Confira dicas para trazer a natureza para dentro de casa
Piso Açafrão – Linha Essence® Coleção Hit
O movimentado dia a dia nas grandes cidades, acabou por nos afastar por muito tempo do contato com a natureza e a tranquilidade que emana dos espaços verdes.
A busca por uma reconexão com o natural se tornou não apenas uma grande tendência da atualidade como também um movimento necessário para buscar uma vida com mais equilíbrio e melhor qualidade.
A tendência Urban Jungle
Podemos resumir esse cenário de reencontro com a natureza com a ascensão da tendência Urban Jungle – floresta urbana, na tradução do inglês para o português. Ela consiste em trazer às moradas urbanas uma decoração interna com mais plantas e elementos ligados ao meio ambiente.
E acredite: essa mudança altera completamente a atmosfera de casa e, por que não, o lifestyle dos moradores.
Além da melhora na qualidade do ar do ambiente interno, elas são perfeitas como atividade para relaxar e reequilibrar as energias.
É bastante provável que, ao adotar uma vida mais verde em casa, você passe a olhar com mais carinho as questões de sustentabilidade.
Preparando o lar para o verde
Já que estamos falando de plantas, é preciso pontuar que nem tudo são flores. É imprescindível planejar como e quais elementos inserir dentro de casa. Conheça mais sobre o paisagismo de interiores aqui.
A depender do que você deseja criar, pode ser preciso contar com a ajuda de arquitetos e decoradores com alguma especialidade em paisagismo de interiores. Nem todos os tipos de ambientes são adequados para receber plantas, assim como nem todas as plantas estão preparadas para viver em ambientes distantes do ar livre e da luz natural.
Piso Lótus – Linha Essence® Heritage
Aliás, cada espécie apresenta um conjunto de características próprias que não nos permite criar uma receita única. Por mais resistentes que sejam, qualquer planta vai exigir cuidados, ainda que mínimos e rápidos, mas frequentes dos moradores.
Pensando nisso, a Tarkett, líder mundial em pisos e revestimentos vinílicos, separou as principais dicas para você acertar na decoração com plantas. Confira:
Escolha espécies fáceis de cuidar
Assim como no caso dos revestimentos, existem alguns tipos de plantas que funcionam melhor dentro de casa do que outras, independente de uma boa preparação de solo com adubos e regas frequentes.
Piso Amaranto (esquerda) – Linha Ambienta® Coleção Design / Piso Sintra (direita) – Linha Ambienta® Coleção Design
Entre elas, a samambaia, o cróton, as bromélias o chifre de veado e a comigo-ninguém-pode são boas pedidas, pois se adaptam melhor aos ambientes sombreados.
Para quem não tem muito tempo disponível, espécies como a espada-de-são-jorge, jiboia e as rosas de pedra são ideais. Elas exigem pouca manutenção e precisam de apenas duas regas por semana.
Tome cuidado ao regar
Como dissemos há pouco, não existe uma formula universal, pois cada espécie tem necessidades diferentes. Porém, se existe um consenso no cuidado das plantas é o de regar corretamente.
Piso Noz-Pecan – Linha Essence® Coleção Heritage
O processo é fundamental para o bom desenvolvimento da planta. Uma dica para conferir se já é hora de regar é mexer a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Assim você conseguirá observar se está seca ou úmida abaixo da superfície e decidir se já é o momento de uma nova rega.
Isso evitará que você regue em excesso, o que além de inviabilizar que a planta absorva os nutrientes e morra, também vai fazer com que a água escorra e fique empoçada no piso, causando danos também aos revestimentos.
Tenha um ambiente iluminado e fresco
Para que as plantas cresçam bem é fundamental que o espaço tenha um mínimo de iluminação natural – do Sol da manhã, por exemplo – e não fique muito abafado, pois o excesso de calor pode murchar as folhas.
Piso Orquídea – Linha Essence® Coleção Heritage
Combine plantas com tonalidades de madeira
Se uma das intenções é dar ares de refúgio ao lar, você pode potencializar esse efeito combinando o verde com o visual aconchegante da madeira, uma técnica muito utilizada por profissionais de arquitetura e design de interiores.
No piso ou na parede, essa escolha pode conferir ainda mais conforto para ambientes onde esse atributo é essencial, como a sala de estar e os quartos.
Piso Cupuaçu – Linha Essence® Coleção Hit
A Tarkett possui um vasto portfólio de padrões amadeirados para atender a gostos e necessidades variados, com texturas agradáveis ao toque e que reproduzem as nuances do material natural.
Quanta energia boa nesse texto, hein? Conte para gente: quais plantas você tem dentro de casa? E que outros cuidados você toma para deixar tudo bem verdinho? Vamos preencher os comentários com vida e boas dicas.