4 dicas para usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente

4 dicas para usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente

Confira as nossas sugestões para variar mais de um piso no mesmo espaço

Confira as nossas sugestões para variar mais de um piso no mesmo espaço

Pisos Vinílicos Cores Pumpkin Orange e Massai Red – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

O piso vinílico é considerado um dos protagonistas dos ambientes internos e você pode estar se perguntando se é preciso escolher, necessariamente, por apenas um dos tipos de piso, formato, padrão ou cor de cada vez.

É verdade que podemos variá-los a cada cômodo, mas e se o desejo é usar mais de um piso vinílico no mesmo espaço, a fim de tirar proveito das combinações que podem surgir – é possível?

Neste artigo do Blog da Tarkett, vamos explicar que usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente não só é possível, como também mostraremos que existem diferentes formas de se fazer isso. Para facilitar, reunimos nossas sugestões em quatro dicas abaixo! Confira e se inspire!

Para facilitar, reunimos nossas sugestões em quatro dicas abaixo! Confira e se inspire!

Pisos Vinílicos Cores Sunflower Yellow e Dark Grey – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

Como usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente?

Antes de mais nada, é preciso considerar o seu conhecimento sobre o piso vinílico, pois as variações que existem no mercado em termos de instalação (colado ou clicado), formatos (placa, régua ou manta) e composição (heterogêneos e homogêneos) têm influência direta sob vários aspectos, da obra ao acabamento e do cotidiano ao futuro da sua casa. Para conhecer em detalhes as características dos vinílicos, vale conferir este post.

Outro ponto muito importante é definir previamente qual será o estilo da decoração do ambiente em que se pretende ‘dobrar’ o uso do piso vinílico, pois além da harmonia entre os revestimentos, é preciso que isso converse em consonância com o que está ao redor.

Vale lembrar que, para qualquer cenário, a Tarkett sempre recomenda que a instalação seja planejada e realizada por profissionais capacitados. Isso diminui as chances de cometer alguns dos erros mais comuns na hora da instalação, os quais você pode conferir aqui.

A maneira mais simples de usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente

Pisos Vinílicos Linha Paviflex Natural Coleção Thru – Tarkett

Cores diferentes

Uma boa maneira de começar a procurar é encontrar as cores que estão mais próximas na paleta desejada, pois assim a transição de uma para outra será suave.

Pisos Vinílicos Moss Green e Dark Purple – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

A maneira mais simples de usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente é buscar uma combinação entre duas cores dentro do mesmo padrão da linha ou coleção, podendo também variar ou não o formato. 

Uma boa maneira de começar a procurar é encontrar as cores que estão mais próximas na paleta desejada, pois assim a transição de uma para outra será suave. O contraponto também é válido, e o clássico P&B está aí para nos lembrar disto.

Assim como ocorre no piso de madeira, você pode também buscar por variações que se harmonizem entre as tonalidades do vinílico amadeirado. Às vezes, basta baixar ou subir um tom e você encontrará um par perfeito para planejar paginações mais criativas – veja algumas opções neste post.

Assim como ocorre no piso de madeira, você pode também buscar por variações que se harmonizem entre as tonalidades do vinílico amadeirado.

Pisos Vinílicos Cores Ápia e Corrientes – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Padrões diferentes

Uma segunda forma de usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente

Na Tarkett, por exemplo, os padrões amadeirados que integram o portfólio de LVTs da marca podem ser encontrados em até 4 texturas diferentes,

Pisos Vinílicos Cores Beige Lace e Steel – Linha Ambienta Coleções Design e Stone – Tarkett

Uma segunda forma de usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente é escolher dois padrões diferentes, mesmo que a cor seja similar entre eles. O interessante aqui é aproveitar as variações de desenho e textura que cada peça pode apresentar.

Nos amadeirados, além da variedade de formas de representar os nós e veios do material natural, você pode também diferenciar as texturas no mesmo cômodo para provocar experiências sensoriais alternadas.

Na Tarkett, por exemplo, os padrões amadeirados que integram o portfólio de LVTs da marca podem ser encontrados em até 4 texturas diferentes, sendo elas a rústica, a lisa, a hand scraped e a saw cut. Além destas, existe ainda os LVTs com a textura stone.

Módulos diferentes

 

Módulos diferentes

A modularidade de placas e réguas, que podem ser coladas ou clicadas, tornam a paginação dentro de um mesmo cômodo um divertido ‘quebra-cabeça’, pois é preciso encontrar o encaixe entre peças de formas geométricas distintas.

Uma das maneiras de se fazer isso é buscar formatos diferentes dentro da mesma coleção modular, o que ocorre por exemplo na Coleção Ambienta Tech que integra a Linha Click da Tarkett. Nela, é possível encontrar tanto placas quanto réguas.

Outra dica é variar entre placas e réguas de coleções e padrões diferentes, cujo exemplo clássico é a combinação entre placas que reproduzem superfícies rústicas, como a de pedras e o concreto, e as réguas amadeiradas.

Nossa última dica envolve um terceiro formato de piso vinílico, que é o em manta.

Piso Vinílico Cor Veneza Linha Ambienta Coleção Stone e Piso Vinílico Cor Corrientes Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Mantas diferentes

A instalação profissional é ainda mais importante neste cenário, pois o manuseio das mantas é bastante técnico, especialmente no recorte e a selagem das juntas

Pisos Vinílicos em Manta Linha Eclipse Premium – Tarkett

Nossa última dica envolve um terceiro formato de piso vinílico, que é o em manta. Embora ele seja um modelo mais difícil de se combinar com outros por conta da necessidade de recorte, é justamente essa liberdade de ajustá-la ao que você precisa no ambiente que tornam as mantas especiais.

Além da óbvia combinação entre mantas de cores e padrões diferentes, encaixando-se nas dicas acima, você pode combiná-las com os demais formatos, seja para delimitar os ambientes ou até mesmo para fazer uma transição inusitada entre eles.

A instalação profissional é ainda mais importante neste cenário, pois o manuseio das mantas é bastante técnico, especialmente no recorte e a selagem das juntas. O bom acabamento da instalação é fundamental para um visual satisfatório.

Nossa última dica envolve um terceiro formato de piso vinílico, que é o em manta.

Pisos Vinílicos em Manta Linha Decode Coleções Grafito e Ubi – Tarkett

Você já conhecia essa possibilidade de usar dois pisos vinílicos no mesmo ambiente? Compartilhe conosco a sua experiência e se você ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários:

 

Leave a comment