Piso hospitalar: controle de infecções e controle estático

Piso hospitalar: controle de infecções e controle estático

Saiba por que o piso vinílico é a escolha mais segura para o piso hospitalar

Seja em salas de cirurgia, quartos de pacientes ou áreas de tráfego intenso, o piso hospitalar desempenha um papel essencial em projetos ligados à área da saúde, de modo que a escolha desse revestimento passa a ser estratégica para o sucesso operacional.

Afinal, mesmo com todas as dificuldades, se um hospital nunca para de funcionar, não pode ser o piso um empecilho a mais, do tipo que vive provocando o fechamento de salas ou áreas inteiras porque é difícil de limpar, desgasta rapidamente ou oferecer risco à vida das pessoas.

Neste aspecto, o piso vinílico se destaca ao proporcionar uma série de benefícios, alguns deles já bem conhecidos das aplicações com o revestimento em outros tipos de projetos, como a agilidade na instalação, facilidade na limpeza e o conforto térmico/acústico.

No entanto, neste post do Blog da Tarkett, vamos nos concentrar naquele que pode ser considerado o mais importante atributo de um piso hospitalar: a capacidade de reforçar a segurança das pessoas em um hospital. Vem com a gente:

Linha iQ Optima – Pisos Vinílicos em Mantas Cores 33242249 e 3242246

Prevenção e controle de infecções

Se a transmissão de vírus e bactérias ainda não era motivo de preocupação para a população em geral, a pandemia escancarou para o mundo a importância de se criar e amadurecer protocolos de higiene e limpeza.

Em clínicas e hospitais, a propagação de infecções e a resistência bacteriana são grandes ameaças. Gerenciar ambos, portanto, é um desafio constante e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam este quadro. 

Para se ter uma ideia da dimensão desse risco, ​​​​1 em cada 10 pacientes hospitalares contraem infecções hospitalares todos os anos. Somente na Europa, 37 mil pessoas morrem por ano devido a complicações associadas a esse tipo de infecção – 70% delas atribuídas a bactérias muito resistentes, as chamadas superbactérias. A utilização excessiva de desinfetantes e antibióticos aumenta o risco delas se tornarem ainda mais resistentes.

Neste contexto, cuidar das superfícies é fundamental. Bons procedimentos de higiene das mãos e limpeza dos ambientes devem estar associadas a um piso hospitalar resistente, pensado para evitar o acúmulo de sujeira, facilitando a limpeza dela.

Linha iQ Toro SC – Piso Vinílico em Manta Cor 3093107

Como escolher o piso hospitalar certo?

O primeiro requisito para uma boa higiene hospitalar é que todas as superfícies, itens e equipamentos em um ambiente de saúde possam ser bem limpos. Por isso é tão importante que projetistas e especificadores escolham o piso hospitalar certo.

Do ponto de vista do impacto do material sobre a limpeza e a manutenção, um bom piso hospitalar precisa ter:

  • Superfície lisa e não porosa, com juntas seladas para evitar o acúmulo de sujeira e a proliferação de microrganismos
  • Resistência ao uso repetido de desinfetantes como amônia quaternária, álcool, água sanitária e peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
  • Material tão fácil de reparar que, em caso de danos, é possível consertar no local e selar novamente, sem alterar todo o piso

No mercado, é possível encontrar opções com tecnologias biocidas, o que não acreditamos ser a melhor escolha, já que essas soluções podem tornar os microrganismos mais resistentes e poluem o ar interno dos ambientes.

A Tarkett entende, por outro lado, que facilitar a limpeza de rotina (aquela feita com vassouras, rodos, panos limpos e detergente neutro diluído em água), e complementá-la com o uso planejado e consciente de desinfetantes tem se mostrado uma atitude muito mais eficaz.

Mas afinal, existe um piso capaz de conciliar tudo isso?

Linha iQ Optima – Pisos Vinílicos em Manta Cores 3242847; 3242821 e 3242849

Qual é o piso hospitalar ideal?

Hospitais e instalações de saúde apresentam uma ampla variedade de espaços, desde zonas de tráfego intenso, como entradas e corredores, até áreas menos movimentadas, como os espaços administrativos e quartos dos pacientes.

Como cada um desses espaços tem necessidades diferentes, a Tarkett desenvolveu um portfólio abrangente de revestimentos para pisos e paredes justamente para atender às necessidades de qualquer ambiente de saúde – da porta de entrada à sala de cirurgia.

Embora cada categoria de piso tenha suas vantagens e desvantagens, o piso vinílico é, indiscutivelmente, a melhor solução para pisos na área de saúde, sobretudo no formato manta.

O grande destaque do mix dedicado a projetos hospitalares é a família de pisos iQ da Tarkett, composta por mantas homogêneas (HO) que atendem às necessidades de um hospital de diferentes formas:

  • Fáceis de limpar: superfície monolítica e menos porosa
  • Baixo custo de manutenção: economia de 30% e possibilidade restauração a seco (dry-buffing)
  • Durabilidade: resistente ao alto tráfego, manchas e desinfetantes
  • Economia: exige menos água e, em apenas três anos, o valor investido no produto é recuperado

A linha iQ Toro SC apresenta pisos homogêneos condutivos com iQ PUR, que proporcionam excelente resistência à abrasão e mais facilidade de limpeza.

Sua avançada propriedade condutiva é resultado da adição de partículas de carbono em toda a espessura do produto, e também devido à sua base ser de carbono puro. O resultado desta construção é que a linha pode ser instalada com adesivo acrílico Globalfix e somente a fita de cobre necessita ser fixada com adesivo condutivo Traffix, gerando maior economia na instalação.

As soluções da Tarkett para piso hospitalar não param por aí: existem ainda muitas outras linhas que se encaixam muito bem em ambientes hospitalares. 

Quer saber mais sobre o que a Tarkett pensa e TODAS as soluções que desenvolvemos para projetos da área da saúde? CLIQUE AQUI!

Leave a comment