Quais são os tipos de pisos vinílicos existentes?

Quais são os tipos de pisos vinílicos existentes?

Você já conhece todos os tipos de pisos vinílicos existentes? Conheça toda a variedade neste post

Piso Vinílico Cor Pisano – Linha Piemonte

Se não são todos iguais, então quais são os tipos de pisos vinílicos existentes no mercado atualmente? Neste post do Blog da Tarkett, vamos apresentar cada um deles e explicar quais são as diferenças! Vem com a gente:

Quais são os principais tipos de pisos vinílicos?

Em relação à composição e estruturação do produto, os três principais tipos de piso vinílico disponíveis no mercado atualmente são o LVT, o SPC e o VCT. Conheça-os abaixo:

Piso vinílico LVT

Piso Vinílico Cor Lichia – Linha Injoy

O Luxury Vinyl Tile (LVT) é um tipo de piso vinílico modular construído em várias camadas. Flexível, possui uma grande variedade de padrões, cores, tonalidades e texturas.

Ele é distribuído nos formatos placa e régua e pode ser instalado no contrapiso por meio da fixação com adesivo, pelo encaixe “clique” entre as peças ou sobre infraestruturas elevadas, como um piso autoportante.

Piso vinílico SPC

O Stone Plastic Composite (SPC) é tipo de piso vinílico que possui em sua composição elementos como carbonato de cálcio e substrato de plástico, tornando a sua base bem mais rígida e espessa em relação ao LVT e outros vinílicos.

Por ser mais rígido, o SPC está menos suscetível a possíveis imperfeições do contrapiso, mas no geral, oferece praticamente os mesmos benefícios da versão tradicional, como instalação rápida, conforto térmico, durabilidade e limpeza prática.

Piso vinílico VCT

O Vinyl Composition Tile (VCT) é um tipo de piso vinílico homogêneo, ou seja, é formado por uma ou mais camadas que possuem a mesma composição entre si. O maior exemplo de um piso VCT é o Paviflex, que na Tarkett é encontrado na Linha Paviflex Natural.

Por ser um piso homogêneo, os VCTs em geral possibilitam uma gama menor de padrões, cores e texturas, mas por outro lado, estão entre os pisos vinílicos mais duráveis e resistentes e são especificados em todo o mundo!

Diferença entre LVT, SPC e VCT

Pisos Vinílicos Cores 9205691; 9205764 e 9205699 – Linha Paviflex Natural Coleção Thru

Entre LVT, SPC e VCT, o melhor piso vinílico será aquele que melhor se encaixa no projeto em relação aos gostos e necessidades. Todos possuem características que vão performar melhor em alguns cenários e não tão bem em outros, logo, é importante conhecer as especificidades de cada tipo e da sua realidade para encontrar o piso ideal.

A grande diferença do LVT e do SPC em relação ao VCT é a composição. Os dois primeiros são heterogêneos, ou seja, compostos por uma ou mais camadas com composições diferentes entre si, o que possibilita uma variedade muito maior de designs que o homogêneo VCT.

É importante ressaltar também que, no Paviflex, o principal vinílico VCT disponível no mercado atualmente, a aplicação de cera acrílica é obrigatória, diferente do que ocorre no LVT e no SPC.

Tanto o LVT quanto o SPC certamente vão entregar um leque maior de opções de padrões, cores, texturas e formatos para escolher em relação ao VCT, além da possibilidade de poder escolher também o tipo de fixação, seja ele colado ou clicado.

Entre LVT e SPC, a grande diferença está na rigidez do SPC, o que o torna um pouco menos eficiente que o LVT em termos acústica, mas por outro lado, está menos suscetível a possíveis imperfeições do contrapiso.

Formatos

Para tirar proveito do que cada tipo pode oferecer, você também precisa conhecer quais são e qual é a diferença entre os formatos de pisos vinílicos existentes atualmente. São eles: placa, régua e mantas. Confira abaixo:

Régua

Piso Vinílico Napoli – Linha Solare

A régua é o formato mais tradicional de piso vinílico. Ela abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural.

A régua é a escolha segura para qualquer projeto, especialmente naqueles em que o visual aconchegante e acolhedor da madeira estará em destaque na paleta de cores, texturas e materiais.

Está disponível tanto nas versões coladas quanto clicadas de piso vinílico e, por ser modular, permite criar diferentes e divertidas paginações, do piso ao teto! Outra vantagem é o fácil reparo caso uma peça sofra danos por riscos ou manchas.

Placa

Piso Vinílico Marquina Grafite – Linha Solare

A placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar para além do padrão amadeirado para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação ideal para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.

Assim como as réguas, as placas são pisos vinílicos modulares, mas não necessariamente são retangulares. Na Tarkett, por exemplo, é possível encontrar não só placas quadradas e retangulares, mas também triangulares e até trapezoidais, a exemplo da Linha Ambienta Coleção Make It

Isso proporciona ainda mais opções para paginar, já que nela há consideravelmente mais chances de se combinar formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas.

Manta

Piso Vinílico em Manta Cor Hastings Blue Grey – Linha Imagine

Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e sua aplicação fica visualmente mais uniforme. Ele também não possui juntas, pois são seladas na instalação.

A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção ainda maior com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira por conta do selamento das juntas, além de proporcionarem excelente acústica e resistência ao tráfego.

Geralmente distribuídos em rolos, as mantas vinílicas da Tarkett são bastante utilizadas em quartos e ambientes infantis, pois entregam conforto térmico, colaboram com a qualidade do ar interno e são antialérgicas, a exemplo da Linha Imagine e da Linha Decorflex.

Agora que você já conhece os principais tipos e formatos de piso vinílico, fica muito mais fácil escolher qual será o seu próximo revestimento, não é mesmo?

Clique aqui e conheça tudo o que a Tarkett pode oferecer para a sua casa ou negócio.

Leave a comment