Piso vinílico na cozinha: durabilidade, estilo e facilidade de limpeza

Piso vinílico na cozinha: durabilidade, estilo e facilidade de limpeza

Talvez por ainda ser uma novidade para muitas pessoas, o piso vinílico costuma estar associado a mitos. Um dos mais comuns é aquele que diz que não é possível utilizá-lo em cozinhas, dá pra acreditar? 😂

O argumento por trás deste mito se baseia na crença de que o piso poderia manchar ou ser difícil de limpar ao entrar em contato com alimentos, gordura e líquidos, incidentes comuns em qualquer cozinha.

Afinal, qual é a verdade: o piso vinílico pode ou não ser usado para revestir a cozinha?

Cozinha com piso em manta, Linha iQ Surface  - Piso Vinílico Cor 21089165
Linha iQ Surface – Piso Vinílico Cor 21089165

 

SIM! O piso vinílico não apenas é recomendado para cozinhas residenciais, como também é muito bem-vindo dada a quantidade de vantagens que ele agrega para um ambiente tão dinâmico e importante como esse!

No post de hoje do Blog da Tarkett, vamos acabar com esse mito de uma vez por todas! Aqui você vai aprender a escolher o tipo de piso vinílico correto para cozinhas e as vantagens de escolher este revestimento como seu próximo piso! 🙂

Cozinha integrada com sala, Linha Injoy - Piso Vinílico Cor Peônia
Linha Injoy – Piso Vinílico Cor Peônia

Qual tipo de piso vinílico utilizar na cozinha?

Não há uma restrição que impede a escolha de um tipo específico de piso vinílico para cozinha, portanto, seja ele clicado ou colado, seja ele uma placa, uma régua ou uma manta, todos vão entregar praticamente os mesmos benefícios.

Ocorre que em uma cozinha, sobretudo aqui no Brasil, notamos que há uma preferência das pessoas em poder lavar este ambiente, uma vez que a dinâmica do preparo das refeições acaba sujando bastante o espaço.

Se esse é o seu caso, a Tarkett recomenda a escolha de um piso vinílico do tipo colado (modular ou manta), que pode ser lavado, desde que você siga os procedimentos recomendados para limpeza (clique aqui para assistir) e não deixe a lâmina da água secar “no tempo”.

O clicado não é recomendado para pessoas que preferem lavar o piso da cozinha porque ele é apenas encaixado sobre a superfície, não há a aplicação de adesivo. Isso significa que a água escorre pelas juntas e se acumula no contrapiso, gerando problemas como infiltrações e mau cheiro.

Se você não tem o hábito de lavar a cozinha, então não há o menor problema: diferente de um laminado, é possível utilizar o piso clicado e mantê-lo limpo apenas seguindo o ritual da limpeza (clique aqui para assistir).

Cozinha, Linha Tech Coleção Essence - Piso Vinílico Cor Astúrias

Linha Tech Coleção Essence – Piso Vinílico Cor Astúrias

Vantagens do piso vinílico na cozinha

Perdoem-nos pela analogia, mas o fato é que o cardápio de vantagens do piso vinílico na cozinha é muito variado. Opções não faltam para transformar a experiência neste ambiente. Confira:

Facilidade de limpeza

Não há como viver em uma cozinha sem limpá-la. Se existem opções que tornam esse processo ainda mais fácil, por que não investir nisso? A Tarkett desenvolveu tecnologias como a Extreme Protection justamente para isso.

O tratamento aplicado sobre a superfície torna o piso até 7x menos poroso e, por consequência, mais fácil de limpar na mesma proporção. Isso significa que fica muito mais fácil remover pedaços de alimentos, comida, gordura e líquidos, sem dar moleza para possíveis manchas.

Conforme explicamos acima, você pode até lavar o piso se for do tipo colado, mas no dia a dia você vai acabar percebendo que manter um piso Tarkett limpo requer menos água e produtos químicos – é economia na certa! 👏

Conforto acima da média

De nada adianta ter uma cozinha fácil de limpar se, na prática, você não vê a hora de sair dela. Seja qual for o ambiente, tudo que queremos é nos sentirmos à vontade e acolhidos dentro de casa.

Tornar a cozinha mais confortável é algo a se pensar, sobretudo, se levarmos em conta que é um ambiente que precisamos lidar com o desconforto gerado pelo excesso de barulho e calor. Por que se acostumar com algo que pode ser aperfeiçoado?

O piso vinílico é uma ótima escolha para cozinhas por ser um revestimento que não se deixa influenciar pelas variações de temperatura internas e externas, além de possuir um excelente desempenho acústico. Ele absorve o som do impacto e reverbera o barulho em menor intensidade. Conforto para o ano todo, seja qual for a receita!

Variedade de cores e estilos

Olhe para a sua cozinha atualmente e reflita: ela reflete tudo aquilo que você se identifica e gostaria de expressar? Fica muito mais fácil atingir esse objetivo quando há opções de sobra no piso vinílico em termos de linhas, formatos, padrões, cores e texturas.

Engana-se quem pensa, no entanto, que é preciso mover mundos e fundos para reformar o piso de uma cozinha. A depender do tipo e do estado do piso atual, pode ser que você nem precise retirá-lo, já que o piso vinílico pode ser aplicado sobre outros revestimentos já existentes – saiba mais aqui.

Piso vinílico e reforma têm tudo a ver e para mostrar isso na prática, vale muito a pena você conferir um dos episódios da 2ª Temporada do Missão Décor Tarkett, onde o arquiteto Ricardo Abreu comandou a reforma de uma cozinha, mas não uma cozinha qualquer: uma cozinha de chef!

Ficou claro agora porque o mito do “piso vinílico e cozinha não combinam” não faz o menor sentido? CLIQUE AQUI e conheça todas as linhas de piso vinílico da Tarkett que podem ser aplicadas em cozinhas residenciais!

Leave a comment