Piso vinílico click ou autocolante? Quando o assunto é escolher o piso para casa, decidir entre os modelos de vinílico pode se tornar uma escolha difícil, já que os benefícios coincidem: agilidade na instalação, conforto térmico, excelente acústica e facilidade na limpeza.
Além disso, pisos vinílicos de qualquer tipo são feitos de PVC, material que é misturado a outros elementos, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, portanto, nem as vantagens nem a composição vão te ajudar a tomar a melhor decisão.
Apesar do custo-benefício ser o mesmo, cada modelo, no entanto, possui características que você precisa conhecer antes de escolher o seu, e ninguém melhor do que a líder mundial em pisos vinílicos para soluciona essa dúvida, não é mesmo? Confira:
Qual é a principal diferença entre piso vinílico click ou autocolante?
A principal diferença entre as versões coladas e clicadas de vinílico é a instalação de piso. O piso colado é fixado no contrapiso por meio da aplicação de adesivo – os LVTs da Tarkett utilizam o adesivo Globalfix®.
Nos pisos clicados, por sua vez, as peças são paginadas por meio do sistema de encaixe ‘macho-fêmea’, dispensando o uso de qualquer tipo de adesivo.
Seja qual for o modelo, piso residencial ou comercial, a preparação do contrapiso é fundamental. Ele precisa estar em boas condições, principalmente nivelado. Na maioria dos casos, é necessário usar uma massa autonivelante, como a Tarkomassa, para corrigir as imperfeições da superfície.
No entanto, ao utilizar os padrões da Coleção Ambienta da Linha Tech, novidade da Tarkett em clicados rígidos, é possível instalar ter vinílicos instalados sobre o contrapiso de cerâmica sem necessidade de nivelar rejuntes (até 3mm).
Existe uma opção que é melhor do que a outra? Se a ideia é ter uma resposta que se encaixa em todos os cenários, a resposta é não. Tudo vai depender do contexto em que o projeto está inserido, onde um ou outro pode vir a se sair melhor.
Por exemplo, a escolha pelos clicados é recomendada em situações de reformas que precisam ser ultrarrápidas, porque ao dispensar o uso de adesivo, você acaba ganhando ainda mais tempo com um tipo de piso que já trabalha com o cenário em que a instalação é rápida.
Os colados, por sua vez, entregam uma acústica superior porque estão completamente aderidos ao contrapiso e têm uma vantagem adicional em relação a um hábito específico de limpeza, o que vamos explicar melhor abaixo.
É importante deixar claro que ambos podem ser utilizados em aplicações sobre pisos já existentes. O contrapiso é um fator, logo, é sempre bom verificar se ele está em condições ou são do tipo adequado para receber esta sobreposição com vinílico.
Você pode instalar o vinílico sobre contrapisos de cimento desempenado ou laje de concreto; mármores e granitos polidos (desde que estejam bem aderidos e nivelados); cerâmicas e porcelanatos (com juntas de até 5 mm); Paviflex® sobre Paviflex®; pisos com sistema de calefação e mezaninos com placa cimentícia travada ou laje de concreto.
Por outro lado, não é possível sobrepor o vinílico em contrapisos de área externa; cimento queimado; cerâmicas e porcelanatos desnivelados (com placas soltas e juntas maiores que 5mm); ardósia e pedras diversas; Paviflex® com adesivo betuminoso; outros tipos de vinílico, exceto Paviflex® sobre Paviflex®; mezanino que não seja de placa cimentícia travada ou laje de concreto; qualquer contrapiso em cozinhas industriais e qualquer tipo de piso de madeira, seja tacos, tábuas, parquets ou laminados.
Limpeza de pisos vinílicos colados e clicados
O passo a passo da limpeza é bastante similar para todo tipo de vinílico. Você deve começar com uma varrição, retirando o máximo que conseguir da poeira e sujeira visível da superfície.
Na sequência, é hora de passar um pano umedecido em uma solução de detergente neutro diluído em água. Muitas pessoas pensam que a limpeza acaba por aí, mas você não vai cometer este erro, vai? Aproveite para conhecer os três erros mais cometidos pelas pessoas na limpeza do vinílico clicando aqui.
Após a passagem do pano umedecido, é preciso enxaguar o ambiente passando um novo pano úmido, desta vez somente em água, e depois finalizar com um pano seco e limpo. Agora sim o seu ambiente está devidamente limpo!
Para que você possa caprichar na limpeza de clicados ou colados, existem dois vídeos no nosso canal do YouTube que demostram, detalhadamente, tudo o que falamos acima:
Embora seja o mesmo procedimento tanto para colados quanto clicados, existem aquelas pessoas que preferem enxaguar o piso utilizando mangueiras ou baldes, talvez porque já faziam isso em casas com cerâmica ou porcelanato.
Não é o mais sustentável dos hábitos, até porque pelos vídeos acima você pode ver na prática como o pano úmido da conta do recado. No entanto, se você fizer questão de manter o hábito de lavar o piso, isso só será possível na versão colada, desde que a secagem seja feita imediatamente após a lavagem, não deixando água empoçada.
Embora possa ser lavado, a Tarkett não recomenda a instalação de qualquer vinílico em banheiros com chuveiro, pois a exposição à umidade pode levar ao descolamento das placas.
O clicado nunca pode ser lavado, mas não por algum risco de apodrecimento, tal como ocorre com outros revestimentos: por exemplo, água no piso laminado é algo impensável.
Nos vinílicos clicados, a água pode escorrer pelos encaixes e gradualmente se acumular no contrapiso, o que possivelmente vai gerar infiltrações, mal cheiro, entre outros transtornos. Melhor evitar!
Como você pode notar, existem diferenças entre pisos vinílicos colados e clicados, mas seja qual for a sua escolha, você pode ficar tranquilo: conforto, praticidade e beleza estão garantidos!