Imagine que você está prestes a abrir uma loja e escolhe o vinílico para revestir este empreendimento. Ao escolher o piso, no entanto, você optou por uma versão residencial ao invés da comercial, já que a primeira oferecia um preço mais atrativo.
Apesar da alegria de abrir um negócio para chamar de seu, uma frustação logo se tornará evidente: o piso começará a apresentar sinais de desgaste antes do fim da vida útil e você precisará trocá-lo muito antes do que imaginava.
O exemplo que imaginamos acima é um dos erros mais comuns na especificação de pisos vinílicos, seja qual for o tipo de projeto, e tem tudo a ver com um pequeno detalhe, geralmente inferior a 1 mm, que pode passar despercebido na hora da compra: a capa de uso.
Para que você, leitor do Blog da Tarkett, não passe nem perto de cometer esse erro, a líder mundial em pisos vinílicos vai explicar em detalhes neste post tudo o que você precisa saber sobre essa camada tão importante no nosso segmento!
Vinílicos não são todos iguais
Os pisos vinílicos, em geral, proporcionam praticamente os mesmos benefícios, principalmente aqueles relacionados à instalação e limpeza. Entretanto, não são todos iguais quanto o assunto são as camadas que compõem cada produto.
Existem duas classificações de vinílicos quanto à construção do piso: eles podem ser homogêneos, ou seja, formados por uma ou mais camadas que possuem a mesma composição entre si; ou heterogêneos, o que corresponde a pisos formados por uma ou mais camadas de diferentes composições entre si.
Dentre os homogêneos, temos como grande destaque o Vinyl Composition Tile (VCT), cujo exemplo mais famoso é o modular Paviflex, precursor dos vinílicos como conhecemos hoje.
Já entre os heterogêneos, temos os pisos vinílicos mais conhecidos e utilizados atualmente nos projetos de interiores, sobretudo residenciais e comerciais: o também modular Luxury Vinyl Tile (LVT).
Os LVTs representaram um avanço na indústria de revestimentos vinílicos em relação aos VCTs porque, além da modularidade, incorporaram o uso de diferentes camadas em sua composição.
Isso permitiu a introdução de muito mais possibilidades de padrões, cores, tonalidades, texturas e recursos que facilitam a limpeza, reduzem o impacto dos raios UV e prologam a durabilidade do piso, como é o caso da capa de uso.
O que é a capa de uso dos pisos vinílicos?
Basicamente, a capa de uso dos pisos vinílicos consiste em uma fina película de poliuretano (PU) aplicada para ser a camada mais superficial deles, ficando acima de outras como a camada de desgaste, filme decorativo e a placa de PVC rígido.
Essa película pode ser fabricada em diferentes espessuras justamente para atender diversos tipos de projetos e ambientes, tornando-se compatíveis com cada necessidade.
A norma brasileira de pisos vinílicos, a ABNT NBR 14.917, estabelece uma classificação para pisos vinílicos flexíveis baseada em algumas características dos produtos, dentre elas a espessura da capa de uso nos pisos heterogêneos.
No caso dos heterogêneos, a espessura da capa de uso é um atributo mais importante que a espessura total de um produto, pois é ela que promove a resistência à abrasão deste tipo de produto e você não pode deixar isso passar batido na hora da compra!
Um piso heterogêneo com 5 mm e capa de uso 0,7 mm não é mais resistente que um piso de 2 mm e capa de uso também de 0,7 mm, já que ambos possuem a mesma classificação de uso e podem ser utilizados em áreas com o mesmo tipo de tráfego.
O grande risco é comprar um modelo cuja espessura da camada superficial é inferior à recomendada pela norma conforme a finalidade do projeto, por exemplo, usar um piso de classe residencial – cuja capa na média costuma ser de 0,15 mm – em um comércio – que apresenta películas duas a cinco vezes mais espessas, ou seja, você estaria levando um piso menos resistente nesta mesma proporção.
Ao utilizar uma espessura de capa de uso inferior ao recomendado, você vai expor o piso a um desgaste severo muito antes do término da vida útil e não há garantia sob este aspecto, pois não se trata de um erro na fabricação, mas sim na especificação do produto.
Portanto, sempre fazemos o alerta de não comprar um piso baseado somente na espessura total, acreditando estar levando um piso mais resistente. Não se esqueça da capa de uso!
Agora que você conhece bem o que é e a função da capa de uso dos pisos vinílicos, fica mais fácil escolher qual será o piso da sua casa ou do seu negócio!
Para aumentar ainda mais o seu repertório neste tipo de revestimento, vale conferir agora quais são os 3 principais erros cometidos na instalação do piso vinílico – clique aqui e confira!