Saiba como não errar no hora de limpar o seu piso
Você sabe como limpar piso vinílico? A depender do modelo que você tem ou está pensando em ter em casa ou no seu negócio, existem especificidades que fazem toda a diferença, tanto no dia a dia quanto na durabilidade do produto.
Por isso é muito importante que você saiba, antes de iniciar qualquer procedimento, qual é o modelo de piso vinílico que você pretende limpar. Existem outras classificações importantes, mas quando o assunto é limpeza, compreender que os vinílicos podem ser colados ou clicados é fundamental.
Antes de nos aprofundarmos nos detalhes para que você capriche na limpeza, bora conhecer um pouco mais sobre essas diferenças entre pisos colados e clicados? Vem com a gente 😉
Diferenças entre piso vinílico colado e clicado
Tanto os pisos colados quanto os clicados vão proporcionar todas as vantagens desejadas por quem recorre a um vinílico como revestimento: agilidade na instalação, conforto térmico, excelente acústica e facilidade na limpeza.
A principal diferença entre as versões, no entanto, é a forma como eles são fixados no contrapiso. Basicamente, o colado é aplicado sobre adesivo enquanto os clicados são paginados por meio de um sistema de encaixe ‘macho-fêmea’, dispensando o uso de qualquer tipo de adesivo.
Por dispensar o uso de adesivo, o piso clicado elimina etapas e consegue proporcionar uma instalação ainda mais rápida que o colado. Acaba sendo uma opção mais interessante para quem aluga um apartamento, por exemplo.
Seja qual for o modelo, a preparação do contrapiso é fundamental. Ele precisa estar em boas condições, principalmente nivelado. Na maioria dos casos, será preciso usar massas cimentícias para corrigir as imperfeições da superfície (saiba mais aqui).
Fizemos questão de usar “na maioria dos casos” porque a Tarkett desenvolveu uma solução clicada de SPC (clique aqui para saber o que isso significa) que, além não precisar de adesivo, também não precisa nivelar rejuntes (até 3mm) em instalações sobre cerâmicas. É o tipo de coisa que faz uma reforma ser ultrarrápida!
Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre pisos vinílicos colados e clicados, bora entender o que muda na hora de limpar esses modelos de vinílicos em casa ou seu negócio? Confira:
Limpeza de piso vinílico colado
Limpar piso vinílico colado é bem simples. Tudo começa com uma varrição, retirando o máximo que conseguir da poeira e sujeira visível da superfície. Na sequência, é hora de passar um pano umedecido em uma solução de detergente neutro diluído em água.
Se preferir, ao invés do pano umedecido utilizando rodo ou mop, é possível lavar o seu piso – sim, pisos vinílicos colados podem ser lavados, desde que você não se esqueça das próximas etapas: enxaguar e secar tudo usando um piso limpo.
Veja como é fácil limpar e conservar pisos vinílicos colados no vídeo abaixo:
Limpeza de piso vinílico clicado
Já em relação ao piso vinílico clicado, o procedimento é bastante similar aos dos colados, mas tem uma diferença importante: usa-se muito menos água e, infelizmente, não é possível lavar piso clicado tal como um colado.
Diferente de um laminado, o vinílico clicado não vai estragar por conta da umidade, mas por não ser colado e ficar “suspenso” em relação ao contrapiso, a água de uma eventual lavagem poderia escorrer pelas juntas e se acumularia no contrapiso, causando mau cheiro e infiltrações. Melhor evitar, né?
Veja como limpar pisos vinílicos clicados no vídeo abaixo:
Com os vídeos tudo fica mais fácil, né? Você sabia que a Tarkett tem uma playlist inteirinha dedicada a tutoriais de instalação e limpeza no YouTube? CLIQUE AQUI e confira!