8 Dicas de Como Deixar Sua Casa Mais Aconchegante

8 Dicas de Como Deixar Sua Casa Mais Aconchegante

 

Saiba como o piso vinílico pode lhe ajudar nisso

piso vinilico beje com cama rosa

Deixar a casa mais aconchegante é uma ótima ideia em qualquer período, especialmente naqueles em que precisamos passar mais tempo em casa por motivos pessoais ou até mesmo a trabalho.

Nas grandes cidades, os lares cada vez mais ganham ares de ‘refúgio’, justamente porque podem oferecer um abrigo relaxante e acolhedor para compensar a rotina em um exterior caótico e exaustivo.

A sensação de acolhimento ao chegar em casa é única, mas ela pode ser ainda melhor. Os estofados ou tapetes costumam vir primeiro à mente como solução, mas eles podem não resolver tudo sozinhos! Por que não complementar diferentes soluções?

Conhecer alguns truques de arquitetura e decoração faz toda a diferença. Líder mundial em vinílicos, a Tarkett reúne abaixo algumas dicas para tornar sua casa mais aconchegante usando o vinílico em pisos e paredes, confira:

 

Revestimento ideal

Antes de revestir qualquer ambiente, o ideal é saber quais tipos de revestimentos favorecem e amplificam sensações de conforto e bem-estar.

poltronas azul e cinza com parede marrom

O piso vinílico é imbatível nesse quesito, uma vez que a textura das placas, réguas e de vinílicos em mantas é mais agradável ao toque do que os laminados e os pisos frios, como o porcelanato e as pedras naturais.

Paleta neutra

Cores neutras como o branco e o cinza nos pisos e paredes contribuem para criar espaços agradáveis e relaxantes, já que as cores quentes estimulam sensações mais intensas que podem se tornar cansativas com o passar do tempo.

piso vinilico branco em sala branca

Além disso, uma paleta neutra multiplica as possibilidades de personalização com detalhes em cor de móveis e objetos de decoração.

Pisos amadeirados

Dentre as diversas opções de cores, um recurso muito utilizado por profissionais de arquitetura e design de interiores é abusar do visual da madeira quando se quer aumentar a sensação de conforto no piso de quartos e áreas sociais.

piso vinilico beje em quarto

A madeira é usada há milênios na construção civil, especialmente nos lugares mais frios, porque é um material que reduz os efeitos da queda de temperatura externa nos interiores. Não à toa costuma se dizer que o visual da madeira ‘aquece’ os ambientes.

A Tarkett possui uma oferta de padrões amadeirados bastante diversificada para atender a gostos e necessidades variados, desde residências até escritórios de grandes empresas.

Não se esqueça das paredes

O conforto não está restrito aos pisos. Os vinílicos podem ser instalados na parede tanto nos tradicionais formatos placa e régua, como também na forma de revestimentos com base têxtil – clique e saiba mais sobre a Linha Artwall®.

piso vinilico cinza na parede

Por ser mais leve e fácil de instalar, o vinílico na parede é uma boa solução para destacar uma parede inteira na sala de estar ou criar painéis de TV. Confira algumas dicas para aplicar vinílico na parede aqui.

quarto com piso vinilico marrom na parede

Tonalidades a seu favor

Cada tonalidade de revestimento estimula sensações diferentes, e conhecê-las vai lhe ajudar a encontrar o tomo adequado para a decoração de cada ambiente.

Para tornar dormitórios mais confortáveis, uma dica é apostar em pisos escuros, pois eles favorecem uma atmosfera ideal para o descanso.

quarto com piso vinilico marrom

Pisos em tons médios e claros favorecem a percepção de amplitude, o que pode ser interessante em pequenos espaços – evitando a sensação de enclausuramento.

quarto cinza com piso vinilico branco

Explorando texturas

O tato é um dos sentidos mais importantes em arquitetura e decoração porque possui grande influência na sensação de conforto das pessoas. É bastante provável que você tenha tocado um sofá para conferir se ele é mesmo confortável, por exemplo.

Com os revestimentos a lógica é bastante similar: texturas agradáveis ao toque de pés e mãos estimulam o acolhimento, mas podem ir além ao trazer a associação ao frescor e à rusticidade do material natural.

Conforto térmico

Sabe aquela sensação desconfortável ao levantar da cama quentinha e se deparar com um piso quase congelando? A temperatura do piso e a sua influência na temperatura ambiente são fatores essenciais para manter sua casa aconchegante.

quarto laranja com piso vinilico marrom

O piso vinílico, por ser atérmico, contribui para a estabilidade da temperatura interna e proporciona mais conforto do que cerâmicas e porcelanatos durante todo o ano.

Conforto acústico

A percepção de conforto não é só visual ou térmica: a acústica é tão importante quanto para tornar a casa mais aconchegante. Afinal, quem poderá fazer alguma tarefa ou relaxar com o toque-toque dos passos para lá e para cá?

Opções rígidas como cerâmicas, porcelanatos e laminados pouco absorvem o impacto causado pela movimentação de pessoas, animais e objetos na casa, propagando ruídos com maior facilidade.

piso vinilico beje com sapato azul

A excelente acústica do piso vinílico o faz ser recomendado não só para residências, mas também onde o silêncio é essencial como escritórios, universidades, clínicas e hospitais.

Gostou das nossas dicas? Se identificou com alguma? Se você já possui um piso vinílico em casa, compartilhe conosco nos comentários como ele contribuiu para você se sentir mais à vontade no seu lar!

Leave a comment