Tarkett ESG: Iniciativas Ambientais, Sociais e de Governança

Tarkett ESG: Iniciativas Ambientais, Sociais e de Governança

Conheça os compromissos assumidos pela Tarkett em ESG

A sigla ESG vem orientando os esforços globais em três áreas cruciais para o futuro do planeta e da própria humanidade: governança ambiental, social e corporativa. A partir destes pilares, organizações de todo o mundo estabelecem suas estratégias.

Para a Tarkett, sustentabilidade vai muito além de cumprir metas e objetivos. É preciso incorporá-la profundamente, fomentar uma nova mentalidade que se manifestará nas decisões diárias em direção a um futuro mais consciente.

Neste contexto emerge o Tarkett Design Humano-Consciente, que simboliza o nosso compromisso de estar ao lado das gerações presentes e futuras para criar, todos os dias, pisos e superfícies esportivas que sejam boas para as pessoas e para o planeta. Conheça mais sobre o conceito no vídeo abaixo:

O que é ESG?

O termo ESG é uma abreviação para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, na tradução para o português). Ele representa um conjunto de critérios e práticas que as organizações, sobretudo as privadas listadas em bolsa, devem seguir para guiar o investimento socialmente responsável e a avaliação do desempenho no futuro. 

Cada vez mais, a análise de fatores ESG se torna parte essencial das tomadas de decisões de investimentos, não apenas por considerações financeiras à curto prazo, mas também pela compreensão dos impactos de longo prazo das questões ambientais, sociais e de governança.

A pegada de carbono e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) são parte integral dessa avaliação, uma vez que estabelecem um norte a seguir.

Engana-se quem pensa que ESG e o próprio conceito de sustentabilidade referem, apenas, a preocupações ambientais. As dimensões social e de governança são tão importantes quanto e, acima de tudo, uma depende da outra para seguir adiante.

Uma governança corporativa eficaz é crucial para garantir que as empresas atendam aos mais altos critérios de transparência, ética e responsabilidade. Cada vez mais, a informação não-financeira, que inclui fatores ESG, está se tornando o grande diferenciador na avaliação do valor de uma empresa.

Isso se deve à crescente compreensão de que a sustentabilidade não é apenas sobre impactos imediatos, mas sim sobre a capacidade de uma empresa de criar valor de forma perene, equilibrando o sucesso financeiro com a minimização ou, quando possível, erradicação dos impactos ambientais e sociais. 

À medida que as questões ESG se tornam uma parte central das estratégias de negócios, as empresas estão se preparando para um futuro em que a responsabilidade e a sustentabilidade não serão apenas escolhas, mas sim imperativos essenciais para o crescimento duradouro e a contribuição positiva para o mundo.

Como colocamos o ESG em prática?

Na Tarkett, a sustentabilidade não é um bônus ou algo para se “ter em mente”. Ela está no cerne das nossas atividades. Para que esse compromisso possa sair do papel e fluir de maneira prática e assertiva, estabelecemos três áreas principais de foco.

A empresa abraça o desafio de construir uma economia circular robusta, na qual o ciclo de vida dos materiais é fechado, os recursos naturais são preservados e a pegada climática é significativamente reduzida.

Há também um compromisso inabalável com a seleção de materiais seguros, que passam por avaliações científicas rigorosas. Isso garante total transparência em relação aos produtos, proporcionando aos clientes uma base sólida de confiança.

Proporcionar saúde e bem-estar dos usuários por meio das nossas soluções é uma prioridade, de modo a auxiliar a criação de ambientes internos saudáveis que aderem aos mais elevados padrões de qualidade do ar e conforto.

Ao mesmo tempo que estabelecem a nossa jornada em direção à sustentabilidade, esses três pilares nos levam a desbravar os padrões mais elevados em toda a nossa indústria. Isso também incentivou a colaboração com parceiros inovadores para implementar práticas pioneiras de produção.

Essa abordagem exemplifica a resposta à confiança depositada pelos clientes, que reconhecem a importância de escolher soluções de piso que priorizem a saúde e a sustentabilidade.

Conheça nossas iniciativas sustentáveis da Tarkett

O caminho para pisos melhores (The way to better floors) é logo ali. Assista ao vídeo abaixo e, a seguir, confira as principais iniciativas sustentáveis da Tarkett, que posicionam a empresa como uma das referências globais em ESG:

Clima & Economia Circular

Fazer mais com menos, esse é o plano! Para reduzir o impacto ambiental por meio da circularidade, a Tarkett trabalha em diversas ações que visam transformar resíduos em recursos valiosos e reutilizáveis.

Um exemplo disso é maximizar o conteúdo reciclado em produtos e trabalhar em parceria com clientes e revendedores para recuperar e reciclar pisos por meio do programa ReStart®, um passo concreto em direção a essa visão.

Somos obcecados pelo Cradle to Cradle®, uma metodologia independente e internacionalmente elogiada que aplica o pensamento científico para implementar soluções de economia circular.

No Brasil, vale destacar também que a Tarkett é a primeira empresa do setor de pisos e revestimentos a aderir ao selo eureciclo e, com ele, se compromete a desempenhar um papel fundamental na preservação do meio ambiente, compensando seu impacto ambiental e social incentivando o aumento das taxas de reciclagem no país.

A construção civil pode fazer uma diferença importante no que diz respeito às mudanças climáticas e à preservação dos recursos. Enquanto líderes mundiais em pisos vinílicos, acreditamos que podemos fazer a diferença!

A meta é incorporar 30% de materiais reciclados em produtos, superando as realizações de 2020. Nós também assumimos o desafio de reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor em 30%, em comparação aos níveis de 2019.

Materiais Seguros

Na Tarkett, a promessa de fornecer produtos da mais alta qualidade que contribuam para um ambiente mais saudável é um compromisso sério. Isso implica comprovação por meio de métodos científicos e compartilhamento transparente dos detalhes abrangentes sobre o impacto dos produtos.

A empresa esforça-se para compreender todos os aspectos dos materiais utilizados, trazendo total transparência para todas as operações. Atualmente, 98% das matérias-primas passaram por avaliações independentes de terceiros, reforçando os padrões ambientais e de saúde excepcionalmente elevados.

Não aceitamos menos do que excelência neste processo, portanto, é continua a busca por otimização dos materiais, sempre procurando em todo o mundo alternativas ainda mais sustentáveis.

Em 2009, traçamos a meta de eliminar por completo o uso de ftalatos, biocidas, amianto e metais pesados nos nossos produtos, o que demandou um investimento consideravelmente alto em pesquisa & desenvolvimento e uma intensa colaboração com nossos fornecedores. Deu certo! 😊

Uma das maneiras mais significativas de contribuir para o futuro do planeta é escolher produtos duráveis e recicláveis. É por isso que apoiamos o uso responsável do PVC em seus pisos. Esse material é reconhecido por sua durabilidade, capaz de resistir há anos de uso e desgaste sem a necessidade frequente de substituição.

Nossos produtos não só contribuem para ambientes internos mais saudáveis, mas também auxiliam na obtenção de importantes certificações de construção verde, como é o caso dos selos BREEAM, WELL e LEED.

Saúde & bem-estar

Em um mundo onde a saúde e o bem-estar são prioridades incontestáveis, nossa atuação se destaca em três fatores cruciais na atualidade: qualidade do ar interno, higiene, acústica e design humano.

Cada um desses elementos desempenha um papel fundamental na criação de ambientes onde as pessoas podem prosperar, trabalhar e viver com conforto e tranquilidade.

Isso passa pelo desenvolvimento de produtos inovadores, como os carpetes Desso AirMaster, que não apenas contribuem para a estética dos ambientes, mas também capturam partículas de poeira no ar, garantindo que permaneçam retidas até serem eliminadas por aspiração.

Essa abordagem também inclui soluções de tratamento de superfície que conferem resistência superior a manchas e tráfego intenso. A tecnologia iQ, por exemplo, simplifica a limpeza e preserva a estética ao mesmo tempo que contribui para a redução do impacto ambiental, por meio da utilização consciente de produtos de limpeza.

O silêncio tem um impacto significativo no bem-estar geral das pessoas. A acústica influencia desde experiências de lazer até a eficiência no trabalho e a recuperação em ambientes de saúde. 

Os pisos vinílicos e carpetes da Tarkett são especialmente projetados para melhorar a acústica dos ambientes internos. Eles reduzem o ruído de impacto e proporcionam absorção sonora, além de resistir bem a deformações, garantindo um ambiente acusticamente agradável em diversos contextos.

Pela variedade e profundidade dos compromissos assumidos em ESG, fica fácil entender porque a Tarkett é uma referência global em sustentabilidade. 

CLIQUE AQUI para conhecer mais detalhes de todas as nossas iniciativas!

Leave a comment