Como instalar pisos vinílicos sem bagunça e sem sujeira?

Como instalar pisos vinílicos sem bagunça e sem sujeira?

Saiba como instalar os diversos formatos de piso vinílico: placa, régua e manta

Os vinílicos caíram na graça dos aficionados por decoração, não somente por sua beleza, mas também pelos inúmeros benefícios que eles oferecem.

Uma das principais vantagens do revestimento vinílico sobre os outros tipos de pisos é a facilidade e a rapidez na instalação. 

Alguns modelos, como a Linha Click da Tarkett, são instalados em até 2 dias, possibilitando a rápida liberação para o tráfego e um ambiente completamente redecorado em um piscar de olhos. Além de ágil, a instalação do piso vinílico quase não faz sujeira. 

Os preparativos para uma instalação bem-sucedida começam antes mesmo da compra. Antes você precisa saber se o contrapiso pode receber um piso vinílico e se ele está em condições para isso.  

Quais são os contrapisos permitidos e não permitidos para o piso vinílico?  

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar a instalação do seu piso vinílico é conhecer quais são os tipos de contrapisos permitidos. São eles: 

  • Cimento; 
  • Cerâmica; 
  • Pedra;
  • Piso de alta resistência; 
  • Paviflex com adesivo acrílico; 
  • Piso com sistema de calefação; 
  • Mezanino travado. 

Caso você tenha qualquer tipo de contrapiso citado acima, já poderá pular para a próxima etapa e começar a preparação da superfície para a instalação do piso vinílico.

Por outro lado, se você tiver qualquer tipo contrapiso citado abaixo, será necessário retirá-lo antes da instalação do piso vinílico, caso contrário, são grandes as chances de dores de cabeça no futuro. Confira quais são: 

  • Cimento queimado; 
  • Madeira; 
  • Pedras e cerâmicas desniveladas ou com placas soltas; 
  • Paviflex com adesivo betuminoso; 
  • Pintura acrílica ou epóxi. 

Fique atento: a instalação de pisos vinílicos não é recomendada em ambientes externos, devido aos danos causados por intempéries, nem em cozinhas industriais, por conta da alta temperatura dos fogões e caldeiras. 

A Tarkett também não recomenda a instalação de piso vinílico em banheiros com chuveiro, já que a umidade frequente e em excesso tende a causar o descolamento das réguas e placas com o passar do tempo.

Como preparar a superfície para instalar o piso vinílico?

O piso vinílico é um produto flexível. Sem uma devida análise de contrapiso, o produto instalado poderá ficar ondulado e marcado com o tempo. Confira abaixo quais são as condições necessárias para ter um contrapiso perfeito para instalação do piso vinílico:

  • Limpo; 
  • Nivelado; 
  • Seco e curado; 
  • Firme; 
  • Impermeabilizado, se necessário. 

Se o seu contrapiso está fora dos critérios a serem analisados, uma forma de corrigí-lo é utilizar a Tarkomassa Autonivelante, que pode ser aplicada em uma única camada e não requer lixamento. Além disso, possui secagem rápida e excelente resistência mecânica.  

No vídeo abaixo, a Tarkett mostra o passo a passo da preparação de superfície para a instalação de pisos vinílicos nos formatos placa, régua e em mantas! 

Para um resultado perfeito, a Tarkett sempre recomenda que a instalação de pisos vinílicos seja executada por profissionais capacitados. 

Viu como a preparação da superfície foi limpa e sem quebra-quebra? Agora você já pode começar a instalação do seu piso vinílico. 

Antes de colocar a mão na massa, é importante aclimatar os produtos por pelo menos 24h antes da instalação. Verifique as informações (lote, sequência, validade) das embalagens e nunca empilhe os produtos sem consultar as instruções de armazenamento. 

Vamos conhecer agora como instalar piso vinílico em cada formato!

Como instalar piso vinílico em placa? 

Para instalar piso vinílico em placa, você precisa primeiro verificar o número do lote para se certificar que está trabalhando com o mesmo número de lote e sequência de caixas em uma mesma área. Uma vez verificada a planta de paginação e feita a marcação dos eixos, você já pode começar a instalação das peças, conforme o passo a passo a seguir:

Como instalar pisos vinílicos em manta para uso residencial?

Antes de iniciar a instalação do piso vinílico em manta para uso residencial, você precisa deixá-lo aberto e esticado no ambiente por pelo menos 20 minutos antes de iniciar os trabalhos, pois assim você assentará as marcas do rolo. Após o refile de bordas, a instalação segue conforme as instruções do vídeo abaixo:

Como instalar pisos vinílicos em manta para uso comercial?

Assim como no modelo residencial, o piso vinílico em manta para uso comercial também deve passar por um refile de bordas e aguardar, aberto e esticado, por pelo menos 20 minutos antes iniciar a instalação. Limpe bem o verso das mantas com um pano e verifique qual é a planta de paginação, pois a disposição dos produtos varia conforme a estampa das mantas, que podem ser direcionais ou não-direcionais. Saiba como instalar em projetos comerciais o piso vinílico em mantas inclusive com rodapés curvos no vídeo abaixo:

Como instalar piso vinílico em régua colada? 

Se você escolheu um padrão amadeirado, abra as caixas e misture os lotes antes da instalação. As réguas são diferentes umas das outras e não possuem cor uniforme, então caso exista uma pequena diferença de tonalidade, ela não será percebida ao misturar os lotes. Você pode conferir essas e outras dicas de instalação abaixo:

Como instalar piso vinílico em régua clicada?  

O piso vinílico clicado é a opção de instalação mais rápida entre os vinílicos – como dissemos, é o modelo que permite realizar o sonho de ter um piso vinílico instalado em até dois dias. Os pisos vinílicos clicados não necessitam de adesivo na instalação, basta encaixar e pronto! Saiba como isso é possível seguindo o passo a passo abaixo:   

A escolha certa para reformas rápidas e práticas

Se você precisa de agilidade na hora de reformar, o piso vinílico é a escolha ideal para você. 

Acesse www.tarkett.com.br e confira todas as opções de cores e texturas em pisos vinílicos, incluindo a opção de pisos clicados. 

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso blog e siga a Tarkett nas redes sociais para ver mais inspirações como essas.

Leave a comment