Paviflex: o que é e qual escolher para os ambientes?

Paviflex: o que é e qual escolher para os ambientes?

Saiba como escolher o melhor paviflex para o seu ambiente

Precursor do piso vinílico como conhecemos hoje, o Paviflex é um clássico atemporal do mercado de revestimentos. Colorida e modular, a linha continua a ser uma das melhores opções para revestir ambientes internos.

As placas de Paviflex proporcionam as mesmas vantagens dos pisos vinílicos tradicionais, tais como instalação rápida, limpeza prática, conforto térmico e bom desempenho acústico.

No entanto, por ser um piso fabricado na Europa desde a década de 1940, chegando ao Brasil por volta dos anos 1960, muitas pessoas erroneamente acham que esta opção “ficou no passado”, o que acreditamos ser um desperdício.

Para desmistificar qualquer receio e solucionar dúvidas em torno do piso Paviflex, preparamos este artigo do Blog da Tarkett especialmente para você! Vem com a líder mundial em pisos vinílicos:

O que é um piso Paviflex?

Conhecido tecnicamente como Vinyl Composition Tile (VCT), o Paviflex pode ser considerado o pioneiro entre os pisos vinílicos. Acabamos nos referindo desta forma porque ele foi o primeiro vinílico do tipo homogêneo, ou seja, é formado por uma ou mais camadas que contêm a mesma composição, originando assim uma massa única.

A partir disso, a indústria do setor se dedicou a desenvolver uma opção heterogênea, ou seja, composta por várias camadas diferentes entre si. Elas permitiram a introdução de diversas estampas e texturas – dando assim origem ao Luxury Vinyl Tile (LVT).

Como antecipamos acima, o Paviflex já circula pelas obras brasileiras desde a década de 1960. Sua chegada ao país está totalmente relacionada com a construção de Brasília-DF, onde foi especificado para revestir o piso de diversos edifícios da capital e, na maioria deles, permanece até hoje.

Embora esteja muito bem acompanhado pelos LVTs na atualidade, o Paviflex ainda é muito especificado em todo o mundo, o que motivou a Tarkett a buscar soluções mais eficientes e ecológicas para fabricar este tipo de piso.

Hoje representado pela linha Paviflex Natural, cada piso é produzido pela líder mundial com plastificante biodegradável à base de óleo de soja e mais de 95% de matérias-primas naturais.

Quais os tipos de Paviflex?

Todos os pisos Paviflex da Tarkett são fabricados no formato placa nas dimensões 30 x 30 cm. As placas são fixadas no contrapiso por meio de adesivo, mas não com o mesmo utilizado nos LVTs (Globalfix®). Para ele, recomenda-se o uso de Fadecril®.

A espessura total pode variar: além da opção de 2 mm, a Tarkett oferece uma alternativa ainda mais resistente, com 3,2 mm, para atender projetos com classificação de uso em tráfego pesado (23), comercial muito pesado (34) e industrial geral (42).

Na Linha Paviflex Natural, os designs estão divididos em duas coleções. Uma delas é a Thru, que reúne uma cartela de 14 cores entre opções “quentes” e vivas. A pigmentação variada no design das placas remete ao charme e contemporaneidade de pisos rústicos como o granilite. É em algumas das cores da Thru que a Tarkett oferece a espessura adicional de 3,2 mm que comentamos acima.

A coleção Fit completa o mix da linha com alternativas um pouco mais neutras e suaves em relação à cartela da Thru, trazendo um padrão que evidencia as cores disponíveis de uma maneira mais sólida em meio a leves traços.

Como limpar o piso Paviflex?

limpeza do piso Paviflex demanda os mesmos procedimentos de rotina aplicados aos vinílicos tradicionais, o que proporciona praticidade e agilidade no dia a dia. Não é preciso usar nenhum produto químico específico para limpá-lo.

Primeiro, deve-se fazer uma varrição prévia para retirar as partículas de sujeira mais significativas. Depois, passar por toda a área um pano umedecido em uma solução de detergente neutro diluído em água.

