Ampliar ambientes pequenos: 5 dicas valiosas

Ampliar ambientes pequenos: 5 dicas valiosas

Nas grandes metrópoles, onde a procura por imóveis e o custo de vida costumam ser bem altos, uma tendência cada vez mais visível no mercado imobiliário é a oferta de apartamentos e residências com metragens menores. Mas você sabe como ampliar ambientes pequenos?

Em São Paulo, por exemplo, nos últimos sete anos, os imóveis abaixo dos 30m² hoje representaram 22% do total de lançamentos imobiliários na capital. Já os projetos entre 30m² e 45m² somaram 50% dos novos empreendimentos no mesmo período. 

Os dados são do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

Diante deste cenário vivido por milhões de pessoas, é fundamental lançar mão da criatividade. Existem técnicas de decoração que podem ajudar a tornar estes espaços pequenos mais confortáveis e práticos para o cotidiano.

Apostar em tons claros, utilizar mobiliário sob medida, optar por portas de correr, investir em móveis multifuncionais, além de explorar bem e refletir a luz natural, são ações que podem fazer com que um ambiente compacto pareça maior do que realmente é. Neste artigo do Blog da Tarkett, vamos apresentar cada uma destas dicas para você. Vem com a gente!

www.facebook.com/tarkettbrasil/posts/pfbid07NsjfFNujUy4NZ9KPDfePA1yaKFWic6uE8neHQnpj3VRCZbTPAtZF5cmCp3uvvaKl 

1. Aposte em cores claras

As cores podem influenciar diretamente a nossa percepção de um ambiente. Os tons escuros, por exemplo, são tonalidades mais sóbrias e funcionam bem em espaços com grandes medidas. Já as cores claras são mais versáteis e contribuem com a sensação de amplitude quando aplicadas em locais menores.

Além de dar preferência a móveis de tonalidades mais claras, o fundamental é investir em um revestimento que harmonize com essa paleta. Na Tarkett, você encontra diversas opções de pisos vinílicos com cores claras, desde amadeirados a modelos que reproduzem o efeito do concreto e também de pedras naturais, como o mármore.

Ampliar ambientes pequenos
Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

2. Ampliar ambientes pequenos: Potencialize o efeito da luz natural

Outra excelente técnica para fazer com que o ambiente pareça maior é explorar bem a luz natural nos ambientes, utilizando-a a seu favor. Para isso, é muito importante que você favoreça ao máximo a entrada da iluminação solar pelas janelas, sempre utilizando cortinas e persianas – sem a devida proteção, os raios UV podem desbotar o piso: explicamos como se precaver disto aqui.

Além disso, utilizar um espelho grande no ambiente, refletindo a entrada da luz, é uma ótima forma de aumentar a claridade do ambiente. Outra dica é utilizar o espelho de forma que o espelho reflita o máximo de elementos possíveis, dando a sensação de continuidade no cômodo.

Ampliar ambientes pequnos
Piso Vinílico Cor Tenerife – Linha Tech Coleção Essence – Tarkett

3. Invista em móveis sob medida

 

Em ambientes com metragens reduzidas cada centímetro mal aproveitado faz muita falta. Por isso, é fundamental que exista um planejamento personalizado para a inserção do mobiliário.

Neste caso, se for possível, invista em móveis sob medida. Além de facilitar a circulação no ambiente, esse tipo de mobiliário pode tornar o seu dia a dia mais prático, uma vez que é pensado de acordo com a sua necessidade. Veja só como este planejamento fez uma grande diferença nesta cozinha

5. Utilizar móveis multifuncionais para ampliar ambientes pequenos

Além dos planejados, uma aposta interessante para cômodos pequenos é utilizar móveis multifuncionais. Poltronas com compartimentos, prateleiras, mesas com gavetas e até mesmo sofás com baú podem ser grandes aliados na organização do local.

Ampliar ambientes pequenos
Piso Vinílico Cor Algodão – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

5. Opte por portas de correr

Como já falamos acima, cada centímetro importa muito em um espaço pequeno. Sendo assim, deixar de aproveitar algumas dezenas de centímetros quadrados para movimentar uma porta convencional não é uma opção.

As portas de correr permitem mais mobilidade em metragens reduzidas e já existem até mesmo modelos que não utilizam um trilho exposto, pois são embutidas na parede com o auxílio de uma base em drywall.

Não é por que um ambiente é compacto que ele não deve ser bem decorado e funcional! Já conhecia e sabia como aplicar essas técnicas para ganhar mais amplitude no cômodo? Comente aqui o que achou das dicas e aproveite para deixar outra solução caso você conheça!

Leave a comment