Você conhece a decoração industrial?

Você conhece a decoração industrial?

Conheça a origem desse estilo e aprenda a aplicar esse décor em seu projeto

Piso Vinílico Cor Lírio – Linha Essence 30 – Tarkett

Se você busca criar uma decoração sofisticada, cheia de personalidade e com uma pegada jovem, o estilo industrial é, com certeza, uma excelente opção. Marcante, essa tendência vem dominando cada vez mais projetos residenciais e até mesmo corporativos por reunir uma estética urbana e despojada, perfeita para uma atmosfera mais descontraída e acolhedora.

Mas você sabe como surgiu essa proposta de decoração ou como aplicá-la no seu projeto? Para te deixar por dentro das principais características do estilo industrial e te ajudar na hora de decorar, neste artigo do Blog da Tarkett separamos tudo sobre essa tendência – do contexto histórico aos materiais que você pode investir e a melhor escolha de revestimento. Vem com a gente!

A história da decoração industrial

O estilo industrial surgiu de uma necessidade. A tendência remonta entre as décadas de 50 e 70 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na época, com a explosão populacional da metrópole e o déficit habitacional, milhares de pessoas se viram obrigadas a procurar por moradias alternativas que fossem mais baratas. 

Com muitos espaços industriais desocupados, fruto da crise econômica dos anos 30 e da desindustrialização da economia americana, além da alta preço dos imóveis comuns, a única opção viável para muitas famílias foi transformar essas fábricas abandonadas, estúdios e antigos galpões em lar. Assim então, surgiu o conceito de “lofts urbanos”.

Os lofts nova-iorquinos foram o ponto de partida desse estilo, marcados por serem apartamentos amplos, recém-adaptados desses espaços. Além de contarem com pé direito alto.

Piso Vinílico Cor Jequitibá – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Acabamentos e revestimentos

Encanamentos e vigas aparentes, paredes de tijolos, madeira de demolição ou em acabamento natural, metais, concreto e cimento queimado são alguns dos materiais mais explorados nos ambientes desse estilo, valorizando um décor marcado pela aparência crua, traços retos, acabamentos brutos e detalhes cheios de personalidade. 

Os itens costumam ser simples, mas de visual marcante. Peças e detalhes em cores neutras e foscas, acabamentos brutos ou envelhecidos são as principais opções para atrair o olhar nesse estilo. 

Para revestir as paredes, você pode apostar na tradicional parede de tijolos, outra dica é investir nos conhecidos ladrilhos hidráulicos e azulejos de metrô (subway tiles). Grafiatto e texturas nas cores cinza ou grafite também são ótimas opções para complementar o estilo rústico.

Como a funcionalidade é um dos pilares dessa tendência, preste muita atenção na hora de definir o revestimento ideal para o projeto. Além do oferecer mais conforto térmico e acústico, o piso vinílico é muito prático de limpar: basta utilizar um pano úmido com detergente neutro que a limpeza está completa.

Confira também: 3 erros que as pessoas cometem ao limpar pisos vinílicos

Piso Vinílico Cor Lírio – Linha Essence 30 – Tarkett

Paleta de Cores

O estilo industrial tem como base uma paleta de cores sóbrias – como, preto, branco, os diferentes tons de cinza, marrom e bege – e as cores metalizadas, como o acobreado e o prata, por exemplo.

Apesar do preto ser o protagonista, muito cuidado com os excessos. Em ambientes com metragens menores, por exemplo, essa tonalidade pode causar a sensação de encolhimento no cômodo. 

Veja mais: Como acertar a tonalidade da madeira do seu piso vinílico

Para manter a harmonia, opte pelo cinza como base e insira o preto como destaque em móveis e objetos decorativos. Para o piso, uma ótima ideia é investir em modelos que reproduzem a estética do cimento queimado ou da madeira na tonalidade natural.

Para criar destaque e fugir um pouco da monotonia dos tons neutros, cores vibrantes como o amarelo, verde e vermelho podem acrescentar mais vida e personalidade para o projeto.

A tendência do décor industrial também é marcada pela combinação de elementos aparentemente opostos. Para isso, uma outra dica também é apostar na clássica contraposição preto e branco.

Piso Vinílico Cor Mate – Linha Injoy – Tarkett

Objetos e móveis

Além das grandes portas e janelas, compridas luminárias suspensas são boas apostas. Peças reaproveitadas, como móveis feitos de paletes e objetos restaurados também fazem parte desse tipo de decoração. Para garantir mais funcionalidade e manter um visual despojado, as prateleiras e móveis vazados são os favoritos.

Já sabia todas essas curiosidades sobre a decoração industrial? Agora ficou muito mais fácil de decorar seu projeto com essa tendência, não é mesmo? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir as principais linhas de pisos residências em nosso site!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment