Diferença entre piso vinílico clicado e colado

Diferença entre piso vinílico clicado e colado

Conheça as vantagens de cada modelo e escolha o seu!

Piso Vinílico Clicado Cor Tenerife – Linha Tech Coleção Essence – Tarkett

Embora todos sejam feitos de PVC – que é misturado a outros elementos, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos – os pisos vinílicos não são todos iguais.

Além da diferença entre formatos (régua, placa ou em manta) e composições (heterogêneos ou homogêneos), existe uma variação quanto ao tipo de instalação, resultando em pisos vinílicos que podem ser colados ou clicados sobre o contrapiso.

Tanto os colados quanto os clicados vão proporcionar todos aqueles benefícios que são tão desejados por quem recorre a um vinílico como revestimento: agilidade na instalação, conforto térmico, excelente acústica e facilidade na limpeza. Além disso, também há a possibilidade de sobrepor acabamentos antigos, saiba mais aqui.

Cada modelo, no entanto, possui características que você precisa conhecer antes de escolher o seu, e ninguém melhor do que a líder mundial em pisos vinílicos para soluciona essa dúvida! Vem com a gente:

Piso Vinílico Colado Cor Gérbera – Linha Injoy – Tarkett

Qual é a diferença entre pisos vinílicos clicados e colados?

A principal diferença entre as versões coladas e clicadas de piso vinílico é a instalação. O piso colado é fixado no contrapiso por meio da aplicação de um adesivo especial, como o Globalfix. Confira como é feita esta instalação de modelos colados LVTs (modulares) abaixo:

Nos pisos clicados, por sua vez, as peças são paginadas por meio do sistema de encaixe ‘macho-fêmea’, dispensando o uso de qualquer tipo de adesivo. Veja abaixo como tudo fica pronto muito rápido:

Seja qual for o modelo, a preparação do contrapiso é fundamental. Ele precisa estar em boas condições, principalmente nivelado. Na maioria dos casos, será preciso usar uma massa autonivelante, como a Tarkomassa, para corrigir as imperfeições da superfície. 

No entanto, ao utilizar os padrões da Coleção Ambienta da Linha Tech, novidade da Tarkett em clicados rígidos, é possível instalar vinílico sobre a cerâmica sem necessidade de nivelar rejuntes (até 3mm). Duvida? Veja só este vídeo:

Limpeza de pisos vinílicos colados e clicados

O passo a passo da limpeza é o mesmo para qualquer tipo de vinílico. Você deve começar com uma varrição, retirando o máximo que conseguir da poeira e sujeira visível da superfície. 

Na sequência, é hora de passar um pano umedecido em uma solução de detergente neutro diluído em água. Ao finalizar essa etapa, você deve estar pensando: “Pronto, agora já posso liberar o ambiente para o uso!”. Nem pensar!

Muitas pessoas se esquecem que, após a passagem do pano umedecido, é preciso enxaguar o ambiente com um novo pano úmido, desta vez somente em água, e depois finalizar com um pano seco e limpo. Agora sim o seu ambiente está devidamente limpo!

Se você ainda tem dúvidas sobre o passo a passo da limpeza para clicados e colados, fique na paz! Temos dois vídeos que demostram detalhadamente tudo o que falamos acima:

Embora seja o mesmo procedimento tanto para colados quanto clicados, existem aquelas pessoas que preferem enxaguar o piso utilizando mangueiras ou baldes. Não é o mais sustentável dos hábitos, mas se você fizer questão, isso só será possível na versão colada, desde que a secagem seja feita imediatamente após a lavagem.

O piso vinílico click, por outro lado, nunca pode ser lavado, mas não por algum risco de apodrecimento do material, tal como ocorre com o piso laminado. No vinílico clicado, a água pode infiltrar pelos encaixes e se acumular no contrapiso, o que possivelmente vai gerar infiltrações, mal cheiro, entre outros transtornos. É melhor evitar dores de cabeça, não é mesmo?

Agora que você já sabe a diferença entre pisos vinílicos colados e clicados, é hora de conhecer todas as opções que a Tarkett oferece nestas duas versões para a sua casa ou negócio!

 

Leave a comment