Como integrar os ambientes com diferentes pisos?

Como integrar os ambientes com diferentes pisos?

Dicas para integrar os espaços de casa usando pisos e revestimentos

Pisos Vinílicos Cores Faia; Cambará e Aveia – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Seja na junção entre a sala de estar e a sala de jantar ou entre algum destes ambientes com a cozinha ou a varanda, é fato que os ambientes integrados estão cada vez mais presentes nos projetos de interiores da atualidade.

Pisos são os grandes aliados da integração, pois para ir além de derrubar paredes e divisórias, os diferentes tipos de revestimento também ajudam a ‘abraçar’ os ambientes visualmente.

Qual a palavra de ordem é integrar espaços utilizando o piso vinílico, a saída mais comum é usar um mesmo tipo, formato, padrão e cor na maior parte dos ambientes, excetuando-se banheiros com chuveiro, onde a instalação de vinílico não é indicada.

No entanto, como integrar os ambientes com diferentes pisos sem deixar muito evidente a divisão entre eles, dá pra fazer? Com um piso leve e rápido de se instalar como o vinílico, difícil é saber o que não dá pra fazer com ele!

Neste artigo do Blog da Tarkett, a líder mundial em pisos vinílicos traz três sugestões para você cumprir a missão! Vem com a gente:

#1 Tudo em harmonia

Para combinar pisos diferentes com a intenção de promover a integração entre ambientes, a dica é harmonizar contrastes que são muito evidentes, que entregam de cara qual é diferença entre eles.

Por exemplo, você não pode nesta proposta desejar integrar dois ambientes utilizando um piso mais claro de um lado e um mais escuro do outro sem nenhuma estratégia no projeto, do contrário, a única diferença de um projeto deste para um convencional será a ausência de paredes e divisórias.

Escolha pisos que combinem muito bem entre si, use e abuse dos moodboards para encontrar o conjunto mais adequado ao seu gosto e necessidade. Existem composições onde a chance é pequena de errar: elementos neutros são o porto seguro para qualquer indecisão, como é o caso da junção entre o visual da madeira e o das pedras, ou na combinação entre pisos amadeirados de diferentes padrões e tonalidades.

Pisos Vinílicos Cores Veneza (Linha Ambienta Coleção Stone) e Corrientes (Linha Ambienta Coleção Design) – Tarkett

#2 Capriche nas transições

Se as cores ou tonalidades escolhidas para os pisos não forem próximas o bastante a ponto de as diferenças serem perceptíveis, é uma boa saída apostar em transições que não sejam abruptas e simétricas, incorporando a elas noções de movimento e fluidez que quebram a noção que geralmente temos de um cômodo cercado por paredes.

A modularidade das placas e réguas do vinílico é uma mão na roda para esta proposta, pois além do encaixe que as peças naturalmente sugerem, é possível recortá-las facilmente com um estilete profissional e personalizar ainda mais essa transição – afinal, se não há mais divisórias, cada ambiente vai ter o ‘tamanho’ que você quiser a partir da paginação do piso.

Você pode partir desde paginações que vão trocando o tipo de piso gradualmente de um ambiente pelo outro variando a cor ou a textura, passando por propostas mais ousadas, variando também o desenho geométrico da paginação e até das peças utilizadas.

00Pisos Vinílicos Cores 9205691; 9205668 e 9205699 – Linha Paviflex Natural Coleção Thru – Tarkett

#3 Tom sobre tom

Pode acontecer de você se apaixonar por tipos de pisos diferentes, mas semelhantes na cor e padrão escolhido – e isso acontece muito nos visuais mais procurados atualmente, como é o caso da madeira e do concreto. Como usar os dois sem abrir mão de nenhum deles?

Imagine que você deseja colocar um porcelanato que imita concreto na cozinha, por exemplo – vale lembrar que o vinílico também é adequado para cozinhas. Para ligá-la às salas suavemente, você pode escolher um vinílico em placa ou régua que reproduz a mesma estética em um tom acima ou abaixo.

Se o ambiente com espaços integrados for grande e comprido, você pode ir subindo ou diminuindo uma tonalidade da paleta daquela cor de piso a cada espaço, tendo um conjunto bastante elegante tal como um tapete degradê.

Pisos Vinílicos Cores Apia e Corrientes – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

O que achou destas dicas para paginar com muito estilo e personalidade diferentes tipo de piso para integrar os ambientes? Escolhemos três, mas você certamente pode conhecer outras! Compartilhe conosco nos comentários:

Leave a comment