Manutenção do revestimento: piso vinílico x cerâmica

Manutenção do revestimento: piso vinílico x cerâmica

Conheça as diferenças de manutenção e limpeza entre eles

Você sabia que, ao escolher um revestimento, é essencial considerar a facilidade de manutenção e limpeza, especialmente para garantir a durabilidade e o visual impecável do seu ambiente?

Neste contexto de busca pelo piso ideal, dois revestimentos são frequentemente comparados: cerâmica ou piso vinílico, afinal, qual deles oferece mais praticidade para o projeto?

A resposta é relativa, mas acreditamos que, ao comparar os processos e os benefícios de cada um deles, você irá se sentir seguro para tomar uma decisão correta, ou seja, aquela que está alinhada não apenas com o que você gosta, mas também com o que você precisa em sua casa.

Pensando nisso, se você está na dúvida entre cerâmica e piso vinílico, vamos explorar as diferenças, destacando os benefícios de cada um para que você mesmo possa comparar e fazer a escolha certa!

Piso Vinílico Cor Peônia – Linha Injoy

Cerâmica x Pisos Vinílicos

Primeiramente, é importante destacar que cerâmica e piso vinílico são revestimentos distintos, o que facilita a identificação. É um pouquinho diferente do que ocorre entre vinílico e laminado, onde a confusão costuma ser maior.

A diferença mais importante entre vinílicos e cerâmicas é a composição. A cerâmica é feita de argila moldada e cozida em altas temperaturas, sendo mais porosa e menos resistente ao desgaste em comparação com o porcelanato.

O piso vinílico, por outro lado, é feito de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, formando uma estrutura leve e flexível. Se você já ouviu falar dele como “piso emborrachado”, é importante deixar bem claro que, apesar da flexibilidade, não há qualquer tipo de borracha na composição.

As diferenças na “receita” de cada um desses revestimentos influenciam em diversos aspectos técnicos e estéticos, como acústica, conforto térmico, instalação e, principalmente, na manutenção e limpeza.

Isso é crucial para o seu dia a dia, pois menos tempo gasto na limpeza significa mais tempo para outras atividades, não é mesmo? Ambos são fáceis de limpar e manter, mas veja só – existem algumas diferenças:

Pisos Vinílicos

A limpeza do piso vinílico é fácil de manter, exigindo uma quantidade relativamente pequena de água, detergente neutro e um par de panos para manter o piso limpo e bonito. Veja abaixo o passo a passo completo:

 

Exceto para os modelos clicados, todos os pisos vinílicos colados podem ser lavados, desde que a água não fique empoçada. Evite produtos abrasivos ou à base de petróleo, pois eles podem danificar permanentemente o piso.

Caso seja preciso trocar uma peça danificada de piso vinílico, a substituição é prática! Basta descolar as réguas ou placas avariadas para substituí-las por outras, sem a necessidade de retirar todo o piso (por isso é importante sempre comprar um pouco a mais justamente para esse tipo de emergência). Confira como é feita a troca:

Cerâmica

Nas cerâmicas e porcelanatos, o detergente neutro diluído em água também é a fórmula mais comum para a limpeza diária, mas também são aplicados produtos como desinfetantes, água sanitária e até mesmo vinagre.

Um hábito comumente associado aos pisos frios é a lavagem utilizando a água da mangueira ou em baldes, o que até pode ser interessante nos pisos das áreas externas devido às grandes dimensões, mas não precisa ser frequente em ambientes internos, até porque uma limpeza diária bem-feita elimina esse consumo de água desnecessário.

Diferente do vinílico, a substituição de placas e réguas cerâmicas é mais complicada, uma vez que esse tipo de piso é instalado no contrapiso por meio de argamassa e acabado com rejuntes nas bordas.

Como você pode notar acima, o piso vinílico oferece benefícios de limpeza e manutenção mais competitivos em relação ao piso de cerâmica, o que o torna uma escolha perfeita para revestir e decorar sua casa. Aproveite para conferir no site da Tarkett as melhores opções de pisos residenciais!

Leave a comment