Dicas de reforma: como realizar a instalação da manta vinílica?

Dicas de reforma: como realizar a instalação da manta vinílica?

Saiba como e onde esses modelos de pisos vinílicos podem ser aplicados

Piso Vinílico em Manta Cor Beige – Linha Decode Coleção Wood – Tarkett

Se você acompanha nosso blog, muito provavelmente já conhece os diversos benefícios que o piso vinílico oferece para os mais variados tipos de projetos, sejam eles residenciais, corporativos, para o comércio, escolas, ou da área de saúde.

Dentre os modelos e formatos disponíveis, a manta vinílica pode ser considerada a menos conhecida, no entanto, reúne as mesmas e mais algumas vantagens para o seu dia a dia, uma vez que os pisos vinílicos em manta são muito práticos e até mais higiênicos que os outros formatos, pois possuem um número reduzido de juntas.

A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção especial com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira, possuem melhor isolamento acústico e são bastante resistentes ao tráfego, atendendo às principais necessidades de ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

Além disso, esses modelos também são bastante utilizados em escolas, quartos e ambientes infantis, pois reduzem o impacto de quedas, entregam conforto térmico, colaboram com a qualidade do ar interno e são antialérgicas.

Geralmente distribuídas em rolos, as mantas da Tarkett também possuem instalação ágil, mas que ainda geram algumas dúvidas na hora da reforma para quem ainda não conhece esse revestimento.

Pensando nisso, neste artigo do Blog da Tarkett trouxemos tudo o que você precisa saber para realizar a instalação da manta vinílica da maneira correta. Vem com a gente!

Onde posso instalar a manta vinílica?

Uma das grandes vantagens de todos os tipos de pisos vinílicos é a instalação rápida e limpa. Você pode instalá-los sobre pisos antigos, o que facilita muito as reformas que precisam ganhar tempo e reduzir o quebra-quebra.

Os modelos em manta podem ser instalados sobre outros revestimentos como cimento queimado, lajes de concreto, cerâmica, mármores, granitos polidos e porcelanato, desde que o contrapiso esteja devidamente preparado. No entanto, você não deve aplicar a manta sobre o piso de madeira.

Para um resultado perfeito, os pisos vinílicos em mantas, antes de serem instalados, necessitam de uma camada de massa autonivelante, já que o contrapiso precisa estar firme e nivelado. Como as mantas são coladas, também se faz necessário um adesivo específico, produto que também pode ser encontrado na Tarkett.

Mas não se esqueça, é indicado que a aplicação seja feita sempre por profissionais qualificados e em ambientes internos e secos.

Como instalar a manta vinílica?

Agora que você já sabe onde pode instalar o piso vinílico, é hora de conhecer o passo a passo da aplicação. Você também pode acompanhar a explicação que faremos abaixo por meio desses dois vídeos em nosso canal no YouTube:

Antes de começar a instalação, é muito importante que você certifique se a cor e o código do lote são as mesmas do piso que você comprou. Com tudo em ordem, você deve conferir a planta de paginação para planejar a marcação do eixo no sentido correto.

Para marcar o eixo de instalação a partir da parede de início, é necessário descontar ao menos 10 cm de largura do piso e traçar uma linha reta. Após isso, corte a manta no tamanho da área de instalação e a deixe assentar por pelo menos 20 minutos.

Dado o tempo necessário, posicione a primeira manta junto ao eixo e corte os excessos junto às paredes, se for necessário, para melhor posicionar o produto. 

Para aplicá-la, dobre metade da manta para trás e limpe bem o verso. Nessa área você deve aplicar o adesivo, espalhando o produto com uma desempenadeira dentada com lâmina a quatro e passando na sequência um rolo de lã de pelo baixo para remover as marcas dos dentes.

Para confirmar se o adesivo já está pronto, toque a área com os dedos; se a ponta dos dedos ficar limpa e o adesivo ainda estar grudando, você já pode iniciar a instalação. Caso o adesivo ainda esteja úmido ou já tenha passado o tempo da cola, não instale o piso nessas condições e refaça o passo anterior.

No próximo passo, posicione a manta sobre o adesivo tomando cuidado para não perder o alinhamento e pressione com uma régua revestida de carpete para assentar bem o revestimento, garantindo que fique bem aderido à base. Repita esse procedimento com a outra metade. 

Se houver uma segunda manta, você deve posicioná-la ao lado da primeira mantendo a direção do desenho. Depois, sobreponha a segunda parte a pelo menos 3 cm da primeira e faça o mesmo processo de colagem.

Por fim, cole uma fita crepe de 5 cm de largura nas emendas para aplicar o Selanfix®. Nesse processo, você deve cortar o meio da fita com um estilete e passar de forma lenta e continua o adesivo para selar as juntas. Após a secagem do produto, remova a fita crepe para finalizar a instalação.

Como cuidar da sua manta

Com a instalação concluída, é fundamental que você também saiba como conservar seu vinílico. Assim como nos outros modelos de vinílico, evite qualquer tipo de produto químico abrasivo ou cera na limpeza do vinílico, prologando sua vida útil. 

Para uma higienização de maneira eficaz e ágil, o ideal é utilizar apenas um pano úmido com detergente neutro e evitar deixar água empoçada sobre o piso, secando tudo com um pano limpo a cada higienização.

Conseguimos descomplicar a instalação do piso vinílico em manta? Conte pra gente nos comentários!

 

Leave a comment