Piso hospitalar: saiba quais são as especificações para a área da saúde

Piso hospitalar: saiba quais são as especificações para a área da saúde

Pisos hospitalares da Tarkett ajudam a criar um ambiente calmo, limpo e confortável

Hospitais, clínicas e laboratórios possuem necessidades especiais quando se trata de piso hospitalar, tais como: facilidade de limpeza, elevada durabilidade, conforto térmico, excelente acústica e melhora da qualidade do ar em ambientes internos.

Poucos revestimentos no mercado dão conta de tamanha exigência e responsabilidade, logo, é muito importante conhecer todas as características específicas deste tipo de piso antes de definir o modelo escolhido, afastando o risco de comprometer o projeto.

Neste artigo, o Blog da Tarkett reúne as principais dicas sobre pisos hospitalares, um guia prático para te ajudar a criar ambientes calmos, limpos e confortáveis usando os pisos vinílicos da líder mundial neste segmento. Vem com a gente:

O que define um bom piso hospitalar?

Um bom piso para ambiente hospitalar é aquele capaz de ajudar na recuperação dos pacientes e a melhorar a eficiência da equipe médica, atendendo aos requisitos de segurança, higiene, conforto e controle de doenças infecciosas em instalações de atendimento.

Eles precisam ser extremamente duráveis e capazes de suportar o tráfego de pessoas, macas e equipamentos 24 horas por dia e em sete dias por semana, tudo isso mantendo uma boa aparência ao longo do tempo. 

Isso é possível? Com a Tarkett, sim!

O que é o piso vinílico hospitalar?

Todo hospital é formado por ambientes que demandam diferentes necessidades, portanto, não é apenas um, mas sim a combinação de vários modelos de pisos vinílicos utilizados neste tipo de projeto. 

Embora salas mais técnicas e delicadas, como os centros cirúrgicos e as salas de exames, exijam pisos vinílicos em manta bastante especiais, em um hospital há também áreas de recepção e convivência que, por sua vez, demandam soluções e noções de decoração muito similares às utilizadas na criação de projetos residenciais.

O piso vinílico hospitalar pode ser aplicado em ambientes como: recepção e áreas comuns; restaurantes, cantinas e cafeterias; corredores; sanitários; consultórios; quartos dos pacientes; salas de tratamento; unidades de esterilização; salas assépticas e de operações; áreas de diagnóstico por imagem; salas administrativas; estoques e depósitos e salas de servidores.

Quais são as principais normas da ANVISA para pisos hospitalares?

Piso Vinílico em Manta Cor 3093107 – Linha iQ Toro SC
O piso vinílico em mantas é o mais indicado para a maior parte das aplicações em hospitais e atende às recomendações da RDC50 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para áreas semicríticas e críticas.

Eles possuem quantidade reduzida de juntas e se transformam em uma espécie de superfície monolítica com o selamento das juntas após a instalação, o que reduz a proliferação de bactérias e promove uma limpeza muito mais fácil e rápida.

Quais são seus benefícios?

Se mesmo com todas as dificuldades, exigências e emergências, um hospital não nunca interrompe o seu funcionamento, não pode ser o piso o motivo para fechar salas ou áreas inteiras porque ele precisa ser limpo, trocado ou está prejudicando o bom atendimento e a recuperação dos pacientes.

Neste aspecto, o piso vinílico se destaca ao proporcionar uma série de benefícios, alguns bastante conhecidos das aplicações com o revestimento em outros tipos de projetos, como residenciais, comerciais e corporativos. Confira alguns:

Alta resistência à abrasão

Os pisos vinílicos hospitalares não entregam somente resistência à abrasão, mas também durabilidade o suficiente para não causar imprevistos e dar previsibilidade à manutenção, possibilitando que qualquer troca seja programada com antecedência.

Baixo custo de manutenção

Tratamentos de superfície aplicados nos pisos da Tarkett reduzem o custo de manutenção. A tecnologia iQ, por exemplo, permite combinar a manutenção diária com a possibilidade de restauração da superfície, feita com polimento a seco (dry-buffing).

