Qual é o melhor revestimento para escadas?

Qual é o melhor revestimento para escadas?

Saiba como usar pisos vinílicos para transformar escadas!

Piso vinílico é uma excelente opção para revestimento de escadas

Selecionar um revestimento para escadas é um dos grandes desafios da decoração de interiores, pois é uma transição entre pavimentos de uma residência que necessita de cuidados da estética à segurança dos moradores.

Mas como equilibrar esses fatores sem deixar de ter uma escada bonita e elegante ao mesmo tempo que ela proporciona segurança e resistência às quedas e ao escorregamento?

O piso vinílico é um dos revestimentos mais recomendados para revestir escadas justamente porque carrega esses e muitos outros atributos que se tornam, na verdade, benefícios que se pagam ao longo dos anos.

Em outras palavras, este é o melhor revestimento para escadas porque apresenta uma melhor relação custo x benefício se levarmos em conta o desafio que as escadas proporcionam aos especificadores e instaladores.

No post de hoje do Blog da Tarkett, vamos apresentar os benefícios e as múltiplas possibilidades de se revestir escadas utilizando o universo dos pisos vinílicos! Vamos nessa?

Piso vinílico proporciona instalação prática, rápida e limpa em escadas

Instalação prática e rápida

Diferente de uma sala ou até mesmo um corredor, a disposição dos pisos em uma escada exige muitos recortes, cenário em que o vinílico se destaca por ser um piso leve, fácil de manusear e cortar em espaços que costumam ser apertados e até íngremes.

Outra diferença significativa é o tempo de cura, já que adesivo do vinílico seca mais rapidamente do que um piso de cerâmica/porcelanato, logo, permite a liberação do tráfego entre os pavimentos em poucos dias.

Limpeza fácil

Escadas podem concentrar uma parte considerável do tráfego de uma residência, já que na maioria das vezes ela é a responsável por ligar a área social à íntima da casa. É natural, portanto, que ela acabe suja com o sobe e desce dos calçados.

O piso vinílico não exige nada mais nada menos do que uma varrição prévia, seguida da aplicação de um pano umedecido em detergente neutro diluído em água. Depois de secar tudo com um pano limpo, pronto, sua escada está pronta para o uso! 

Bem melhor do que ter que esfregá-la e transformá-la em ‘cachoeira’ usando mangueira e balde, certo?

Conforto térmico e excelente acústica

O piso vinílico é um revestimento atérmico, portanto, não é influenciado pelas variações de temperatura externa, o que oferece uma sensação agradável aos pés durante todo o ano. Além de seguro ao escorregamento, torna a caminhada muito mais confortável.

Outro ponto muito interessante é a eficiência do vinílico absorvendo o som do impacto dos calçados, logo, é a melhor maneira de colocar um ponto final no barulho propagado pela circulação das pessoas pela escada.

Múltiplas possibilidades

Engana-se quem pensa que revestir uma escada com pisos vinílicos consiste em utilizar somente padrões amadeirados. Embora seja a aplicação mais clássica, há quem prefira ousar um pouco mais.

Além de opções coloridas como estas réguas da moderna Linha Ambienta Coleção Make It, vale conferir as peças que imitam granilite, pedras e o concreto na Linha Ambienta Coleção Stone e os divertidos padrões da Linha Ambienta Coleção Design. Uma dica para tirar proveito dessas estampas mais ousadas é usar a superfície frontal de cada degrau e formar uma sequência que se completa quando olhamos o todo, a exemplo da famosa Escadaria Selaron no Rio de Janeiro, por exemplo.

Acabamentos em metal

Até alguns anos atrás o mercado brasileiro não possuía nenhuma solução exclusiva de acabamentos para vinílicos, apenas alguns acabamentos feitos para outros materiais que, muitas vezes, eram extremamente grosseiros e muito aparentes.

Isso motivou a Tarkett a lançar acabamentos em metal específicos para pisos vinílicos. Tanto para a parte interna como externa de degraus e também as quinas nas paredes, os Acabamentos Testeira e Acabamento Interno Degrau são uma excelente solução para dar aquele toque final no seu projeto. Conheça toda a linha de acessórios da Tarkett clicando aqui.

Viu só como o piso vinílico é a melhor opção para revestir escadas? Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizá-lo neste cenário de instalação, estamos te aguardando nos comentários:

 

Leave a comment