Muita gente acredita que a limpeza deve parar por aí, mas é aí que mora o perigo. É preciso retirar a solução de água com detergente passando um pano limpo e umedecido agora somente em água. Seque tudo com um pano seco e pronto!

Pode molhar o piso Paviflex?

Piso Vinílico Cor 24007200 (Coleção Fit) – Linha Paviflex Natural / Catálogo Suvinil Revela 2023 – Estratégia e Coordenação Sylvia Gracia – Pesquisa, Conceito, Direção Criativa e Edição Michell Lott – Direção de Arte e Set Design Natália Martucci – Assistente de Arte e Set Design Marianne Zasso – Foto André Klotz – Assistente de Foto Victor Frezza

Por ser um piso que foge um pouquinho do habitual no mercado dos vinílicos em termos de composição, o piso Paviflex ainda levanta dúvidas na hora da limpeza quando há a necessidade de lavar o piso.

Acreditamos que as rotinas de limpeza apresentadas acima dão conta do recado na maior parte das situações, já que lavar o piso com baldes e principalmente com a mangueira não é das práticas mais ecológicas.

No entanto, é possível, sim, molhar e lavar o piso Paviflex (assim como todo vinílico do tipo colado), mas a Tarkett recomenda neste cenário que a secagem seja realizada logo em seguida, sem deixar a água empoçada por muito tempo.

O piso não vai estragar por conta da umidade por não ter nenhum componente suscetível a isso (tal como ocorre nos derivados de madeira), mas pode vir a descolar do contrapiso futuramente se estiver frequentemente em contato com a água.

Quais as vantagens e desvantagens do Paviflex?

O Paviflex é um piso muito resistente, característica que o torna uma excelente opção para obras comerciis, como aeroportos, supermercados e projetos com grandes superfícies a cobrir, assim como apresenta uma excelente relação custo x benefício para áreas não-críticas de hospitais e clínicas, além de escolas e escritórios.

Pode também ser especificado para projetos residenciais e corporativos graças à grande variedade de cores e à modularidade na paginação. Por ser um revestimento facilmente recortável com estilete, é perfeito para criar desenhos mais ousados no piso.

Uma das grandes vantagens de qualquer tipo de vinílico é a possibilidade de sobrepor pisos antigos, dependendo das condições do contrapiso existente – saiba mais neste post.

O Paviflex, porém, é o único tipo de vinílico que pode ser sobreposto por outro vinílico, desde que ele também seja um Paviflex e o original não tenha sido colado com adesivo betuminoso, o que era bem comum antigamente. Após ser instalado, basta encerar e o piso está pronto para uso.

Por outro lado, justamente por ser um piso do tipo homogêneo VCT, não é possível inserir neste tipo de produto a mesmavariedade de padrões e texturas trazida pelos LVTs, ou seja, não é possível ter estampas muito diferenciadas como as amadeiradas e as mais rústicas (pedras e concreto), por exemplo.

O desempenho acústico do Paviflex também é ligeiramente inferior do apresentado pelos pisos LVTs, mas, ainda assim, continua sendo uma opção mais eficiente na absorção ao som do impacto do que outros tipos de revestimentos mais rígidos.

Estas pequenas desvantagens, contudo, não fazem do Paviflex um revestimento pior ou secundário no mercado de vinílicos. Pelas características que apresentamos, vale a pena ao menos ser considerado.

Como definir o que é melhor? A regra de ouro é compreender, primeiro, os gostos e as necessidades de cada projeto para, assim, escolher aquele que me melhor se encaixa aos diferentes cenários e desafios de projeto, orçamento e instalação.

Piso Vinílico Cor 24007200 (Coleção Fit) – Linha Paviflex Natural / Catálogo Suvinil Revela 2023 – Estratégia e Coordenação Sylvia Gracia – Pesquisa, Conceito, Direção Criativa e Edição Michell Lott – Direção de Arte e Set Design Natália Martucci – Assistente de Arte e Set Design Marianne Zasso – Foto André Klotz – Assistente de Foto Victor Frezza

Agora que você já sabe tudo o piso Paviflex, que tal conhecer TODAS as opções que a Tarkett oferece para o seu projeto? Clique aqui e confira uma por uma.

 

Leave a comment