Sem quebra-quebra, conheça as soluções encontradas para repaginar uma cozinha que nunca havia sido reformada em 35 anos
Transformar o décor e deixar de cara nova uma cozinha que não passava por uma reforma há mais de 35 anos – tudo isso sem realizar mudanças complexas ou que descaracterizassem o ambiente. Esse foi o desafio encontrado pela Tarkett no primeiro episódio da websérie “Missão Décor Tarkett”.
Se missão dada é missão cumprida, a líder mundial de vinílicos e o arquiteto Ricardo Abreu conseguiram transformar um ambiente com mais de três décadas em um espaço confortável, contemporâneo e cheio de personalidade. Confira abaixo o passo a passo dessa transformação!
Herança grega
Descendentes de gregos, Paulo e sua mãe, Eliana, queriam dar uma cara nova à cozinha do apartamento onde moram. Apesar de Paulo já ter realizado algumas modificações pontuais na casa no passado, este cômodo nunca havia sido alterado – completando 35 anos intacto.
A ideia da família era repaginar o décor, no entanto, gostariam de manter a herança da cultura grega – presente em todo o apartamento – também na cozinha e, ao mesmo tempo, modernizar o ambiente.
As principais insatisfações dos moradores com o cômodo estavam ligadas à falta de claridade. Com um revestimento cerâmico muito antigo na parede e no chão, além de um mobiliário em tonalidade de madeira natural, o espaço tinha poucos pontos de iluminação e passava uma sensação de encolhimento.
Além de criar um décor para o ambiente que dialogasse com o restante do projeto, Ricardo tinha o desafio de dar destaque a dois itens que tem valor simbólico para os moradores: um conjunto de toalhas de crochê, passada de geração em geração na família, e uma coleção de imãs de geladeira que Eliana coleciona há anos.
Mãos à obra
Para evitar uma mudança radical no projeto, que pudesse descaracterizar a concepção original, o arquiteto buscou explorar o contraste entre o revestimento da parede, mobiliário e o piso.
“Tudo partiu da marcenaria já existente, pois estava bem preservada. Apesar dos moradores estarem um pouco cansados da cozinha antiga, a gente manteve alguns elementos e os contrastou com os novos, o que deu uma cara diferente para o local”, explica Ricardo.
Para trazer um ar contemporâneo e aconchegante ao projeto, o arquiteto optou por utilizar uma paleta de tons terrosos no ambiente.
Nas paredes, ao lado da mesa, foram instalados painéis de gesso pintados em marrom. Nas bordas dos painéis também foram colocadas fitas de LED para otimizar a iluminação do ambiente e ainda destacar o conjunto.
“Neste contraste entre velho e novo, temos a presença dos antigos azulejos, ressaltados pelos novos painéis iluminados”, explica o arquiteto.
Protagonista, o piso escolhido para o projeto foi o vinílico cor Carambola da Linha Ambienta Coleção Series, da Tarkett Brasil. Além do modelo se enquadrar perfeitamente na paleta proposta pelo arquiteto, este piso vinílico da Tarkett agrega benefícios como praticidade e resistência, o que faz dele perfeito para uma cozinha funcional.
Essa escolha permitiu que a obra fosse realizada rapidamente e sem a necessidade de quebra-quebra, uma vez que o piso vinílico pode ser instalado sobre revestimentos já existentes como a cerâmica e o porcelanato.
]
Para regularizar o contrapiso, bastou aplicar a Tarkomassa Autonivelante em toda a superfície, esperar a secagem e por último instalar o vinílico. “Eu imaginava que só quebrando tudo para dar jeito nos revestimentos, mas vocês fizeram uma alteração maravilhosa. É outra cozinha!”, comenta Eliana.
Por fim, para dar destaque no décor aos itens que tem valor sentimental para os moradores, Ricardo optou por emoldurar as peças de crochê e encontrou uma solução utilizando um painel na vertical para a coleção de ímãs
Confira como ficou a cozinha e a sala de jantar finalizadas nas fotos de José Henrique Vieira:
Já havia imaginado que era possível transformar tanto um ambiente sem quebra-quebra? Conte para nós aqui nos comentários o que achou desse projeto e fique ligado nos próximos episódios!