Por que usar piso vinílico em ambientes de saúde?

Por que usar piso vinílico em ambientes de saúde?

Saiba o que faz o piso vinílico ser um dos revestimentos mais recomendados para ambientes de saúde

Definir qual material será usado no piso de um hospital é uma decisão crucial que afeta tanto a funcionalidade quanto a segurança e o bem-estar dos pacientes, funcionários e visitantes. Todas as partes do projeto de um hospital, inclusive o piso, precisam estar de acordo com às especificações da RDC 50 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência reguladora define que os pisos devem ter impermeabilidade menor ou igual a 4% em áreas críticas e semicríticas de hospitais, além de recomendar piso vinílico em manta.

Existem poucos revestimentos disponíveis no mercado que atendam este tipo de exigência. Portanto, é essencial conhecer todas as particularidades – como higiene e facilidade de limpeza, resistência a produtos químicos, durabilidade, absorção de ruídos e baixo custo de manutenção – antes de determinar o modelo para não prejudicar o projeto. Entenda o que faz o piso vinílico ser a melhor opção.

Quais são os benefícios de um piso vinílico?

Disponível em formato de manta, régua e placa, o piso vinílico é feito de PVC (policloreto de vinila), e pode ser heterogêneo (construído em camadas) ou homogêneo (massa única). O vinílico é um material que atende às necessidades específicas de um ambiente de saúde, ao pesquisar e escolher, é importante verificar se o produto atende aos seguintes critérios.

Higiene e conservação

Pisos vinílicos promovem um ambiente limpo e livre de micro-organismos, devido às propriedades antimicrobianas. A higiene é primordial em espaços onde a saúde e a recuperação de pacientes são prioridades. É fácil de limpar e manter. A rotina de cuidado leva apenas alguns minutos e dispensa o uso de outros produtos que não sejam água e detergente neutro.

Segurança

Durabilidade

Com material altamente durável, pisos vinílicos são produzidos para resistir a desgastes intensos, como grande circulação de aparelhos, macas, leitos e cadeiras de rodas, sem sofrer danos significativos. Não são abrasivos e, devido à grande durabilidade, dão tempo hábil para planejar a manutenção.

Contenção de ruídos

Pisos vinílicos absorvem os ruídos o que contribui para ambientes mais tranquilos e confortáveis. A redução do ruído também é vital para gerar a privacidade e a concentração em áreas de atendimento e salas de recuperação.

Conforto térmico

Pisos vinílicos são atérmicos, independentemente de estar frio ou calor, pacientes e funcionário não vão sentir o ambiente congelante ou abafado.

Controle de descargas eletro

É importante checar se o piso vinílico tem propriedades condutoras, que ajudam a dissipar sobrecargas e desvios de corrente elétrica diretamente para o aterramento. Esta é uma indicação de fabricantes de equipamentos utilizados em tomografia, mamografia, ressonância magnética, raios-x e outros presentes em centros cirúrgicos, para evitar acidentes.

Estética

Existe uma gama de cores, padrões e texturas de pisos vinílicos, que possibilita a escolha de um modelo que atenda às necessidades visuais e de design de diferentes instituições de saúde, além de garantir uma aparência agradável e acolhedora.

Saiba como o design e as cores podem tornar os ambientes de saúde mais acolhedores. Baixe o e-Book completo Cuidado de Saúde – Guia de Design.

Uma nova tecnologia em pisos vinílicos: iQ New for Life

Exclusividade da Tarkett, empresa especialista no ramo, a Linha iQ dispõe de todos os benefícios citados e tem tecnologia única de restauração dry-buffing. Gera uma economia de 30% com manutenção e, em apenas três anos, o valor investido no produto é recuperado.

A Linha iQ permite a recuperação total do piso, além de oferecer baixo custo de manutenção, exige menos água na limpeza e tem maior resistência a manchas e produtos químicos. Está disponível em toda a Linha iQ, como  iQ Optima, iQ Surface, iQ Megalit e iQ Toro.

O que é dry-buffing?

Somente a linha IQ tem tecnologia exclusiva de polimento a seco, chamada de dry-buffing, que mantém o piso novo por toda a sua vida útil. A superfície do piso desta linha tem estrutura homogênea, que permite ser polida a seco diariamente, usando a rotação 170 a 300 rpm. O resultado é uma superfície lisa, para máxima higiene, e resistente a produtos químicos. Além disso, se for necessário, o procedimento permite recuperar danos leves.

Como o dry-buffing funciona na prática?

Saiba como o processo é feito nas seguintes situações.

Para limpeza diária e reparos leves – para selar a superfície, proporcionar brilho leves, efetue, periodicamente, o processo de dry-buffing (sem água e produtos químicos) com limpadora industrial Low Speed em rotação de 250 a 300 rpm, disco vermelho Rubi 3M e passadas cruzadas. Se esse procedimento for realizado com frequência e de acordo com o tráfego do local, o piso irá manter suas características originais.

Para reparos visíveis – quando o desgaste se tornar visível, o dry-buffing, polimento a seco, é o método mais eficiente a ser usado para restaurar a superfície do piso até para danos mais profundos. O melhor momento para polir a seco é logo após a limpeza. O melhor resultado é obtido entre 500 a 1000 rpm com o uso de disco vermelho Rubi 3M, sem necessidade de usar qualquer produto químico. Quanto maior a velocidade, maior o brilho e a recuperação. Execute o processo frequentemente de acordo com a quantidade de desgaste. O piso restaurado após o polimento a seco garante uma vedação, deixando a superfície selada como nova.

Caso tenha encerado o piso, é necessario a remoção de cera antes de realizar o processo de dry buffing. Utilize um removedor específico e limpador tipo LT com fibra abrasiva ou limpadora industrial low speed, disco vermelho Rubi 3M e rotação entre 170 e 300 rpm.

Escolha o melhor em pisos vinílicos

Opte por um revestimento confiável, que atende às rigorosas exigências e normas do setor de saúde, e proporcione bem-estar tanto para pacientes quanto para funcionários.

A Takett pode ajudar você. Com uma história de 140 anos, é líder mundial em soluções inovadoras de pisos vinílicos, superfícies esportivas e carpetes. No segmento da saúde, a Tarkett oferece pisos dedicados para salas de cirurgia, salas de exames, áreas molhadas de banheiros e muitos outros ambientes. Soluções em design, estudos de cores e foco em ambientes humanizados que contribuem para a recuperação do paciente. Conheça mais sobre a Tarkett!

Leave a comment