Pisos para cozinha: como escolher o melhor? A escolha do piso para cozinha é uma das decisões mais importantes na hora de construir ou reformar uma casa. Afinal, não é por acaso que se diz que “a cozinha é o coração do lar”, uma vez que este ambiente vai muito além da função de preparar alimentos.
Além disso, a cozinha se tornou um espaço de convivência dentro de casa, onde garantimos momentos e experiências únicas ao lado das pessoas que amamos – seja ao se reunir em família para tomar o café da manhã, conversar com amigos e parentes durante o preparo das refeições ou até mesmo em uma breve pausa para um lanche da tarde.
Com tamanha importância e tantas funcionalidades, garantir a praticidade, harmonia e conforto neste cômodo é fundamental, e o piso exerce grande influência nisso. Para você acertar na hora de escolher o modelo ideal, neste post do Blog da Tarkett, vamos detalhar como definir a melhor opção para cada tipo de ambiente. Vem com a gente!
Piso Vinílico Cor Calêndula – Linha Injoy
Por que escolher o piso vinílico para a cozinha?
A cozinha merece atenção especial na escolha do revestimento, pois ao mesmo tempo que se faz necessário um piso que se encaixe estéticamente com a decoração, ele precisa ser fácil de limpar e resistente a manchas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, além de ser muito mais rápido para instalar e realizar a manutenção, caso seja necessário, o piso vinílico colado pode ser lavado assim como normalmente ocorre nos pisos cerâmicos, mas isso raramente será preciso, uma vez que a limpeza do vinílico é muito mais prática.
Portanto para manter o piso sempre limpo, você não vai utilizar muito mais do que alguns pares de panos, rodo, vassoura, água e detergente – nada de produtos abrasivos e específicos. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
Outro benefício oferecido pelo vinílico para as cozinhas está relacionado ao conforto, atributo essencial para uma boa convivência neste cômodo. O vinílico proporciona conforto térmico e acústica superior aos chamados pisos “frios” e rígidos, tornando o ambiente muito mais acolhedor para qualquer situação.
Quer um bom exemplo? Então confira como o piso vinílico transformou esta cozinha na segunda temporada da websérie Missão Décor Tarkett, apresentado pelo arquiteto Ricardo Abreu:
Qual o melhor piso para cozinha pequena?
Se você precisa escolher um piso para cozinha pequena, é muito importante ter atenção à paleta de cores que se escolhe para o ambiente e, também, tomar cuidado com a tonalidade do piso.
Tons escuros tendem a criar uma sensação de encolhimento nos ambientes. Por outro lado, tons médios e claros, próximos ao branco e ao bege, podem garantir um efeito de amplitude no cômodo.
Além disso, outro ponto a se levar em conta é o desenho do piso. Revestimentos mais “lisos”, com menos detalhes e mais próximos do minimalismo, são as melhores opções para não sobrecarregar o décor de uma cozinha pequena.
Qual o melhor piso para cozinha branca?
Em uma cozinha branca, uma boa ideia é apostar em um modelo de piso capaz de criar contraste ou quebrar a monotonia do ambiente. Para evitar que o cômodo fique muito gélido por conta do branco em destaque, aposte em um vinílico em tonalidade média.
Os vinílicos amadeirados são ótimas opções para cozinhas brancas, uma vez que o efeito visual da madeira traz mais “calor” ao ambiente. Por outro lado, se a ideia for manter uma decoração mais minimalista ou clássica, você pode apostar em modelos de vinílicos com tonalidades mais próximas do cinza ou bege, por exemplo.
Piso Vinílico Cor Titanium – Linha Ambienta Coleção Stone
Qual o melhor piso para cozinha industrial?
Na decoração com estilo industrial, materiais rústicos e metalizados ganham protagonismo, com destaque para os tons de preto e cinza no mobiliário e nos acabamentos.
Sendo assim, uma boa opção para o piso pode ser investir em um modelo de vinílico que reproduza a rusticidade do concreto e do cimento, como é o caso das opções trazidas pela Linha Ambienta Coleção Stone da Tarkett.
Piso Vinílico Cor Astúrias – Linha Tech Coleção Essence
Qual o melhor piso para cozinha integrada?
É cada vez mais comum que os novos projetos de casas e apartamentos contem com uma cozinha integrada à sala. Uma boa pedida para otimizar o espaço e assim aumentar a sensação de amplitude.
Neste caso, a integração deve ser completa: além de manter o mesmo estilo de decoração nos dois ambientes. Optar por um único modelo de piso tanto para a sala quanto para a cozinha irá agregar mais conforto e uniformidade ao projeto.
Uma opção mais segura para combinar o acolhimento necessário com a funcionalidade é utilizar o vinílico amadeirado. Mas se couber ousadia, você pode apostar em paginações criativas para suavizar a aparente transição visual entre os ambientes.
Agora que você já sabe como escolher o melhor piso para sua cozinha, é só aproveitar para vivenciar novos momentos com a família neste ambiente!
Conte pra gente qual estilo de vinílico é o seu favorito e aproveite para conferir todas as opções que a Tarkett oferece para cozinhas clicando aqui!