Confira nossas dicas para deixar tudo combinando com seu piso vinílico!
O piso vinílico pode ser o seu principal aliado para um quarto se tornar relaxante. Tomando o lar como um ‘refúgio’, os quartos – e a casa como um todo – passam a ser protagonistas de um morar ainda mais preocupado com a saúde e o bem-estar.
Se por um lado nos tornamos ainda mais exigentes em relação à facilidade de limpeza em qualquer ambiente, passamos a exigir mais conforto e aconchego para relaxar – a questão que cada um relaxa de um jeito, não é mesmo?
Para lhe ajudar a fazer projeto que se encaixa no seu jeito, a Tarkett apresenta neste artigo 5 dicas para fazer um quarto relaxante com piso vinílico, revestimento do qual a marca é líder mundial de mercado. Se o seu foco é o quarto de casal, este outro artigo do Blog da Tarkett também pode te ajudar – clique aqui para ler.
Explore as sensações táteis
Não seria exagero dizer que o piso vinílico pode proporcionar uma grande diversidade de experiências táteis. É um revestimento mais flexível do que outros tradicionais tipos de piso, como laminado e o porcelanato.
Além disso, por agregar conforto térmico e ser agradável ao caminhar descalço, você pode tornar seu espaço mais relaxante ao fazer uma variação de texturas da superfície do piso entre o quarto e o corredor, por exemplo.
Se você gosta das texturas da madeira, dos tecidos e das superfícies rústicas, as linhas de pisos do tipo LVT da Tarkett estão disponíveis em 5 texturas:
- Rústica: nós e veios na sua expressão mais original
- Lisa: acabamento clássico, com relevo sutil
- Hand Scraped: alto relevo, simulando o acabamento manual do formão
- Saw Cut: relevo inspirado nos sulcos e veios da madeira serrada
- Stone: textura suave do polimento de superfícies rústicas
Explore os efeitos visuais
Quando aplicado à arquitetura e ao décor, os efeitos visuais podem tanto minimizar eventuais limitações quanto potencializar as virtudes dos produtos e dos ambientes – pisos e paredes são essenciais para o sucesso dessa técnica.
A técnica de aumentar a sensação de amplitude é oportuna em pequenos espaços, tornando-os mais relaxantes para quem se sente enclausurado. Você já deve ter ouvido falar que espelhos ajudam a deixar os cômodos com a aparência de serem maiores, mas você pode ir além!
Além de cores claras para tirar melhor proveito da luz natural, você pode optar por placas e réguas em grandes formatos ou pisos vinílicos em mantas residenciais, reduzindo a quantidade de juntas em uma paginação mais uniforme visualmente no quarto.
Padrão amadeirado: escolha certeira
Os padrões amadeirados são unânimes nos quartos porque acrescentam uma característica natural de madeira: o visual aconchegante que ‘aquece’ os ambientes. Os pisos vinílicos reproduzem em alta definição as nuances, inclusive nós e veios, assim como a textura de diversos tipos de acabamento.
A escolha da tonalidade deste padrão, seja qual for, depende do estilo e da paleta de cores desejados para a decoração, ou seja, ela deixa de fazer sentido se não tiver alguma relação com a pintura das paredes e os acabamentos do mobiliário, por exemplo. Confira neste artigo tudo sobre como acertar na escolha do tom do seu piso amadeirado.
Ouse nas cores
Descontrair-se é uma ótima maneira de relaxar. As paginações criativas com pisos vinílicos podem incentivar essa sensação de relaxamento a partir da combinação de cores e tonalidades contemporâneas.
Se você acrescentar a possibilidade de paginar com formas geométricas às cores, tudo pode ficar ainda mais divertido – é a proposta da Coleção Make It da Linha Ambienta®, que além dos formatos quadrados e retangulares, oferece ainda placas triangulares e trapezoidais.
Chega de toque-toque
Não há como relaxar no quarto e muito menos trabalhar ou estudar em casa se o seu piso é barulhento ao propagar o som dos passos – não à toa o ‘toque-toque’ ao caminhar é temido inclusive nos escritórios por atrapalhar a concentração e, por que não, o bem-estar.
O piso vinílico absorve consideravelmente o som causado pelo impacto ao caminhar, proporcionando um sono mais tranquilo – e se você mora em apartamento, acaba também colaborando com o sono dos vizinhos.
Com essas dicas ficou bem mais fácil deixar seu quarto relaxante, não? Está pensando em fazer uma reforma no seu quarto em breve? Compartilhe suas dúvidas conosco nos comentários: