É necessário utilizar uma manta acústica para isolamento do som entre o piso vinílico e o contrapiso cimentado? Essa é uma das dúvidas mais frequentes que recebemos nos canais de atendimento da Tarkett, é a líder mundial em pisos vinílicos vai resolvê-la definitivamente neste post!
Antes de mais nada, é importante definir bem o que estamos falando. A manta acústica é um material que ajuda a reduzir significativamente os ruídos de impacto causados principalmente pelos passos.
Ela é instalada justamente entre o piso e o contrapiso, trazendo maior conforto acústico aos ambientes, e também ajuda a corrigir falhas da superfície. Existem diferentes tipos de mantas para atender a necessidades e perfis variados de projetos.
É muito importante que você não confunda este material com o formato de piso vinílico em manta, pois são totalmente diferentes – enquanto a manta acústica é um complemento para revestimentos, o vinílico em manta é um piso por si só.
Preciso instalar manta acústica com piso vinílico?
Agora que você já sabe a definição e o uso de uma manta acústica, podemos voltar à pergunta inicial: é preciso instalar uma manta específica entre o piso vinílico e o contrapiso para desfrutar de ambientes com excelente acústica?
Não! Diferente do que ocorre nos pisos laminados, o vinílico dispensa totalmente a necessidade de se instalar previamente mantas de qualquer espécie para minimizar o som do impacto, mesmo quando o modelo é clicado!
Pelo contrário, é um dos revestimentos mais eficazes na absorção dos ruídos, sendo muito indicado para projetos corporativos e de saúde, onde o barulho é um elemento indesejado.
Nos laminados a manta se torna necessária porque se trata de um material de alta densidade, com baixa resistência à compressão, logo, o som reverbera com muito mais facilidade por conta da rigidez da matéria-prima (derivados de madeira). As réguas do laminado são encaixadas sobre a manta, diminuindo o barulho.
Já a composição do piso vinílico é feita de PVC misturado a outros elementos como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Trata-se de um revestimento muito mais leve e flexível, atributo que favorece a performance acústica – superando com folga neste quesito outros tipos de piso como o laminado, madeira natural, pedra, cerâmica e porcelanato.
Diferenças entre os pisos vinílico e laminado
Acreditamos que a necessidade ou não de se instalar uma manta acústica se explica pela confusão que algumas pessoas ainda fazem do vinílico com o laminado. Visualmente eles até se parecem, mas como já adiantamos acima, eles se diferem na composição e na acústica. Mas essas não são as únicas diferenças entre eles. Confira outras:
Instalação
A instalação do piso laminado é indicada para áreas residenciais de média circulação, como quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego. Já os vinílicos, por terem maior variedade de formatos e elevada resistência, são indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais.
Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples.
Manutenção
Por serem feitos de materiais derivados da madeira, os laminados não podem de forma alguma terem contato com água durante a limpeza, caso contrário, isso levará ao estufamento e posterior apodrecimento deste revestimento.
Nos pisos vinílicos, é possível até lavar os colados, enquanto os clicados podem ser limpos com pano úmido. O passo a passo da limpeza você pode conferir neste post, que também explica as diferenças entre os modelos colado e clicado.
Para resumir a história, nada melhor do que uma tabela para que você comparar os benefícios proporcionados por vinílicos e laminados e, a partir daí, tirar as suas próprias conclusões:
Agora que você já sabe que não precisa instalar uma manta acústica entre o piso vinílico e o contrapiso, que tal tirar do papel aquela ideia de renovar a decoração de casa para desfrutar a melhor acústica que um piso pode oferecer!