Se você está em busca de um estilo de decoração que mistura diversos elementos, cores e texturas de forma despojada e descontraída, a decoração boho pode ser a escolha certa para você!
Nesta proposta, não há regras rígidas para a decoração, sendo possível mesclar estilos e culturas diferentes, criando um projeto que reflita sua personalidade e estilo de vida. Mas você sabe quais são as origens da decoração boho e o que ela prega?
Para conhecer melhor essa tendência e aprender como aplica-la no décor, neste artigo do Blog da Tarkett trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a decoração boho e as principais dicas para criar um projeto de interiores nesta proposta. Vem com a gente!
O que é o estilo Boho?
O estilo boho, abreviação de “bohemian”, surgiu na Europa no século XIX como uma forma de expressão artística e cultural que valorizava a liberdade, a natureza e a simplicidade.
A decoração boho é uma mistura de estilos, que combina elementos vintage, hippie, étnicos e boêmios, criando uma atmosfera despojada, acolhedora e cheia de personalidade.
Este estilo também ganhou uma variação mais sofisticada e contemporânea: o boho chic, que segue a mesma linha, mas adiciona mais toques de glamour e elegância à decoração.
Como aplicar a decoração boho
Para aplicar o estilo boho na decoração, é preciso ter em mente que a palavra-chave é a mistura. Você pode misturar cores, estampas, materiais e objetos de diferentes épocas e culturas, sem se preocupar em seguir um padrão ou regra estética. O importante é criar um ambiente harmônico, aconchegante e que reflita a sua personalidade e estilo de vida.
Além disso, a decoração boho valoriza o artesanato e as peças únicas, podendo incorporar objetos de diferentes culturas e tradições. Tapetes, almofadas, cortinas e tecidos com estampas étnicas, geométricas e florais são bastante utilizados na decoração boho, conferindo um ar mais descontraído aos ambientes.
Uma das características da decoração estilo boho também é o uso de materiais naturais, como madeira, bambu, palha, tecidos leves e plantas. Os móveis podem ser de diferentes estilos, como o rústico, o vintage e o moderno, mas, na maioria das vezes, possuem acabamento em madeira ou metalizado.
Paredes
As paredes são um aspecto importante na decoração boho. Paredes nuas ou com uma única cor podem parecer sem graça e sem personalidade. A decoração de parede boho inclui uma ampla gama de opções, desde tapeçarias, macramé, tecidos com estampas, espelhos, e até mesmo pinturas.
Para criar uma parede boho, também é possível colocar prateleiras com plantas e objetos decorativos, como pequenas esculturas, vasos de cerâmica e outros itens interessantes que tenham significado pessoal para você.
Papeis de parede com estampas florais, tijolos aparentes, quadros e prateleiras com objetos de decoração também são ótimas opções. As cores mais usadas na decoração boho são os tons terrosos, como o marrom, o verde e o ocre.
Uma outra ótima ideia é criar um painel em destaque utilizando o revestimento vinílico. Na Tarkett, por exemplo, a Linha Artwall é uma excelente opção para quem busca trazer mais textura para as paredes.
Sala
Na decoração boho para a sala, por exemplo, é possível combinar sofás de diferentes estilos e cores, almofadas com estampas étnicas, tapetes coloridos, cortinas leves e objetos de decoração artesanais.
Na decoração da sala boho chic, é fundamental investir em móveis de madeira maciça e peças artesanais, como almofadas bordadas, tapetes kilim e cortinas com estampas étnicas.
Para complementar a decoração, utilize plantas e flores naturais, que trazem um toque de natureza e harmonia para o ambiente. Mesas de centro e até mesmo sofás com estrutura de pallets também são opções muito exploradas nesta tendência.
Quarto
No quarto, uma boa opção é apostar em uma decoração boho chic que pode ser mais delicada e romântica. Uma cama com dossel, roupas de cama com estampas florais, tapetes felpudos e cortinas leves são ótimas pedidas.
A iluminação pode ser suave e indireta, com luminárias de mesa ou abajures de tecido. Os objetos de decoração podem incluir espelhos, bandejas, caixas e velas e almofadas decorando a cama.
Cozinha
Na cozinha, a decoração boho pode incluir azulejos coloridos, utensílios de cozinha vintage, plantas e objetos de decoração artesanais. As paredes podem ser decoradas com prateleiras com utensílios e potes de vidro com mantimentos, além de quadros e pôsteres com frases inspiradoras.
Os detalhes em cobre ou latão são outra característica típica da decoração boho. Você pode adicionar prateleiras abertas com utensílios de cozinha, plantas e objetos decorativos em cestas de vime ou cerâmica. Peças de cerâmica artesanais e com acabamento rústico, como pratos e tigelas, são ótimas opções.
Qual tipo de piso utilizar na decoração boho?
Como você viu acima, a decoração boho está muito relacionada a peças vintage/rústicas e itens com acabamento estampado. Sendo assim, as melhores opções para o piso neste estilo de decoração são os revestimentos que reproduzem a estética da madeira em sua tonalidade natural, como os vinílicos amadeirados.
Para quem busca ainda mais personalidade, outra aposta interessante é optar pelos modelos de vinílico inspirados nos azulejos portugueses ou ladrilhos hidráulicos, como as nova opções da Linha Imagine e da Linha Ambienta Coleção Design.
O que achou do estilo de decoração boho? Utilizaria na sua casa? Comente aqui o que achou das dicas que trouxemos e aproveite para tirar suas dúvidas nos comentários!