Piso vinílico ou cerâmica: qual traz mais benefícios?

Piso vinílico ou cerâmica: qual traz mais benefícios?

Está em dúvida entre piso vinílico ou piso de cerâmica e não sabe qual escolher? Confira aqui todos os benefícios e diferenciais do vinílico!

Piso vinílico ou cerâmica: o que é mais vantajoso para revestir a sua casa? Essa é uma pergunta frequente que nem sempre é bem respondida, logo, nada mais justo do que se tornar uma pauta aqui do Blog da Tarkett.

Embora seja imprescindível colocar tudo na ponta do lápis, orientar a sua escolha somente pelo aspecto financeiro, ou seja, dizer qual sai mais barato ou qual sai mais em conta distorce qualquer comparação.

Mais importante do que saber quanto você teria de investir é saber o quanto um determinado produto é capaz de proporcionar. Afinal, ele vale o que promete entregar? Assim, acreditamos que o comparativo entre benefícios é a maneira mais assertiva para orientar esta escolha.

Neste post, vamos explicar as principais diferenças entre piso vinílico e piso cerâmico de modo que você tenha um material de apoio consistente e bem embasado para escolher o seu próximo revestimento!

Qual a diferença entre piso de cerâmica e piso vinílico?

Piso de cerâmica e piso vinílico possuem diferenças visuais bastante evidentes, o que logo de cara já facilita a identificação deles pelos consumidores. É diferente do que ocorre entre vinílico e laminado, onde a confusão entre ambos é mais comum.

A primeira e mais gritante diferença entre pisos vinílicos e cerâmicos está na composição. A “receita” de cada um deles nos faz compreender melhor a estrutura destes pisos, pois são características que influenciam em diversos aspectos, como acústica, conforto, praticidade na limpeza, entre outros.

Por falar em receita, é importante distinguir aqui o piso cerâmico comum do porcelanato. Ambos são feitos de argila, mas possuem diferenças significativas em sua composição e características.

O piso de cerâmica é feito de um tipo de argila mais comum, e é moldado e cozido em altas temperaturas. A superfície do piso de cerâmica é mais porosa e menos resistente ao desgaste do que o porcelanato.

Já o porcelanato é desenvolvido a partir de uma mistura de argilas mais selecionadas com minerais e corantes, cuja queima da massa em fornos a gás garante uma peça de base compacta e rígida, além de formar uma superfície esmaltada com ampla variedade de padrões e cores em alta definição.

O piso vinílico, por outro lado, é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, formando uma estrutura leve e flexível. Se você já ouviu falar dele como ‘piso emborrachado’, é importante deixar bem claro que, apesar da flexibilidade, não há qualquer tipo de borracha na composição.

Como escolher o melhor piso para a minha casa?

Piso vinílico conforto acústico

Para escolher o melhor piso para a sua casa entre piso vinílico e piso de cerâmica, é importante levar em conta os gostos pessoais e da família, a rotina da casa e também as especificidades de cada projeto.

Existem situações em que o piso vinílico vai levar vantagem enquanto em outras a cerâmica pode se sair melhor.

Por exemplo: o piso vinílico leva boa vantagem sobre a cerâmica na maioria dos ambientes internos, como por exemplo em quartos, cozinhas, salas e lavabos. Por outro lado, ele não pode ser instalado em banheiros com chuveiro e em áreas externas devido à presença abundante e frequente de umidade e à ação das intempéries.

Isso prova que não existe, certamente, um piso imbatível em todos os cenários possíveis e, às vezes, combinar as soluções de ambos pode ser a melhor saída.

Muitas pessoas acabam errando na escolha de revestimentos porque levam em conta somente o preço ou a estética dos produtos, mas pouco refletem se aquele tipo de piso é adequado para o que aquele ambiente ou o dia a dia da casa precisa. Veja dois exemplos:

Conforto térmico

Quem mora em regiões mais frias ou quentes precisa caprichar na escolha do revestimento porque, sim, eles são capazes de potencializar os extremos das estações a partir das suas características.

Na comparação com a cerâmica, o piso vinílico é uma solução mais equilibrada para suportar as variações de clima e temperatura externa por ser um piso atérmico, ou seja, que não é influenciado significativamente por estas mudanças de temperatura com a mesma facilidade que outros pisos.

Conforto acústico

Pode parecer um excesso de zelo, mas é na hora que você precisa se concentrar em uma tarefa, assistir um filme ou está prestes a pegar no sono que o “toque-toque” que reverbera do piso a cada passada passa a ser um fator de estresse.

Também na comparação com a cerâmica, o vinílico se sai muito melhor por ser um piso macio e flexível, absorvendo melhor o impacto provado pelos passos. A excelente acústica do vinílico, por sinal, é o que faz do vinílico um dos pisos mais utilizados nos quartos e corredores de hotéis: sossego é tudo de bom!

Resistência a riscos, manchas e abrasão

Pisos vinílicos e de cerâmica são altamente resistentes às manchas e à abrasão, desde que sejam especificados conforme a classificação de uso indicada pelos fabricados e normas cabíveis para cada ambiente e perfil de uso.

