5 Dicas para acertar na decoração do seu restaurante

5 Dicas para acertar na decoração do seu restaurante

Saiba quais são os melhores pisos para criar um ambiente agradável, bonito e funcional

Pisos Vinílicos Cores Apia e Corrientes – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Fast food, gourmet ou natural – seja qual for o tipo de restaurante, é preciso ir muito além de uma comida saborosa e um bom atendimento para conquistar o público e prospectar clientes. 

As pessoas buscam uma experiência completa nesses ambientes. Sendo assim, é necessário que o local também seja confortável, agradável e se destaque pela decoração, para que todos tenham vontade de conhecer o espaço, sintam-se acolhidos e queiram voltar em uma nova ocasião.

Na decoração, é muito importante pensar tudo com cuidado. Além da harmonia na paleta de cores, escolher móveis resistentes e confortáveis e investir em um bom projeto luminotécnico. Outro ponto fundamental para garantir um bom funcionamento do seu estabelecimento – da funcionalidade à estética – é acertar na hora de escolher o revestimento.

Aliás, estamos falando de criar um ambiente que receberá alto tráfego de pessoas, demandará rotinas de higiene impecáveis e que precisa chamar a atenção pela beleza. No artigo de hoje do Blog da Tarkett, selecionamos as principais dicas de decoração e as vantagens de contar com o piso vinílico no seu estabelecimento. Vem com a gente!

Piso Vinílico Cor Itaúba – Linha Ambienta Coleção Series – Tarkett

Mais higiene e facilidade de limpeza

Vale a reflexão: você confiaria e arriscaria se alimentar em um ambiente de aparência suja? Em locais onde são servidos alimentos e bebidas, a limpeza periódica e constante é primordial para garantir tanto a saúde quanto o bem-estar das pessoas que os frequentam. Não basta ser limpo: precisa também parecer estar limpo.

Para cumprir essa difícil tarefa, os revestimentos exercem grande influência prática e visual. No caso dos pisos vinílicos da Tarkett, por exemplo, o material é resistente às manchas e pode ser higienizado com muito mais facilidade que outros tipos de piso.

Além disso, as principais opções em LVT (modulares) comerciais da Tarkett contam com a exclusiva tecnologia Extreme Protection, que torna o revestimento 7 vezes mais fácil de limpar e resistente que um modelo convencional.

Pisos Vinílicos Cores 9205691; 9205764 e 9205699 – Linha Paviflex Natural Coleção Thru – Tarkett

Conforto acústico 

Ninguém gosta de frequentar um restaurante onde é quase impossível conversar com as pessoas devido ao barulho. Por isso, um restaurante deve prezar sempre pelo conforto acústico. Para amenizar os ruídos de um ambiente é preciso escolher materiais que lidam melhor com a reverberação das ondas sonoras. E essa máxima vale, também, para o piso.

Outro ponto que faz do vinílico uma boa opção para restaurantes é justamente o conforto acústico oferecido por esse material. Por ser mais flexível, esse revestimento é capaz de absorver acima até mais de 20 dB em alguns dos formatos, o que não ocorre com materiais mais rígidos, que amplificam o som, como é o caso dos laminados e porcelanatos.

Piso Vinílico Cor Corrientes – Linha Ambienta Coleção Design – Tarkett

Rapidez na instalação e facilidade na manutenção

Trocar o piso do restaurante pode parecer, a princípio, uma missão complicada. Reformas muitas vezes são associadas a transtornos, de gastos excessivos e muito tempo perdido. E no caso de um estabelecimento como esse, tempo é dinheiro e o atendimento do seu restaurante não pode ser prejudicado por conta da instalação e manutenção no piso. 

O ideal é optar por revestimento que têm fácil instalação. Desta forma, o tráfego pode ser liberado em apenas algumas horas e não interfere na rotina do estabelecimento. Diferente de outros tipos de pisos, os vinílicos proporcionam instalação rápida e limpa, podendo inclusive ser instalado sobre outros tipos de pisos já existentes no local.

Vale destacar também que trocar placas e réguas danificadas de um piso vinílico também é muito simples, conforme destacamos nesta postagem. Por isso é importante sempre adquirir uma quantidade extra de piso para realizar reposições ocasionais.

Atenção: apesar de proporcionar agilidade na instalação, seja qual for a finalidade ou formato escolhido, para o vinílico sempre é indicada a assistência de profissionais capacitados para garantir um acabamento perfeito e minimizar o risco de perdas.

Resistência ao tráfego

Garçons e garçonetes passando o dia todo pelas mesas; móveis e cadeiras sendo arrastados e trocados de lugar; clientes entrando e saindo, limpeza frequente: o tráfego e a rotina de um restaurante podem ser alucinantes. 

A pressão exercida por toda essa movimentação, no entanto, pode acabar prejudicando a superfície do piso caso ele não tenha sido especificado corretamente. Nesse caso, você deve ficar atento às características do modelo de vinílico escolhido para acertar na decisão, sobretudo em relação à classificação de uso e a qualidade/espessura da capa de uso.

Na Tarkett, contamos com diversas opções comercias para tráfego médio e alto entre pisos modulares e em manta. Uma boa ideia é navegar pelas cinco coleções da nossa Linha Ambienta, que são as preferidas para esses ambientes.

Pisos Vinílicos Cores Pumpkin Orange e Massai Red – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

Expresse sua marca e crie pontos de destaque

Se você tem dúvidas sobre qual cor escolher para o piso, uma ideia de decoração é utilizar o revestimento como um aliado para você expressar sua marca. Com uma grande diversidade de opções de padrões, cores e formatos, com o vinílicos da Tarkett é possível criar paginações ao sabor da criatividade que acompanhem as tonalidades características do seu estabelecimento.

Essa estratégia é muito utilizada, principalmente, por redes de fast food, que procuram criar uma associação automática entre as cores e a marca nas pessoas. Outra ótima solução para tornar o projeto mais criativo e intuitivo é explorar os diferentes formatos e padrões de vinílicos para criar pontos que se destaquem no ambiente. 

Por exemplo, uma boa dica é utilizar cores ou paginações diferenciadas para delimitar as áreas de passagem, mesas ou atendimento dentro do ambiente. Coloridas e com desenhos que facilitam a criação de paginações criativas.

O que achou dessas dicas para renovar a decoração do seu ponto? Conheça TUDO que a Tarkett oferece em pisos e revestimentos para restaurantes, cantinas e cafeterias clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment