Da recepção à sala de cirurgia, o piso hospitalar vai muito além de um mero revestimento. Mais do que conferir acabamento às superfícies, é um elemento-chave para o sucesso operacional de projetos ligados à área da saúde.
Tamanha importância está ligada às especificidades da arquitetura hospitalar: nenhum outro ambiente exige tanto dos especificadores no atendimento a normas e requisitos de performance, tudo isso em um lugar que nunca fecha e onde vidas são salvas. Não é pouca coisa!
É neste cenário complexo, que o piso vinílico em manta desponta como a melhor opção para piso hospitalar. Nenhum outro tipo de revestimento proporciona tantos benefícios em série, perceptíveis desde a instalação.
Neste post do Blog da Tarkett, vamos detalhar quais são esses benefícios de modo que você compreenda, ao final da leitura, que um hospital eficaz começa pela escolha do piso ideal. Vem com a gente:

Higiene e controle de infecções
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 10 pacientes hospitalares contraem infecções originadas no próprio hospital todos os anos. Desinfetantes e antibióticos ajudam, mas em excesso, aumentam o risco de tornar as infecções ainda mais resistentes.
É aqui que um bom piso hospitalar faz toda a diferença. Com a superfície lisa, porosidade reduzida e juntas seladas na instalação, ele facilita a limpeza e evita o acúmulo de sujeira favorável a proliferação dos microrganismos.
A higiene e o controle de infecções é ainda mais eficaz quando o piso hospitalar está associado a protocolos rigorosos de limpeza dos ambientes, assim como a higiene das mãos e o uso de máscaras.

Resistência
Um efeito “colateral” do padrão de limpeza necessário para ambientes hospitalares funcionarem em segurança é o uso repetido de desinfetantes como amônia quaternária, álcool, água sanitária e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), por exemplo.
Um bom piso hospitalar ajuda a diminuir a quantidade e a frequência das aplicações, mas elas ainda serão necessárias. Por conta disso, é fundamental que o piso seja resistente à abrasão provocada por estes produtos químicos específicos, mas não somente eles.
A rotina 24/7 de um hospital implica na movimentação constante de pessoas, macas e equipamentos. É o tipo de tráfego e impacto diário que não podem ser subestimados, cenário em que um piso de qualidade inferior certamente vai apresentar sinais de desgaste antes do previsto.
Imagine o transtorno de ser forçado a fechar salas, ou até mesmo alas inteiras, realocando toda a estrutura provisoriamente, porque precisa investir na troca de um piso antes do programado.

Manutenção
Além de fácil de limpar no dia a dia e resistente o bastante para suportar o tráfego e os impactos de uma rotina intensa, um bom piso hospitalar precisa facilitar a manutenção quando precisar de cuidados.
Neste sentido, o piso vinílico em manta se destaca por ser um material tão fácil de reparar que, em caso de danos, é possível consertar no local e selar novamente, sem alterar todo o piso – evitando grandes transtornos para fazer ajustes pontuais.
Tecnologias associadas ao produto são a cereja do bolo e é aqui que ter uma parceira líder mundial como a Tarkett eleva o padrão operacional do projeto, mantendo o piso com cara de novo por muito mais tempo. É o caso da iQ – uma tecnologia exclusiva que deixa as superfícies menos porosas, mais resistentes e que podem ser restauradas a seco (dry-buffing) – clique aqui para conhecer mais.
Ao reduzir a porosidade e facilitar a conservação, o piso iQ proporciona uma economia de até 30% em relação aos métodos convencionais de manutenção. E não estamos falando de uma simples economia, afinal, gasta-se menos com água, energia, desinfetantes e produtos específicos para restauração do piso.

Conforto termoacústico
O repouso também é fundamental na recuperação de um paciente, por isso, o silêncio precisa ser respeitado em ambientes hospitalares. Por outro lado, não é possível silenciar a intensa circulação pelos corredores.
É neste cenário que um bom piso hospitalar precisa performar, reduzindo a propagação do som causado pelo fluxo de pessoas e a movimentação de macas, aparelhos e equipamentos.
O piso hospitalar também precisa contribuir com o equilíbrio térmico dos ambientes, evitando que os extremos de temperatura do lado externo se manifestem por meio do revestimento – o que se encaixa perfeitamente com as características do vinílico.
Isso é fundamental para tornar o ambiente como um todo mais agradável para pacientes, familiares e a equipe do hospital do lado de dentro, além de contribuir com a economia na climatização excessiva de ambientes fechados.

Piso Vinílico em Manta Cor 3093107 – Linha iQ Toro SC
Segurança extra em ambientes críticos
Uma descarga eletrostática, por menor que seja, pode danificar aparelhos sensíveis em meio a cirurgias delicadas e acender gases inflamáveis, colocando em risco pacientes e equipe médica não apenas no local do acidente, mas, por que não, em todo o complexo.
Para evitar esse tipo de acidente, fabricantes de equipamentos para tomografia, mamografia, ressonância magnética, raios-x, além de outros presentes em centros cirúrgicos, especificam em seus manuais que o piso hospitalar deve ter características condutivas, mas o que isso significa?
Um piso condutivo desvia eventuais sobrecargas e fugas de corrente elétrica diretamente para o aterramento, e isso ocorre por meio de fios de cobre associados à instalação do produto no contrapiso.
A nossa Linha iQ Toro SC é uma referência mundial neste tipo de aplicação porque possui propriedades condutivas aprimoradas. Além de partículas de carbono adicionadas em toda a espessura do produto, a base é de carbono puro. Isso resulta em um produto que pode ser instalado com adesivo acrílico Globalfix e somente a fita de cobre necessita ser fixada com adesivo condutivo Traffix, gerando maior economia na instalação.
Outro aspecto muito importante é a utilização de materiais seguros na composição do piso hospitalar. Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado; nestes casos, é grande o risco de conterem substâncias tóxicas como formaldeídos e ftalatos, além de apresentarem altas emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), que são nocivas para o nosso sistema respiratório.

Recuperação e bem-estar
Estudos apontam que um bom ambiente hospitalar contribui com a recuperação, além de influenciar no comportamento e na interação entre pacientes, familiares, amigos e a equipe de atendimento.
Por mais que o propósito seja o de permanecer o menor tempo possível se recuperando em um hospital, é fundamental que o ambiente transmita segurança, conforto e acolhimento durante todo o tratamento. Embora replicar a sensação de estar em casa seja impossível, afastar-se dela com ambientes pouco receptivos, gélidos e insossos tampouco ajuda.
Além de reduzir o nível de ruído e o risco de quedas, um piso hospitalar bem especificado em cores e texturas contribui com uma atmosfera relaxante, principalmente quando associado a inovações em design.
É o caso das cores 21142755 e 21142579 da Linha iQ Granit, desenvolvidas pelo nosso time de P&D para ambientes hospitalares como um todo, mas que pela combinação de características, são excelentes opções inclusive para o cuidado de pacientes com Alzheimer e demência.
Criar projetos para a área de saúde que equilibram segurança e eficiência é um desafio que você não precisa enfrentar sozinho. Com a Tarkett, você tem ao seu alcance o portfólio mais inovador em revestimentos que não apenas cumprem os requisitos, mas fazem questão de superá-los, agregando conforto e bem-estar. CLIQUE AQUI e saiba como podemos te ajudar!