Existe coisa melhor do que descansar no seu quarto após um dia daqueles? Pois acredite, existe um cenário em que essa experiência pode ser ainda melhor!
Descansar em um quarto que foi pensado e decorado do jeito que a gente sempre sonhou é unir o útil ao agradável, uma indescritível sensação de recompensa que faz valer a pena todo o esforço do dia a dia.
Parece cena de filme, mas isso pode estar mais próximo do que você imagina, afinal, mudar o visual desse cantinho tão importante da casa não requer nem mesmo reformas drásticas, daquelas que precisamos colocar tudo pro chão.
Tudo começa pela escolha de um bom piso, elemento que vai agregar de imediato benefícios e possibilidades que melhoram, e muito, a experiência nesse ambiente. Neste post do Blog da Tarkett, vamos listar 7 dicas para decorar o quarto a partir do piso vinílico! Confira:
#1 Aposte nos padrões amadeirados
O visual da madeira é uma excelente escolha para os quartos porque é naturalmente aconchegante, passa a sensação que “aquece” os ambientes. Por estar atrelado ao visual, você não necessariamente precisa da madeira em estado natural para obter isso, pois pisos com padrões amadeirados como o vinílico entregam um custo-benefício maior.
Os pisos vinílicos reproduzem em alta definição o visual da madeira, inclusive nós e os veios. A Tarkett vai além e além dessa estética impecável, também entrega uma textura (embossing) similar ao material natural e que eleva a experiência tátil.
#2 Use as cores a seu favor
As cores exercem grande influência não apenas do estilo da decoração, mas também no nosso estado de humor (mood). Em um ambiente tão importante quanto o quarto, é imprescindível escolher uma paleta que expresse calma e tranquilidade, induzindo-nos ao relaxamento.
Se você prefere não arriscar, o melhor é optar por uma combinação neutra e ir acrescentando cores um pouco mais quentes nos detalhes, como almofadas, roupas de cama e objetos decorativos. Insira aos poucos e veja como você se sente antes de dar um passo além.
#3 Cuidado com a tonalidade do piso
Se nem mesmo na natureza as tonalidades de madeira são iguais, não seriam os padrões amadeirados a contrariar um dos aspectos mais belos deste material. No mercado hoje existem pisos em tonalidades claras, médias e escuras, e isso precisa estar bem alinhado com o décor. Qual faz mais sentido com o que você pretende ter ou tem no quarto atualmente? Compare, faça testes com as amostras e chegue à combinação ideal.
A tonalidade do piso influencia principalmente na percepção que temos sobre o espaço: pisos claros tendem a ampliar enquanto os mais escuros tendem o contrário. Por outro lado, pisos mais escuros tendem a ser ainda mais aconchegantes que os claros. Para mais detalhes sobre tonalidades de piso de madeira, clique aqui.
#4 Conforto aos seus pés
Quando se fala de quarto, não dá pra pensar em outra coisa que não seja conforto. E veja como estamos batendo desde o começo na tecla de maximizar essa experiência, do primeiro ao último segundo que você passa nesse ambiente.
Uma das coisas mais desagradáveis que existem é pisar em uma chão gelado durante o inverno ou até excessivamente quente durante o verão. Os extremos não combinam com um quarto e você vai agradecer por ter, aos seus pés, um vinílico que não se deixa influenciar pelas mudanças de clima e temperatura lá fora. Para entender mais sobre como isso é possível, veja só este artigo.
#5 Ouvidos em paz
Já que falamos de coisas desagradáveis no tópico anterior, o que falar do barulho na hora de dormir? Claro que nem tudo depende de você, mas muitas vezes a origem do ruído pode estar dentro da sua própria casa. E não se esqueça que, no caso de um prédio, você também pode ser um problema para os seus vizinhos.
Alguns tipos de piso, como o laminado, propagam o barulho de uma forma muito mais intensa – e isso se desdobra naquele temido ‘toc-toc’ a cada passo dado em corredores e outros ambientes. O vinílico absorve o som do impacto de uma forma muito mais eficiente e garante noites de sono muito mais tranquilas.
#6 Subindo pelas paredes
Uma das grandes vantagens do piso vinílico é ser um revestimento leve e versátil, o que amplia as possibilidades criativas. Se instalado da maneira correta, ele também pode ser uma boa opção para revestir outras superfícies como uma parede.
É um recurso bastante interessante para criar cabeceiras para camas de casal, por exemplo, ou destacar paredes com o visual da madeira ou até mesmo de superfícies rústicas, já que o vinílico também oferece este tipo de padrão.
#7 Reforma ultrarrápida
Eu sei que você deve estar se perguntando: “Ok, Blog da Tarkett, já deu pra entender que, com essas dicas usando o piso vinílico, dá pra mudar completamente a minha experiência no quarto. Mas vem cá, como é que eu vou fazer tudo isso, não tenho tempo para reformar!”.
Não se preocupe: a Tarkett pensou nisso também e mesmo quem não tem muito para reformar o quarto pode, sim, obter os mesmos benefícios que listamos acima. Com a Linha Tech da Tarkett, você pode reformar o seu quarto utilizando pisos vinílicos clicados e, em menos de 48h, estará usando ele novamente! 😲
CLIQUE AQUI e conheça todos os detalhes dessa incrível solução desenvolvida pela Tarkett para que você possa, de uma vez por todas, dormir em um quarto que sempre sonhou!