Dicas de paginação de piso vinílico

Dicas de paginação de piso vinílico

Tudo o que você precisa saber antes de começar a paginar o seu piso vinílico

Definir qual será a paginação do piso vinílico é tão importante e divertido quanto escolher o formato, o design ou a cor dele. Como um quebra-cabeça, é preciso montar a forma como o piso será distribuído em sua casa ou apartamento.

Além do impacto no visual, a escolha da paginação é essencial do ponto de vista técnico, uma vez que ela é um fator determinante no cálculo da quantidade de piso a ser comprada.

Para tornar esse processo muito mais assertivo, neste post do Blog da Tarkett, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a paginação de piso vinílico e apresentar as principais pra você escolher a sua! Vem com a gente:

Piso Vinílico Cor Peônia – Linha Injoy

O que é paginação de piso?

A paginação de piso consiste em um planejamento que determina como as peças serão distribuídas sobre o contrapiso. É uma espécie de “mapa” que vai ajudar os profissionais envolvidos na obra a antever o desenho, os recortes e a quantidade necessária de pisos.

Linha Ambienta Coleção Series – Pisos Vinílicos Cores Sapucaia; Faia; Jequitibá; Carambola e Castanha

Por que fazer paginação no seu projeto?

Seja qual for o tipo de revestimento, fazer a paginação no projeto é essencial para ser o mais assertivo possível no encaixe das peças, minimizando as perdas de material e garantindo um acabamento mais uniforme e bonito para os ambientes.

Dispor os pisos de forma aleatória durante a instalação, por outro lado, certamente vai implicar em atrasos, excessos de recortes e uma aparência menos uniforme e harmônica para o piso, o que não faz bem nem para os olhos e nem para o bolso.

Além disso, fazer a paginação é importante para planejar o efeito visual que se deseja obter a partir dela em cada ambiente. Cada paginação imprime uma sensação diferente. Por exemplo, algumas transmitem um estilo mais clássico enquanto outras proporcionam uma abordagem mais moderna.

A paginação também pode ajudar a mudar ou reforçar a percepção de espaço que temos dos ambientes, sendo oportuna sobretudo para passar uma sensação de amplitude ou direcionar o olhar no sentido de um elemento de destaque.

Linha Ambienta Coleção Stone (Piso Vinílico Cor Galena) e Linha Ambienta Coleção Design (Piso Vinílico Cor Acero)

O que é preciso saber antes de começar a fazer a paginação?

Antes de começar a fazer a paginação, a principal dica da Tarkett é que você não abra mão de contratar profissionais capacitados para tocar essa que é uma das fases mais sensíveis de uma obra. Economizar aqui pode implicar em custos maiores lá na frente.

Profissionais de arquitetura e design de interiores costumam incluir o planejamento de paginação no escopo de serviços. Revendas especializadas também podem ajudar neste processo.

Reforçamos que esse planejamento prévio ajuda não apenas no cálculo correto da quantidade de piso, mas também a planejar o efeito que se deseja obter a partir da paginação em cada ambiente.

Só que não basta ficar bonito e bem planejado no papel: a execução precisa ser impecável e, por isso, contrate instaladores profissionais capacitados e, de preferência, habituados a trabalhar com o formato de piso que você escolheu.

A garantia oferecida pela Tarkett cobre defeitos exclusivamente relacionados à fabricação, portanto, seja cuidadoso na escolha dos prestadores de serviço e jamais tente instalar por conta própria se não estiver capacitado nem possuir as ferramentas adequadas para isso.

Linha Essence 30 – Piso Vinílico Cor Malva

Paginação de piso vinílico

Diferente de pisos como a cerâmica, por exemplo, a instalação do vinílico é mais rápida, limpa e gera menos perdas. No entanto, você precisa ficar atento a alguns detalhes específicos do vinílico para não errar nesta etapa, confira:

Margem de segurança

Seja qual for o tipo de revestimento, não é recomendado comprar exatamente a quantidade de piso necessária para revestir o projeto. Você sempre precisará comprar um pouquinho mais de piso.

Essa margem assegura tanto eventuais desfalques durante a instalação ou até mesmo no futuro, já que o piso vinílico modular facilita a troca de peças danificadas. A “gordurinha” evita que você tenha de fazer uma nova compra para fazer substituições pontuais sob o risco de apresentarem diferenças de cor, tonalidade ou até mesmo saírem de linha.

Formato

O piso vinílico é distribuído em três formatos: réguas, placas e mantas. Mesmo considerando apenas as opções modulares, que são as mais utilizadas em projetos residenciais, é preciso tomar cuidados específicos tanto com placas quanto com réguas.

Nas réguas, por exemplo, é importante prestar atenção no desenho, evitando que duas réguas do mesmo padrão sejam instaladas uma ao lado da outra. Já nas placas, é importante inverter o sentido para evitar distorções de tonalidade e proporcionar um alinhamento perfeito. Confira essas e outras dicas no Manual Geral de Instalação da Tarkett.

Paginação

A depender do tipo de paginação para o piso, você precisa considerar uma margem de segurança maior ou menor, uma vez que cada estilo implica em mais ou menos recortes, sobretudo para ajustar o desenho nos cantos, quinas e entradas.

Por padrão, costuma-se calcular uma margem mínima de 10% a mais de piso vinílico para cobrir com segurança a maior parte das situações, mas algumas paginações podem exigir 15% ou até mais, portanto, seja assertivo na escolha!

Tipos de paginação

O piso vinílico permite uma grande variedade de paginações para decorar os ambientes com muita personalidade, principalmente no formato régua. Confira abaixo os principais tipos de paginação:

Alinhada

Linha Piemonte – Piso Vinílico Cor Pisano

A paginação alinhada é a escolha perfeita para quem busca uma abordagem clean e elegante. As réguas de vinílico são dispostas em linha reta, criando um visual uniforme que combina com qualquer estilo de decoração.

Essa paginação é ideal para espaços como salas de estar e quartos e proporciona uma sensação de continuidade e amplitude.

Diagonal

Pisos Vinílicos Cores Tabaco e Cambará – Linha Ambienta Coleção Series

Se a ideia é adicionar movimento ao ambiente, a paginação na diagonal é uma excelente opção. As réguas de piso vinílico são instaladas em um ângulo de 45 graus, criando um padrão visualmente atraente.

Essa paginação também é uma boa pedida para corredores e espaços de passagem, uma vez que estimula a sensação de movimento.

Espinha de Peixe

Piso Vinílico Cor Begônia – Linha Essence 30

A paginação em espinha de peixe é uma escolha clássica que remete ao charme das antigas residências. As réguas de vinílico são dispostas em um padrão de zigue-zague, com ângulo de 45 graus em relação a parede e formando uma composição em V.

Essa paginação é perfeita para quartos, salas de jantar, cozinhas e áreas de estar, adicionando um toque de classe e personalidade ao ambiente.

Escama de Peixe

Pisos Vinílicos Cores Faia; Cambará e Aveia – Linha Ambienta Coleção Series

Para aqueles que buscam um estilo moderno e único, a paginação em escama de peixe é uma escolha ousada.

Nesse padrão, as réguas são dispostas em zigue-zague, intercaladas na vertical e horizontal, mas alinhadas à parede, de forma a criar um efeito de uma composição em L, assim como uma escama de peixe.

E aí, qual a sua paginação de piso vinílico preferida? No @tarkettbrasil você encontra essas e muitas outras inspirações, como o incrível reels em collab com a Doma Arquitetura explicando a diferença entre as paginações espinha e escama de peixe, clique aqui e confira

 

Leave a comment