusive, ser instalado sobre outros tipos de piso, inclusive a cerâmica – o que agiliza muito aquelas reformas que precisam andar muito rápido.

Para limpar o piso vinílico, você pode lavá-lo assim como a cerâmica no modelo colado, mas como você pode notar no vídeo acima, na maioria dos casos, isso não será necessário nem recomendável, o que acaba proporcionando economia tanto de água quanto de produtos necessários para limpar o revestimento.

Outro aspecto muito importante é o conforto, um atributo cada vez mais desejado para cozinhas, dada o número cada vez maior de momentos de prazer e convivência que ela vem recebendo. O vinílico proporciona conforto térmico e acústica superior aos chamados pisos ‘frios’ e rígidos.

Acidentes acontecem e, em algum momento, pode ser que você precise trocar apenas uma ou outra peça do piso, sem precisar desmontar toda a paginação.

Qual o melhor tipo de revestimento para parede de cozinha?

Usando o mesmo critério do tópico anterior, você também pode utilizar o vinílico para revestir as paredes da cozinha, com exceção da área conhecida como backsplash, que fica logo atrás da torneira, geralmente entre a bancada da pia e o armário (se houver).

É uma área frequentemente úmida e isso pode provocar com o tempo o descolamento, logo, o vinílico não vai se sair tão bem ali quanto azulejos de cerâmica, pela mesma razão que também não recomendamos a aplicação de vinílicos em áreas externas e banheiros com chuveiro.

Nas outras paredes, o vinílico está liberado e você não necessariamente precisa recorrer aos tradicionais modelos LVTs! Dá pra usar a criatividade e usar, também, linhas de mantas e um modelo de revestimento vinílico de parede com base têxtil e lavável – conheça agora a Linha Artwall da Tarkett.

Outra dica “vertical” para cozinhas é aplicar o piso vinílico no revestimento de bancadas americanas ou ilhas gourmet. Uma boa sugestão é dar continuidade à paginação do piso, o que costuma entregar um efeito visual de continuidade muito bacana.

Revestimento para cozinha
Pisos Vinílicos Cores Sapucaia; Faia; Jequitibá; Carambola e Castanha – Linha Ambienta Coleção Series

Com os pisos vinílicos da Tarkett, você pode aproveitar o seu tempo da melhor forma possível e sem se preocupar com o piso! Confira todas as opções que a líder mundial oferece para cozinhas clicando aqui!

Leave a comment