5 ideias de decoração com pisos amadeirados

5 ideias de decoração com pisos amadeirados

Dicas para não faltar inspiração na hora de decorar seu projeto com pisos vinílicos

Piso Vinílico Cor Carvalho Cinza – Linha Click Coleção Ambienta Tech – Tarkett

A estética da madeira é muito valorizada em projetos de arquitetura e design de interiores por ser capaz de ‘aquecer’ os ambientes, agregando sofisticação e a tão desejada sensação de aconchego aos cômodos onde é inserida. 

Dentre as opções disponíveis no mercado, o piso vinílico amadeirado vem se firmando nos diferentes tipos de revestimento como uma alternativa mais viável em relação à madeira natural, reproduzindo em alta definição as nuances, inclusive nós e veios, assim como a textura do material original.

No entanto, ao decorar com pisos amadeirados, é possível ir além do convencional e criar um projeto cheio de personalidade. Com uma grande variedade de padrões disponíveis e instalação rápida, a Tarkett possui uma cartela variada de vinílicos amadeirados, que podem ser utilizados de diferentes maneiras no décor. 

Neste artigo do Blog da Tarkett, selecionamos cinco ideias de decoração com pisos vinílicos amadeirados para te inspirar em seu projeto. Vem com a gente!

Piso Vinílico Cor Acácia – Linha Click Coleção Essence – Tarkett

#1 Explore os contrastes entre tons claros e escuros

Para definir a tonalidade de madeira ideal para o piso do seu projeto é necessário ter em mente a paleta de cores e o tipo de acabamento do mobiliário que você irá utilizar na decoração.

No entanto, um truque simples para combinar a tonalidade de madeira do décor é apostar no contraste entre móveis e piso. Por exemplo, se você optar por um piso amadeirado de tom claro, aposte em móveis mais escuros. 

Já se você optar por uma tonalidade mais escura para o revestimento, a dica escolher peças mais claras ou até mesmo em cores mais vivas para os outros acabamentos.

Piso vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

#2 Crie a sensação amplitude com tons amadeirados claros

Uma realidade cada vez mais comum em imóveis brasileiros é contar com espaços reduzidos. Nestes casos, os tons claros podem ser ótimas opções, uma vez que provocam o efeito de amplitude e potencializam a iluminação, principalmente no caso de uma cozinha ou sala de estar com baixa incidência de luz natural.

Sabemos, também, que algumas pessoas tem um pé atrás com pisos claros porque se deixaram levar pelo mito de que estes pisos sujam mais. No entanto, se você limpa frequentemente o piso e da maneira correta, não há o que temer. E no caso do vinílicos, a facilidade de limpeza é ainda maior!

Confira também: 3 erros comuns na hora de limpar o piso vinílico

Piso Vinílico Cor Begônia – Linha Essence 30 – Tarkett

#3 Desenvolva paginações criativas

Além das diferentes combinações entre piso e mobiliário, com os pisos vinílicos amadeirados é possível criar paginações exclusivas e muito criativas a partir da instalação, já que a maior parte das peças deste padrão são réguas.

Uma ótima aposta de paginação é realizar a instalação de réguas de intercaladas em ângulo diagonal ao ambiente. Essa técnica de paginação é conhecida como ‘Espinha de Peixe’, mas você também vai ouvir falar dela como Chevron. 

Além disso, você pode brincar com as tonalidades entre réguas para criar diferentes efeitos (de contraste ou até algo similar ao degradê) na paginação do seu piso.

Vinílico amadeirado é uma boa opção para revestir paredes e criar painéis de TV

#4 Do chão ao teto

Que os vinílicos amadeirados são a melhor opção para o piso você já sabe. Mas por que restringir sua aplicação ao chão? Eles também são uma ótima solução para revestir as paredes e até mesmo o teto.

Na parede, você pode se aproveitar da modularidade e a leveza das réguas coladas para criar painéis de TV, destacar toda a parede ou utilizá-las para dividir a parede ao meio, tal como um rodameio e os lambris.

Já no teto, você pode desenvolver uma paginação que se desenvolve do piso, passando pela parede e terminando no teto, ressaltando o ambiente. Outra possibilidade é dar a sensação de rebaixamento do teto utilizando tonalidades de vinílicos amadeirados mais escuras, o que pode ser uma ótima ideia em situações de pé-direito excessivamente alto.

Piso Vinílico Cor Bétula – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

#5 Tons amadeirados escuros para mais conforto no quarto

Cada vez mais pessoas têm utilizado padrões mais escuros para casa toda, mas precisamos ressaltar que eles são excelentes opções para os ambientes mais íntimos da casa, sobretudo nos quartos.

As tonalidades mais escuras da madeira promovem uma sensação adicional de aconchego, o que é ideal para ambientes de repouso. Além disso, ao se aproximar do preto, acrescenta-se à noção de elegância e sofisticação que essa cor naturalmente impõe.

No entanto, caso seu cômodo tenha uma metragem reduzida, abusar dos tons escuros vai sobrecarregar o espaço. Sendo assim, uma boa possibilidade para trazer mais acolhimento ao ambiente é apostar nos tons médios.

Já conhecia todos esses truques de decoração com pisos vinílicos amadeirados? Comente aqui o que achou dessas dicas e aproveite para conferir nosso portfólio de amadeirados para projetos residenciais!

 

 

Leave a comment