Como integrar a decoração de sala e cozinha com piso vinílico?

Como integrar a decoração de sala e cozinha com piso vinílico?

Dicas para unir estes ambientes com personalidade e conforto

Piso Vinílico Cor Açafrão – Linha Essence Coleção Hit – Tarkett

Cada vez mais, ter uma casa ou apartamento com ambientes integrados se consolida entre os principais desejos de quem conquista o sonho da moradia própria. Embora seja aplicável na maior parte dos cômodos, é a junção entre a sala de estar e/ou a sala de jantar com a cozinha que faz os olhos das pessoas brilharem.

Infelizmente, é um sonho que não está ao alcance de todos, pois nem sempre será possível derrubar todas as paredes em uma reforma e assim eliminar as barreiras físicas e visuais entre os ambientes. 

Antes de colocar a mão na massa, é importante que profissionais verifiquem a presença das chamadas paredes estruturais, que não podem ser derrubadas – se forem, podem colocar em risco toda a estrutura, uma grave ameaça principalmente em edifícios.

Se possível, o ideal é procurar empreendimentos que já contemplam essa possibilidade de integrar as salas com a cozinha desde a obra, entregando a casa ou apartamento com cômodos já unidos, ou cercados de algumas paredes que podem ser retiradas sem problemas.

Integração física e visual

De nada adianta derrubar todas as barreiras físicas que separavam os espaços se, visualmente, ainda existem elementos que denotam claramente as divisões que ali existiam.

Os acabamentos de piso e parede são grandes aliados de qualquer ambiente que desejamos integrar – é preciso harmonizar as transições entre cada cômodo para que o trajeto se torne o mais suave e imperceptível possível, sem abrir mão do conforto e da personalidade que cada um deve ter.

O piso vinílico é a melhor escolha para ambientes internos, pois entrega mais benefícios que outros tipos de revestimento, como o piso laminado e os chamados ‘pisos frios’. É rápido de instalar, fácil de manter e confortável em termos térmicos e acústicos.

Com tantas vantagens, integrar os ambientes em uma reforma ou em uma casa nova fica muito mais fácil. No post de hoje, vamos apresentar abaixo três dicas para integrar a decoração das salas com a cozinha utilizando o vinílico! Vem com a gente:

#1 Utilize o mesmo padrão e cor

Piso Vinílico Cor Marquina Grafite – Linha Solare Coleção Pietra – Tarkett

A solução mais simples e eficiente de se integrar ambientes internos é utilizar o mesmo padrão e cor de piso vinílico em todos os ambientes, sobretudo naqueles que você já providenciou a retirada das barreiras físicas e visuais que falamos acima.

Isso é uma quebra de paradigma, pois ao longo dos anos, acostumamo-nos a ter um tipo ou cor de piso diferente a cada cômodo, o que deixa de fazer sentido a partir do momento que desejamos tê-los todos juntos.

Além disso, o vinílico pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes internos, com exceção aos banheiros com ducha ou chuveiro. Também não é possível instalá-lo em áreas externas, como explicamos aqui.

#2 Tire proveito da perspectiva

Piso Vinílico Cor Tabaco – Linha Ambienta Coleção Series – Foto José Henrique Vieira – Tarkett

Esta é uma boa dica para quem tem ambientes integrados que são compridos, mas estreitos, o que acaba dando a impressão de aperto mesmo quando se pode circular ou visualizar todos os espaços.

Neste cenário, a paginação do piso faz toda a diferença e aqui as réguas vinílicas se destacam. A dica é posicionar as réguas no sentido da parede mais ao fundo do ambiente, o que acaba conduzindo o olhar em perspectiva até o final.

Além de elegante, essa composição ajuda a consolidar a impressão de união entre os espaços. Também pode ser a deixa que faltava para subir com o vinílico pela parede, podendo chegar até o teto – um recurso utilizado no segundo episódio do Missão Décor Tarkett com o arquiteto Ricardo Abreu, veja só:

#3 Aposte em paginações criativas

Pisos Vinílicos Cores Sunflower Yellow e Dark Grey – Linha Ambienta Coleção Make It – Tarkett

Além da dica de posicionar as réguas vinílicas conduzindo o olhar para o fundo do ambiente, existem diversas outras paginações criativas que podem ser utilizadas para unir os cômodos suavizando as transições.

Uma aposta atemporal é a paginação conhecida popularmente como espinha de peixe, que pode ser feita de diversas maneiras, desde as mais clássicas com réguas em padrões amadeirados, até as mais coloridas e contemporâneas.

Outra maneira de abusar da criatividade é utilizar padrões, cores e texturas diferentes, formando desenhos variados que vão se estender por todos os espaços. Confira essas e outras dicas de paginações criativas neste post.

Ter um ambiente integrado é um sonho, não é mesmo? Com essas dicas, ficou mais fácil tirar essa ideia do papel? Se você ainda tem dúvidas, estamos aguardando você nos comentários:

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment