Conforto térmico: Como obter dentro de casa?

Conforto térmico: Como obter dentro de casa?

O lar cada vez mais ganha ares de refúgio justamente por ser o lugar onde nos sentimos mais à vontade. No entanto, para se sentir confortável em casa, não basta ter um ambiente bonito e bem decorado: há fatores externos que podem atrapalhar! Mas como obter conforto térmico dentro de casa?

Os efeitos da amplitude térmica são largamente conhecidos pelos brasileiros: a temperatura varia rapidamente de um dia para outro, quando não no mesmo dia, quando é possível sentir muito frio pela manhã e na sequência um calor daqueles à tarde.

Com um clima tão oscilante como esse, sobretudo em um país com dimensões continentais como o Brasil, acertar na escolha dos revestimentos é fundamental para garantir uma morada que seja agradável o ano todo, independente da estação.

Alguns tipos de piso apresentam comportamento diferente em situações de frio e calor, o que pode tornar a experiência dentro de casa menos satisfatória, corroborando com a sensação que podemos ter dos extremos de temperatura.

Neste post do Blog da Tarkett, vamos explicar como a temperatura externa pode afetar – ou não – alguns tipos de pisos e como o vinílico se torna uma excelente opção neste contexto! Vem com a gente:

Conforto térmico: O que são pisos atérmicos?

A temperatura ambiente pode afetar diretamente a qualidade de vida dentro de casa. No verão, por exemplo, é comum que o calor aqueça demasiadamente alguns modelos de revestimentos, o que pode gerar desconforto nos espaços internos, prejudica as noites de sono e exigem um gasto maior de energia com o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para refrescar. 

Por outro lado, durante o inverno, alguns tipos de revestimentos podem deixar os ambientes ainda mais gelados, tornando o caminhar descalço totalmente desconfortável e até desagradável, principalmente para quem levanta de uma cama bem quentinha em uma noite de inverno.

Os exemplos acima se aplicam, principalmente, em projetos que contam com porcelanato, cerâmicas e pedras naturais, considerados “pisos frios” por conta da condutividade térmica destes materiais: são capazes de transportar o calor com mais facilidade, reduzindo a temperatura ambiente.

Caminhar agradável e excelente acústica

Diante deste cenário adverso, o piso vinílico é a solução mais adequada para equilibrar as variações do clima nos ambientes internos por ser um material atérmico, ou seja, que não é influenciado significativamente por estas mudanças de temperatura com a mesma facilidade que outros pisos.

Adicionalmente, diferente do porcelanato ou do laminado, cujas superfícies são rígidas, o vinílico apresenta textura macia e agradável, tornando o caminhar descalço agradável aos pés, além de evitar que o barulho dos passos se propague pelo espaço tal como ocorre nos pisos rígidos.

Se a temperatura ambiente não é um problema aos vinílicos, é possível agregar ainda mais conforto com as opções amadeiradas, que proporcionam sensações de aconchego e acolhimento característicos da madeira.

A Tarkett dispõe de linhas residenciais em diferentes formatos e tonalidades amadeiradas para paginações criativas em pisos e paredes de quartos, salas de estar e áreas de circulação íntimas. Clique aqui e conheça todas as opções para a sua casa, negócio ou escritório!

Leave a comment