Piso vinílico da Tarkett é destaque em projeto que transforma ônibus antigo em chalé

Piso vinílico da Tarkett é destaque em projeto que transforma ônibus antigo em chalé

Veículo da década de 1980 ganha ares de hotel cinco estrelas em projeto assinado pela Doma Arquitetura em parceria com Mariana Orsi

Transformar um ônibus Mercedes-Benz O-364 monobloco original, ano 1986, em um chalé acolhedor e capaz de oferecer todo o conforto de um hotel cinco estrelas. Esta foi a missão idealizada pela arquiteta, fotógrafa e urbanista Mariana Orsi e colocada em prática pela arquiteta e apresentadora Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura.  

Nomeado como projeto Outro Chão, o ônibus restaurado e transformado em hospedagem cumprirá o papel de proporcionar aos hóspedes o gostinho de uma grande viagem com um motorhome, capaz de acomodar até 2 adultos e 2 crianças. As reservas serão liberadas a partir de outubro.

A fim de criar uma experiência mais completa e imersiva, o projeto realizado pela Doma foi fiel à estética original do veículo no lado externo. Já nos interiores, os bancos que acomodavam os passageiros deram lugar ao mobiliário da hospedagem, conservando apenas o banco do motorista e os assentos da mesa de refeições. As luminárias originais do corredor, assim como todo o painel de controle e o piso metálico da escada de acesso também foram preservados.

Na estrutura interna, o grande responsável pela repaginação do visual foi a substituição do piso. O assoalho recebeu primeiramente uma manta termoacústica e, para garantir o máximo de conforto característico dos hotéis cinco estrelas e acolhimento dos chalés, a aposta certeira foi pelos pisos vinílicos da Tarkett, líder mundial em vinílicos, totalmente compatíveis com um incrível sistema de aquecimento instalado no contrapiso

Em uma área de 27m², as arquitetas escolheram a cor Malva, da Linha Essence 30, cuja estética reproduz o efeito da madeira em uma tonalidade suave e clara, o que contribui para aumentar a sensação de amplitude na acomodação, além de proporcionar a sensação característica da madeira de “aquecer” os ambientes.

Assim como o piso, cada escolha feita para o projeto foi minuciosa em cada detalhe. Mobiliário sob medida e sofá-cama garantem ainda mais funcionalidade ao ambiente;  as novas cortinas e as poltronas restauradas carregam todo o efeito retrô de um ônibus antigo.  “Essas poltronas trazem a memória do uso: quando eram de um ônibus, serviam para sentar e deslumbrar a vista. Agora, continuam com a mesma ideia, só que com a mudança de outro chão, estimulando as pessoas a se desconectarem quando estão dentro do ônibus”, explica Patrícia, arquiteta da Doma.

Graças à sintonia entre Mariana e Patrícia, toda a reforma foi realizada em apenas cinco meses e teve como resultado uma experiência de hospedagem inovadora.  O ônibus será instalado na estrutura da Pousada Pinho Bravo em Campo Verde, área rural de Camanducaia (região sul de Minas Gerais), a partir de outubro de 2022. Nas reservas, os hóspedes poderão escolher se querem cozinhar no espaço ou serem atendidos pela pousada, que oferece café da manhã no restaurante do local ou no próprio ônibus. A cozinha reúne frigobar e cooktop de indução que pode, inclusive, ser usado na área externa do chalé, diante de um lindo jardim assinado pelo escritório Catê Poli Paisagismo.

 

Comente abaixo o que achou desse projeto e aproveite agora para conferir todas as linhas da Tarkett em nosso site.

Leave a comment