Como usar o piso vinílico de forma criativa?

Como usar o piso vinílico de forma criativa?

7 sugestões para usar este revestimento com criatividade na decoração

Piso Vinílico Cor Napoli – Linha Solare Coleção Tirreno – Tarkett

Se o piso vinílico já é uma excelente opção para o revestimento de áreas internas pelas vantagens aliadas à praticidade, imagine o que esses pisos podem oferecer quando aplicados na decoração esbanjando criatividade?

No artigo de hoje do Blog da Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos reuniu sete sugestões, baseadas em algumas das nossas melhores postagens, para inspirar você a usar o piso vinílico de formas criativas!

Talvez você já conheça uma ou outra destas inspirações, mas o nosso desafio é o seguinte: queremos saber depois, pelos comentários, quantas destas você não conhecia e também qual delas você mais gostou, combinado? 😉

#1 Abuse na paginação

A forma mais prática – e divertida – de instalar o piso vinílico com criatividade é planejar uma paginação que fuja da mesmice. É uma tarefa que requer organização e cálculos precisos, logo, não hesite em procurar ajuda profissional neste planejamento.

Se você deseja algo diferente da clássica paginação no estilo ‘tijolinho’, vale considerar propostas mais ousadas como a espinha de peixe (também conhecida como Chevron) ou réguas lado a lado em sentido aleatório. Confira estas e outras possibilidades aqui.

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

#2 Cores e tonalidades diferentes

Esta sugestão é um desdobramento da dica anterior, sendo uma forma criativa de inovar com pisos vinílicos não só pela disposição diferenciada das placas e réguas, mas também pela variedade de cores e texturas que elas oferecem.

Você pode inovar utilizando dois tons ou cores diferentes (opostos, sendo um claro e um escuro, por exemplo), potencializando o efeito deste contraste por meio de uma paginação igualmente criativa. Saiba mais neste post.

Pisos Vinílicos Cores Sunflower Yellow e Dark Grey – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

#3 Repaginando móveis

Engana-se quem pensa que o revestimento vinílico só pode ser utilizado em superfícies como o piso. Naturalmente, essa é a aplicação convencional, mas por ser leve e rápido de instalar, por que não ousar em móveis?

Placas, réguas e, principalmente, os pisos vinílicos em mantas podem ser utilizados para renovar o mobiliário, sobretudo aquelas peças com longas superfícies planas e retas, como bancos, guarda-roupas, estantes, nichos, prateleiras, entre outros. Veja tudo sobre essa aplicação criativa aqui.

Piso vinílico em manta da Linha iQ Surface da Tarkett aplicado na mesa de centro

#4 Painel de TV

Justamente pela sua leveza e praticidade na instalação e manutenção, o piso vinílico é uma excelente opção também para revestir paredes, especialmente aquelas em que você pretende dar uma finalidade específica, não só decorativa.

É o caso dos painéis de TV, dispensando a necessidade de investir em um painel pronto de MDF ou criar um do zero recortando cerâmicas e pedras, o que dá muito mais trabalho e demora mais para ficar pronto. Temos outras duas dicas incríveis para usar vinílico na parede neste artigo.

Réguas de piso vinílico no padrão amadeirado da Tarkett aplicadas na parede para formar um painel de TV

#5 Tetos com personalidade

Podendo ser utilizado nas paredes, o vinílico também é uma boa para revestir aquela superfície que normalmente só nos damos conta que poderia estar melhor decorada quando olhamos pra cima: o teto!

Ao invés do tradicional acabamento com pintura, você pode acrescentar, por exemplo, o visual da madeira com réguas vinílicas instaladas no teto para aumentar a sensação de conforto e aconchego nos quartos. Reunimos tudo que você precisa saber sobre vinílico no teto aqui.

Piso Vinílico Cor Orquídea – Linha Essence Coleção Heritage – Tarkett

#6 Subindo pelas paredes

Piso, parede, teto… Nas sugestões acima, você pode perceber que o piso vinílico se aplica perfeitamente em cada um destes cenários. Mas alguém já tentou juntar todos esses recursos para criar um cantinho especial? 

Sim, e fica muito legal! A dica aqui é prolongar o mesmo vinílico e paginação utilizados no piso sobre a parede, chegando até o teto. É uma boa alternativa para integrar ambientes longos e estreitos (sala de estar x de jantar, por exemplo), criando um ponto de destaque ao olhar sem usar um móvel sequer. 

Foi justamente este o recurso utilizado pelo arquiteto Ricardo Abreu para renovar uma sala no episódio #2 do Missão Décor Tarkettclique aqui e confira.

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Projeto Ricardo Abreu – Foto José Henrique Vieira – Tarkett

#7 Reforma rápida e sem quebra-quebra

Muitas das pessoas que vão chegar até a este ponto do texto podem estar se perguntando, neste momento, se podem de fato colocar algumas destas sugestões em prática, já que atualmente possuem outro tipo de piso instalado em casa.

Se você está decidido pela troca, sabia que o piso vinílico pode ser instalado sobre outros tipos de revestimento? Pode ser que a oportunidade de ter um piso novinho esteja batendo na sua porta faz tempo e você nem tenha percebido! Além disso, é uma forma criativa de reformar sem precisar fazer quebra-quebra!

Saiba por onde começar a sobreposição com piso vinílico conhecendo todas as condições e os contrapisos permitidos aqui.

Lembra do nosso desafio? Agora queremos saber: quantas e quais dessas dicas você não conhecia e qual ou quais delas você mais gostou? Sabe de mais alguma? Compartilhe conosco nos comentários:

 

Leave a comment