Higienização facilitada

Pisos Vinílicos em Manta Cores 21020784 e 21020786 – Linha Eclipse Premium
Pisos Vinílicos em Manta Cores 21020784 e 21020786 – Linha Eclipse Premium

Graças também ao tratamento aplicado nos pisos vinílicos hospitalares da Tarkett, a superfície destes produtos se mantém menos porosa, cenário ideal para que não haja acúmulo de sujeiras e manchas não aderirem facilmente.

Controle de descargas eletrostáticas

Uma descarga eletrostática, por menor que seja, pode danificar aparelhos sensíveis em meio a cirurgias delicadas e acender gases inflamáveis, colocando em risco pacientes e equipe médica.

Para evitar esse tipo de acidente, fabricantes de equipamentos para tomografia, mamografia, ressonância magnética, raios-x, além de outros presentes em centros cirúrgicos, especificam em seus manuais que o piso deve ter características condutivas, ajudando a desviar sobrecargas e fugas de corrente elétrica diretamente para o aterramento. Na Tarkett você encontra a solução perfeita para este cenário crítico!

Conforto visual

Cada vez mais estudos associam a aceleração do tempo de recuperação dos pacientes à humanização dos ambientes hospitalares. A decoração é um elemento fundamental deste processo, e o piso pode ser protagonista!

As variadas opções da Tarkett permitem reproduzir nos quartos de recuperação o mesmo padrão de aconchego de um hotel ou de uma residência, afinal, não existe nada mais confortável do que se sentir em casa.

Conforto acústico

O repouso também é fundamental na recuperação de um paciente, por isso, o silêncio precisa ser respeitado em ambientes hospitalares. Por outro lado, não é possível silenciar a intensa circulação pelos corredores. 

É neste cenário que o piso vinílico hospitalar brilha, reduzindo a propagação do som causado pelos vai-e-vem de pessoas, macas e aparelhos.

Piso vinílico para hospitais: principais tipos

Conheça agora os principais tipos de pisos vinílicos para hospitais da Tarkett:

Linha iQ Toro SC

A linha iQ Toro SC é a melhor opção para áreas que necessitam de controle da condutividade elétrica. A tecnologia iQ PUR aplicada às mantas da linha proporciona excelente resistência à abrasão e pode ter sua superfície restaurada pelo processo de polimento a seco.

Linha iQ Megalit

A linha iQ Megalit expressa a personalidade e a vivacidade dos minerais. Agregando esta estética sofisticada à tecnologia de restauração de superfície (dry-buffing), o piso se mantém com visual de novo por toda a sua vida útil.

Linha iQ Surface

Ideal para aplicações modernas e criativas, as cores da linha iQ Surface resgaram a estética do clássico granilite, tornando-se protagonistas dos ambientes que clamam pela apreciação aos detalhes. Também pode ter a superfície restaurada por dry-buffing.

Pisos Vinílicos em Manta Cores 21089085 e 21089164 – Linha iQ Surface
Pisos Vinílicos em Manta Cores 21089085 e 21089164 – Linha iQ Surface

Linha iQ Optima

Com mais de 100 milhões de m2 instalados em todo o mundo, a linha iQ Optima da Tarkett é uma das mais consagradas soluções em revestimentos já criadas para a área da saúde. Desde 1984, ela oferece proteção extra contra riscos e manchas e a possibilidade de restauração de superfície à seco (dry-buffing).

Linha Eclipse Premium

Quem disse que hospitais não podem ter ambientes arrojados, coloridos e cheios de personalidade? A linha Eclipse Premium é um deleite para este tipo de projeto. Além da variedade paleta, o tratamento de superfície com PUR Reforçado da linha facilita a limpeza e elimina a necessidade de enceramento, economizando recursos.

Linha Plus

Referência em durabilidade e versatilidade, a linha Plus é capaz de atender projetos da área de saúde com excelente relação custo x benefício. Ela possui opções com tratamentos de superfície distintos: acrílica (Vylon Plus®) ou PUR (Standard Plus®), que protegem o piso desde a instalação.

Não importa o quão desafiador é o ambiente: sempre vai existir uma solução da Tarkett para ele! Com os hospitais, não vai ser diferente! Clique aqui e conheça TODAS as linhas da Tarkett aplicáveis neste tipo de projeto!

Leave a comment