Por exemplo, um piso vinílico ou de cerâmica indicado para ambientes residenciais jamais poderia ser instalado em um empreendimento comercial, uma vez que ele se desgastaria mais rapidamente. No universo dos vinílicos, em particular, é fundamental que você saiba o que é a capa de uso e nós falamos tudo sobre ela aqui.

Acidentes e mal uso (escolha inadequada de rodízios das cadeiras, ausência de feltros nos pés dos móveis, entre outros) podem provocar algum tipo de risco nos pisos vinílicos, mas diferente da cerâmica, é muito fácil trocar uma régua ou placa de vinílico colada, veja só:

Instalação

A instalação é outro ponto que difere bastante pisos vinílicos e cerâmicas. Compreender essas diferenças ajuda a avaliar qual opção atende melhor a relação entre disponibilidade e necessidade de tempo e recursos, o que naturalmente pode variar muito de projeto a projeto.

A cerâmica é instalada por meio do assentamento das placas, que deve ser feito sobre o contrapiso nivelado utilizando argamassa. Após esse processo, é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar. Ao comprar este tipo de piso, é importante não se esquecer das perdas e comprar de 10 a 15% a mais de material para compensar o que é perdido em quebras no corte das placas.

Já o piso vinílico tem instalação prática e limpa: o tempo de cura é muito menor e não há necessidade de quebra-quebra, uma vez que ele pode ser aplicado sobre outros pisos já existentes (veja o vídeo abaixo), como cimento desempenado, cerâmicas e porcelanatos, desde que estejam nas condições indicadas. Para uma paginação convencional com placas e réguas, a margem extra para compensar as perdas costuma ser de 5%.

Os pisos vinílicos em placas, réguas e mantas são instalados usando adesivo específico. Para reformas ainda mais urgentes, existem opções como a Linha Tech, com réguas encaixadas pelo sistema clique que dispensam o uso de adesivos e até mesmo a necessidade de nivelar rejuntes (até 3 mm). Confira como isso é possível no vídeo abaixo:

Limpeza & Manutenção

A praticidade na limpeza é um fator determinante para um dia a dia mais agradável, pois o menor tempo gasto nessa tarefa faz sobrar mais tempo para outras. Tanto a cerâmica quanto o vinílico são pisos relativamente fáceis de limpar, mas as diferenças de procedimentos podem fazer você economizar.

Para limpar o piso vinílico, basta utilizar um pano ou mop com detergente neutro diluído em água (veja o passo a passo no vídeo abaixo). Isso faz do piso vinílico um revestimento que exige uma quantidade relativamente pequena de água e outros produtos para mantê-lo limpo e bonito.

Nas cerâmicas e porcelanatos, o detergente neutro diluído em água também é a fórmula mais comum para a limpeza diária, mas também são aplicados produtos como desinfetantes, água sanitária e até mesmo vinagre.

Um hábito comumente associado aos pisos frios é a lavagem utilizando a água da mangueira ou em baldes, o que até pode ser interessante nos pisos das áreas externas devido às grandes dimensões, mas não precisa ser frequente em ambientes internos, até porque uma limpeza diária bem-feita elimina esse consumo de água desnecessário.

Exceto os modelos clicados, todos os pisos vinílicos podem ser lavados, desde que não haja água empoçada após a limpeza. Outra dica é não usar produtos abrasivos ou a base de petróleo, pois eles causam uma reação química que acaba danificando o piso permanentemente.

Tecnologia

Piso Vinílico Cor Barbaresco – Linha Piemonte
Piso Vinílico Cor Barbaresco – Linha Piemonte

Devido às tecnologias aplicadas à superfície do piso vinílico, tornando-a menos porosa e a ausência de rejuntes aparentes, o piso vinílico acaba sendo um pouco mais fácil de limpar no dia a dia do que o porcelanato.

Todos os LVTs da Tarkett contam com a exclusiva tecnologia Extreme Protection, camada que reforça a proteção superficial dos pisos. Ela torna a limpeza até sete vezes mais fácil e aumenta a resistência do revestimento contra os raios UV.

Variedade de Cores

Tanto os pisos vinílicos quanto os pisos de cerâmica oferecem uma ampla variedade de cores. Os vinílicos podem ser encontrados em padrões e cores que reproduzem madeira, pedras, ladrilhos, metais e outros materiais. O acabamento também é variado, entre opções foscas, brilhantes e texturizadas.

Da mesma forma, a cerâmica também possui uma grande diversidade de opções e designs, o que permite que você escolha um piso, seja qual for, que certamente vai atender aos seus gostos e necessidades.

Com tantos argumentos, pode ficar difícil chegar a uma conclusão sobre qual tipo de piso acaba oferecendo o melhor conjunto de benefícios para um projeto. Não tem problema! A Tarkett preparou uma tabelinha pra você tirar as suas próprias conclusões:

Agora que você já sabe que o piso vinílico é uma opção confiável, viável e competitiva frente a cerâmica, é hora de navegar pelas diferentes linhas residenciais e comerciais que a Tarkett! Clique e escolha a sua favorita!

Leave a comment